Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS DA GESTÃO E CUIDADO EM CENTROS DE PARTO NORMAL: ESTUDO QUALITATIVO COM ENFERMEIROS OBSTETRAS* * Artigo extraído da dissertação do mestrado “Desafios da gestão e cuidado desenvolvido pelo enfermeiro obstetra em centro de parto normal”, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil, 2020.

RESUMO

Objetivo:

compreender os desafios para a gestão do trabalho e do cuidado em centros de parto normal por enfermeiras obstétricas.

Método:

estudo qualitativo realizado em centros de parto normal no Ceará, Brasil. Participaram 13 enfermeiros e coordenadores da assistência obstétrica, por entrevista, no período de abril a julho de 2020. As categorias temáticas foram organizadas no Software Nvivo 12 Pro® e discutidas com referencial teórico-filosófico da Sociologia das Profissões.

Resultados:

práticas de cuidado, como massagens de conforto, são realizadas associadas aos elementos da gestão do trabalho, como o dimensionamento da equipe de Enfermagem. Evidenciou-se que há habilidades importantes para atuar como autonomia e liderança da equipe de Enfermagem, mas elementos como a frágil confiança e a interação limitam o pleno desenvolvimento das atividades.

Considerações

finais: existem desafios para a gestão e o cuidado nos centros de parto normal, como a consolidação de autonomia e construção de confiança com a equipe de saúde.

DESCRITORES:
Gestão em Saúde; Centros de Assistência à Gravidez e ao Parto; Enfermeiras Obstétricas; Cuidado; Parto Normal

HIGHLIGHTS

Autonomia e confiança são competências exigíveis para a consolidação de liderança.

Práticas humanizadoras promovem a satisfação e o poder de decisão às mulheres.

É necessária a cooperação para o alcance de resultados favoráveis.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br