Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão de cuidadores de pessoas idosas acamadas acerca da assistência recebida pela atenção primária à sua saúde

Resumo

Objetivo

Identificar a compreensão de cuidadores de pessoas idosas acamadas acerca da assistência recebida pela atenção primária em relação à sua própria saúde.

Método

Estudo qualitativo baseado na fenomenologia de Alfred Schütz. A abordagem dos cuidadores de pessoas idosas acamadas ocorreu pelo agente comunitário em sua área de abrangência em uma unidade básica de saúde localizada no norte do Espírito Santo, Brasil. A escolha do local se deu por conveniência. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro a dezembro de 2022 nos domicílios. Aplicou-se um questionário contendo questões sobre o perfil sociodemográfico dos participantes, somados a seis perguntas fenomenológicas para entender o típico vivido de cada cuidador de pessoas idosas e sua intencionalidade. Os dados foram analisados à luz da fenomenologia.

Resultados

Participaram 16 cuidadores de pessoas idosas acamadas, sendo 15 do sexo feminino, 15 tinham laço familiar; 15 não receberam treinamento que o qualificasse na função. 37,5% dos cuidadores apresentaram idade acima de 61 anos. Em relação ao típico vivido, emergiram das falas as seguintes categorias: 1- Impactos físicos, emocionais e sociais na saúde do cuidador; 2- Necessidade de qualificação; 3- Suporte da equipe de saúde e a subcategoria: 3.1- Ausência do profissional médico e/ou enfermeiro.

Conclusão

Compreendeu-se que os cuidadores são invisíveis e não recebem assistência da equipe de saúde para a sua saúde, e quando ocorre a visita domiciliar, os profissionais visam o atendimento a pessoa idosa fragmentando a assistência que deveria ser ampliada para as necessidades da comunidade familiar, incluindo o cuidador.

Palavras-Chave:
Cuidadores; Saúde do Trabalhador; Atenção Primária à Saúde; Atenção à Saúde

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com