Acessibilidade / Reportar erro

A ocorrência e densidade de algumas espécies de moluscos em diferentes áreas do governo de Basrah, sul do Iraque, e o primeiro registro do mexilhão dourado Limnoperna fortunei (Dunker, 1857)

Resumo

O estudo foi realizado para comparar a distribuição e composição da comunidade de moluscos em quatro ecossistemas (quatro locais) no sul do Iraque, a saber: Local 1- no rio Eufrates, na cidade de Al-Madinah, Local 2- em Shatt Al-Arab na área de Al-Sharsh, Local 3- no rio Garmat Ali na área de Al-Mashib, e Local 4- na área de Al-Seba. As amostras foram coletadas nos locais de estudo durante um período de janeiro a agosto de 2019. Onze espécies da classe Gastropoda e quatro espécies da classe Bivalves predominaram espécies na maioria dos meses de estudo, que são as espécies Melenodies nodosa, Bellamya bengalensis e Melanopsis turbculata, de Gastropoda, e duas das espécies, Corbicula fluminalis e Limnoperna fortunei (Dunker, 1857), de Bivalvia, e L. fortunei, foram registradas pela primeira vez em água doce do Iraque. Os valores totais de biodiversidade de moluscos no rio Eufrates na área de Al-Madinah (Local 1), área de Al-Sharsh (Local 2), área de Al-Mashib (Local 3) e área de Al-Seba (Local 4) foram 3,1, 2,9, 2,4, 1,8, respectivamente, e notou-se que as maiores densidades sazonais da espécie no presente estudo foram registradas na estação de inverno, chegando a 1013, 905, 762 e 639 indivíduos/m2 em quatro locais, respectivamente.

Palavras-chave:
biodiversidade; invertebrados; densidade; Limnoperna fortunei

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br