Acessibilidade / Reportar erro

Explorando teorias, modelos e estruturas profissionais para construções orientadas para a justiça: uma revisão de escopo

Resumo

Introdução

O papel da marginalização sistémica no impacto negativo na saúde e no bem-estar dos indivíduos e das populações está bem estabelecido. Embora a profissão tenha começado a abordar o impacto do colonialismo em contextos clínicos e educacionais, estes tópicos estão menos representados nas teorias, modelos e enquadramentos subjacentes que orientam a investigação, a prática e a educação.

Objetivo

Identificar e analisar artigos de periódicos revisados ​​por pares sobre teorias, modelos e estruturas profissionais que descrevem construtos orientados para a justiça.

Método

Pesquisamos artigos de periódicos publicados entre 1971 e 2021 indexados em PubMed/Medline, EMBASE, Scopus, PsycInfo, CINAHL e Web of Science. Usamos o Levac et al. metodologia e seguiumos a extensão Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses para extensão Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e a JBI Scoping Review Network. Os artigos incluídos apresentavam teorias, modelos e estruturas que descreviam construções orientadas para a justiça.

Resultados

Quarenta e cinco artigos publicados de 1987 a 2021 preencheram os critérios de inclusão. Estes incluíram 19 modelos, 19 estruturas, cinco teorias e dois paradigmas. A maioria dos artigos teve origem no Canadá, nos Estados Unidos e na Austrália nos últimos 20 anos. Os construtos mais comumente descritos foram inclusão, cultura e justiça ocupacional.

Conclusão

Esta revisão de escopo fornece uma visão geral das publicações que descrevem teorias, modelos e estruturas na literatura de terapia ocupacional que incluem construtos orientados para a justiça. Embora os construtos orientados para a justiça tenham sido o tema central em 35 artigos, o contexto não estava explicitamente ligado à atividade profissional. Apenas sete artigos discutiram a pesquisa, o que revela uma grande preocupação considerando o seu papel fundacional na profissão.

Palavras-chave:
Justiça Social; Ética Profissional; Colonialismo

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br