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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 23, Número: 6, Publicado: 2022
  • O impacto da economia digital no crescimento econômico: O caso dos países da OCDE Special Issue

    Gomes, Sofia; Lopes, João M.; Ferreira, Luís

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo longitudinal analisa o impacto da economia digital no crescimento econômico dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foram divididos em grupos de acordo com o seu nível de desenvolvimento (países em transição e em inovação). Originalidade/valor: Estudos empíricos sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no crescimento econômico dos países vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. No entanto, ainda não existem estudos que analisem esse problema para o conjunto de países da OCDE, muito menos esses países estiveram divididos de acordo com seu nível de desenvolvimento econômico, permitindo avaliar as diferenças entre os mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos. O estudo dessa lacuna existente na literatura permite inferir implicações importantes para os decisores políticos implementarem a agenda digital de forma mais eficiente. Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se uma amostra de dados em painel, recolhida pelo Banco Mundial, que abrange os 36 países da OCDE e o período de 2000 a 2019. Realizou-se uma análise estatística das variáveis para todos os países da OCDE e separadamente para países em transição e países em inovação. Em seguida, realizou-se uma análise de correlação entre as variáveis e foram estimados três modelos pelo método do painel de momentos generalizados (GMM) com as diferenças entre países fixas. Resultados: O impacto da economia digital medida pela proxy de tecnologia – internet, telefone móvel e banda larga fixa – no crescimento econômico dos países da OCDE depende do seu nível de desenvolvimento e das medidas das tecnologias que capturam a economia digital. As TIC influenciam positivamente o desenvolvimento das economias dos países da OCDE e podem ser usadas como instrumentos pelos formuladores políticos. Esses agentes devem implementar políticas que fortaleçam as infraestruturas físicas e tecnológicas das TICs, o empoderamento digital do capital humano e a maior equidade social no acesso às TICs.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This longitudinal study analyzes the impact of the digital economy on economic growth in Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD)’s countries, divided into groups by their level of development (transition and innovation countries). Originality/value: Empirical studies on information and communications technology (ICT)’s impact on countries’ economic growth have increased over the last few years. However, there are still no studies that analyze this problem for the group of OECD countries, let alone divide these countries according to their level of economic development to assess the differences between more developed countries and less developed. The study of this gap in the literature allows us to infer important implications for policymakers to implement the digital agenda more efficiently. Design/methodology/approach: We used a panel data sample from the World Bank covering 36 OECD countries from 2000 to 2019. A statistical analysis of the variables was carried out separately for all OECD countries and the transition and innovation countries groups. We then performed a correlation analysis between the variables, and three models were estimated using the generalized moments panel method (GMM) using a fixed cross-section. Findings: The impact of the digital economy as measured by the technology proxy – internet, mobile phone, and fixed-broadband – on the economic growth of OECD countries depends on their level of development and the measures of the technologies that capture the digital economy. ICTs positively influence the development of the economies of OECD countries and can be used as instruments by policymakers. These agents must implement policies that strengthen the physical and technological infrastructures of the ICTs, the digital empowerment of human capital, and more significant social equity in accessing the ICTs.
  • Desafios na medição do impacto da inovação social: Barreiras e intervenções para superar Special Issue

