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Em torno de metodologias de capacitação pós-coloniais: algumas notas acerca das experiências de pesquisadores de saúde de Moçambique e Angola

Resumo

Este artigo analisa dispositivos de capacitação na prática, explorando as expetativas, os imaginários e as experiências de pesquisadores de saúde de Moçambique e Angola. Os dados empíricos resultam do projeto “University Development and Innovation – Africa (UDI-A)”, financiado pelo programa Erasmus+, um consórcio estabelecido entre instituições europeias e africanas para promover a mobilidade e a capacitação de académicos africanos, o estabelecimento de parcerias de investigação Norte/Sul e o fortalecimento das instituições africanas. Através de metodologias qualitativas – entrevistas semiestruturadas e grupos de discussão com participantes africanos, e observação participante – este artigo analisa as experiências de académicos africanos trabalhando no setor da saúde, as suas perceções da capacitação e as suas ambições durante a estadia em Portugal em 2018. Através da análise das suas preocupações e sucessos, este artigo reflete acerca da performatividade das metodologias de capacitação, explorando um vasto leque de tópicos que emergem no contexto das parcerias Norte/Sul, questionando a possibilidade de uma descolonização das metodologias de capacitação.

Capacitação; Parcerias de investigação; Metodologias; Pós-colonialismo

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