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Modelo probabilístico para análises de ruído do tráfego urbano usando sinais sonoros reais

Resumo

O tráfego veicular é apontado como uma importante fonte de poluição sonora urbana nos dias de hoje. Neste artigo, foi avaliada a precisão de um novo modelo probabilístico para análises de ruído do tráfego urbano. O modelo proposto adota sinais sonoros reais e o método Monte Carlo nas simulações. As distribuições de probabilidade das variáveis de tráfego foram obtidas in-situ em duas ruas urbanas. Os sinais acústicos e as energias correspondentes das passagens individuais de veículos foram obtidos usando gravações de sinais sonoros em pistas de teste sob condições de campo livre. O modelo simula o ruído do tráfego veicular em ruas urbanas com fluxo livre ou fluxo controlado por semáforos, e considera a influência das paradas de ônibus. O modelo proposto calcula diferentes descritores acústicos, tais como, Níveis sonoros estatísticos(L A10 e L A90 ), Nível sonoro contínuo equivalente (L Aeq ), Índice de ruído de tráfego (TNI) e Nível de poluição sonora (L NP ). Além disso, o modelo permite a escuta de ruídos simulados. Os resultados experimentais indicam que o modelo proposto é confiável e preciso para a previsão de ruído do tráfego veicular.

Palavras-chave:
Poluição sonora urbana; Ruído do tráfego veicular; Simulação probabilística; Sinaissonoros reais

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