    Cunha, Jorge; Alves, Wellington; Araújo, Madalena

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo revisa pesquisas existentes relacionadas à avaliação do impacto da inovação social e identifica várias barreiras para essa avaliação. Em seguida, são propostas intervenções para superar essas barreiras. Originalidade/valor: A inovação social tem desempenhado um papel importante na promoção de mudanças positivas para a sociedade. No entanto, medir seu impacto é um desafio muito significativo devido às muitas barreiras enfrentadas na seleção de métricas que se encaixam em sua definição e objetivo. Reconhecendo esses desafios, a principal contribuição deste artigo foi identificar as barreiras mais comuns e sugerir como elas podem ser superadas. Design/metodologia/abordagem: Duas abordagens foram consideradas nesta pesquisa. Por um lado, aplicou-se uma abordagem bottow-up para revisar a literatura relevante relacionada a métricas de impacto para inovação social e boas práticas para avaliação de impacto de inovação social. Por outro, utilizou-se uma abordagem top-down, por meio da coleta e análise de projetos de pesquisa relacionados à identificação de métricas de impacto da inovação social, amplamente difundidos e bem consolidados na literatura atual. Resultados: Esta pesquisa oferece insights valiosos para pesquisadores acadêmicos, decisores de políticas e profissionais que trabalham no campo da inovação social, identificando e classificando as principais barreiras enfrentadas para medir o impacto da inovação social, ou seja, a falta de conscientização das partes interessadas no campo da inovação social, dificuldades para selecionar as métricas para avaliar a inovação social, dificuldades para selecionar critérios para identificar indicadores mais adequados à inovação social, falta de engajamento dos beneficiários, falta de apoio financeiro e público e falta de consenso na definição de inovação social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper reviews extant research related to the impact assessment of social innovation and identifies several barriers to this assessment. Following this is a proposal of interventions to overcome these barriers. Originality/value: Social innovation has played an essential role in enhancing positive changes for society. Nonetheless, measuring its impact is a very significant challenge due to the many barriers faced in selecting metrics that fit its definition and goal. Recognizing these challenges, the main contribution of this paper was to identify the most common barriers and to suggest how these barriers can be overcome. Design/methodology/approach: Two approaches were considered in this research. On the one hand, a bottom-up approach was applied to review relevant literature related to impact metrics for social innovation and good practices toward social innovation impact assessment. On the other hand, we used a top-down approach through collecting and analyzing research projects related to identifying metrics of social innovation impact, broadly disseminated and well-consolidated in the current literature. Findings: This research offers valuable insights to academic researchers, policy decision-makers, and practitioners working in the field of social innovation by identifying and classifying the main barriers faced to measuring the impact of social innovation, namely lack of stakeholder awareness in the field of social innovation, difficulties in selecting the metrics to assess social innovation, problems in selecting criteria to identify best-fitted indicators to social innovation, lack of beneficiaries engagement, lack of financial and public support, and lack of consensus in the social innovation definition.
  • Capacidades para inovação em serviços: Análise bibliométrica e direções para pesquisas futuras Special Issue

    Crispim, Rafael T.; Netto, Carlai O.; Camboim, Guilherme F.; Camboim, Felipe F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar como a literatura de estudos de inovação aborda o tema das capacidades para inovação em serviços e propor direções para futuras pesquisas nesse campo. Originalidade/valor: Existe uma lacuna na literatura sobre inovação em serviços em relação ao que é a combinação de capacidades, que garante o sucesso das empresas de serviços, considerando as características que os inovadores de serviços possuem. Design/metodologia/abordagem: Este estudo compreende uma análise bibliométrica de documentos recuperados das bases de dados Scopus e Web of Science. A amostra total examinada é composta por 1.523 estudos publicados entre 1974 e 2020. Os dados foram analisados com o Bibliometrix R-package, que também forneceu diversas formas de visua­lização. Uma análise de cocitação adicional foi realizada usando o software VosViewer. Resultados: Os resultados indicam que há uma crescente discussão sobre inovação e capacidades em serviços no período em análise, mas ainda é um corpo teórico fragmentado. Existe uma grande variedade de abordagens teóricas que têm sido usadas para descrever capacidades para inovação de serviços. Dessa forma, este estudo contribui para a literatura ao mapear o estado da arte atual no campo da inovação em serviços e ao identificar seus principais temas de pesquisa, o que nos permitiu propor uma agenda de pesquisa para posterior desenvolvimento. Por fim, identificamos que poucos estudos envolvem dados coletados em diferentes regiões geográficas, além de países desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to identify how the innovation studies literature addresses the topic of capabilities for service innovation and to propose directions for future research in this field. Originality/value: There is a gap in the literature on service innovation of the combination of capabilities that guarantees the success of service companies considering the characteristics of service innovators. Design/methodology/approach: This study comprises a bibliometric analysis of documents retrieved from Scopus and Web of Science databases. The total sample examined consists of 1523 studies published between 1974 and 2020. The data were analyzed with the Bibliometrix R-package, providing many visualization forms. Additional co-citation analysis was carried out using VosViewer software. Findings: Results indicate a growing discussion about service innovation and capabilities in the period under analysis, but it is still a fragmented theoretical body. There is a great variety of theoretical approaches that have been used to describe capabilities for service innovation. This way, this study contributes to the literature by mapping the current state of the art in the field of service innovation and by identifying its main research themes, which enabled us to propose a research agenda for further development. Finally, we recognize that few studies involve data collected from different geographic regions other than developed countries.
  • Innovation in services: An introduction Special Issue

    Meirelles, Dimária Silva e; Gallouj, Faïz; Vargas, Eduardo R.; Oliva, Fabio L.; Zawislak, Paulo A.
  • Satisfação do cliente na prestação de serviços com inteligência artificial: Um estudo meta-analítico Special Issue

    Aguiar-Costa, Laura M.; Cunha, Carlos A. X. C.; Silva, Wallysson K. M.; Abreu, Nelsio R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar os principais construtos antecedentes e consequentes que compõem a satisfação do consumidor na prestação de serviços que utilizam inteligência artificial (IA) e suas magnitudes. Originalidade/valor: Este estudo busca preencher uma lacuna advinda da escassez de pesquisas meta-analíticas sobre a prestação de serviços com IA e sua relação com a satisfação do consumidor. Design/metodologia/abordagem: O presente trabalho adotou o método meta-analítico e o seu desenvolvimento seguiu três fases: 1. pesquisa; 2. coleta; e 3. codificação e análise de dados. Foram analisados 19 artigos publicados em periódicos de relevância internacional no período de janeiro de 2000 e dezembro de 2020, presentes nas plataformas Web of Science e Science Direct, que totalizaram 128 observações e 28 relações. Resultados: Foram identificados cinco construtos antecedentes e um construto consequente. A partir disso, construiu-se um modelo integrado para ilustrar as relações da satisfação do consumidor em serviços inteligentes. Os resultados alcançados demonstram que a satisfação do consumidor na prestação de serviços está significantemente correlacionada a adoção de inteligência artificial. Em suma, a avaliação quantita­tiva integrada que foi realizada neste estudo, visa contribuir com futuras evidências empíricas de tal maneira que ocorra um aumento do alcance dos estudos em inteligência artificial e satisfação do consumidor, a partir da análise dos seguintes construtos: valor percebido, recursos percebidos, percepção da qualidade, orientação mercadológica, identificação com o serviço e comportamento de uso de AI em serviços.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study intends to identify the main background and consequent constructs that form consumer satisfaction in providing services using artificial intelligence (AI) and their magnitudes. Originality/value: This work seeks to fill a gap arising from the scarcity of meta-analytic research on service delivery with AI and also its relationship to consumer satisfaction. Design/methodology/approach: The study adopted the meta-analytic method, and its development followed three phases: 1. research; 2. collection; and 3. coding and data analysis. We analyzed 19 articles published in journals of international relevance from January 2000 to December 2020, present on the Web of Science and Science Direct platforms, totaling 128 observations and 28 topic-related. Findings: Five background constructs and one consequent construct were identified, from which an integrated model was built to illustrate the relationships between consumer satisfaction in intelligent services. The results show that consumer satisfaction in the provision of services is significantly correlated to the adoption of artificial intelligence. Then, the integrated quantitative evaluation that was performed in this study aims to contribute to future empirical evidence in such a way that an increase in the scope of studies on artificial intelligence and consumer satisfaction occurs, based on the analysis of the following constructs: perceived value, perceived features, perception of quality, marketing orientation, identification with the service and behavior of using AI in services.
  • Transformação digital com agilidade: A emergente capacidade dinâmica de serviços complementares Edição Especial

    Andrade, Cristiana R. D’Oliveira; Gonçalo, Cláudio R.; Santos, André M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender como organizações agilizam a transformação digital (TD) e impulsionam inovações em serviços digitais no modus operandi do desenvolvimento de capacidades dinâmicas (CD). A TD propicia a mobilização de recursos ágeis relativos à flexibilidade operacional e às capacidades tecnológica e informacional. Originalidade/valor: O estudo contribui ao apresentar uma nova perspectiva teórico-aplicada sobre a agilidade como uma competência neces­sária ao desenvolvimento de CD, sendo investigada em país emergente, no caso, o Brasil. O desenvolvimento de CD adequadas à TD torna-se crítico para a captura de oportunidades no dinâmico ambiente digital. Design/metodologia/abordagem: Foram investigadas 40 empresas no território brasileiro no sentido de explorar a relação entre CD e a TD, com enfoque na agilidade e com base na lógica de replicação literal e teórica de estudos de casos. O framework teórico foi a base de validação do raciocínio aplicado em empresas de três campos empíricos (energia, automotivo e serviços digitais), com triangulação de fontes secundárias, relatórios gerenciais e documentos internos. Resultados: Resultados evidenciam que, entre os casos analisados, a agilidade não pressupõe CD fortes em sensing, pois depende da maturidade em servitização. Destacou-se a mediação do uso aplicado de recursos intangíveis e ativos digitizados, que atribuem velocidade ao seizing e à transformação do negócio. No contexto de ambientes intensivos em ativos digitais, propõe-se que a estratégia de TD seja realizada com inte­ligência analítica e agilidade na integração de processos tecnológicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to understand how organizations accelerate a digital transformation (DT) and leverage innovations in digital services in the modus operandi of dynamic capabilities (DC) development. DT provides an agile resource mobilization in relation to the operational flexibility and to the technological and informational capabilities. Originality/value: This study contributes with a new theoretical-applied perspective on agility as a necessary competence for DC development, being investigated in an emerging country, in this case, Brazil. The development of DC that are suitable for DT becomes critical for capturing opportunities in the dynamic digital environment. Design/methodology/approach: Forty companies in the Brazilian territory were investigated in order to explore the relation between DC and DT, focusing on agility and based on the logic of literal and theoretical replication of case studies. The theoretical framework was applied to investigate companies from three empirical fields (energy, automotive, and digital services), within the triangulation of secondary sources, management reports and internal documents. Findings: The cases analyzed provide evidence that agility does not presuppose strong DC in sensing, as it depends on services’ maturity. We highlight the mediation of the applied use of intangible resources and digitized assets that speed up the seizing and transformation of the business. In the context of digital assets in intensive environments, we propose that DT strategy may be used with analytical intelligence and agility by integrating technological processes.
  • Inovação em serviços e gestão do conhecimento: Uma revisão bibliométrica e caminhos futuros Edição Especial

    Bandeira, Gabriel L.; Chanquini, Andrea; Tortato, Ubiratã; Quandt, Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A transição de uma economia baseada em produtos para uma economia baseada em serviços é bem reconhecida. Nesse contexto, a inovação em serviços (IS) ganhou força por parte dos estudiosos. Além disso, um grande desafio associado à mudança da centralização no produto para uma orientação a serviços é a estruturação do processo de gestão do conhecimento (GC) para que as empresas se mantenham competitivas. Este estudo buscou identificar raízes teóricas, trajetórias de pesquisa e temas para propor caminhos futuros neste campo. Originalidade/valor: Empiricamente, o estudo apresenta elementos sobre IS e GC ao conceituar, validar e discutir a integração do campo. O estudo também lança luzes sobre as raízes teóricas e identifica os principais temas de pesquisa na literatura. Design/metodologia/abordagem: Esta pesquisa revisou 144 publicações na intersecção entre IS e GC, bem como realizou duas análises bibliométricas – análise de cocitação e análise de coocorrência – e uma revisão qualitativa para criticar os resultados quantitativos obtidos. Resultados: Esta pesquisa contribui para a compreensão do domínio de três maneiras principais. Em primeiro lugar, as raízes teóricas mostraram que o campo é caracterizado por dois grupos de referências citadas: publicações no período nascente (antes de 2010) e no período emergente (após 2011). Em segundo lugar, a metanálise mostrou cinco estudos pioneiros e revelou dois importantes pontos de virada na literatura, sugerindo as próximas etapas de pesquisa. Em terceiro lugar, foram identificados quatro temas de pesquisa distintos: 1. gestão da inovação (innovation management); 2. inteligência de negócios (business intelligence); 3. compartilhamento de conhecimento (knowledge sharing); e 4. governança (governance). Finalmente, os resultados destacaram temas de pesquisa para futuros estudos revolucionários de métodos qualitativos, quantitativos e mistos, tanto de forma teórica quanto empírica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The transition from a product-based to a service-based economy is well recognized. In this context, service innovation (SI) has gained momentum among scholars. Despite that, a significant challenge associated with the shift from product-centeredness to a service orientation is structuring the knowledge management (KM) process for companies to remain competitive. This study sought to identify theoretical roots, research trajectories, and themes to propose future avenues in this field. Originality/value: Empirically, this study presents elements for SI and KM by conceptualizing, validating, and discussing the field’s integration. The study also sheds light on theoretical roots and identifies the main research themes in literature. Design/methodology/approach: A review of 144 publications was performed at the intersection between SI and KM. The study conducted two bibliometric analyses – co-citation analysis and co-occurrence analysis – and a qualitative one to criticize the obtained quantitative results. Findings: This research contributes to the domain’s understanding in three major ways. First, theoretical roots showed that the field is characterized by two groups of references: publications in the nascent period (before 2010) and emergent period (after 2011). Second, the metaanalysis showed five pioneering studies and revealed two crucial turning points in the literature, suggesting the following research stages. Third, four distinct research themes were identified: 1. innovation management; 2. business intelligence; 3. knowledge sharing; and 4. governance. Finally, the results highlighted research topics for future groundbreaking qualitative, quantitative, and mixed-methods studies, both theoretically and empirically.
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