Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores do Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) da Universidade do Sul de Santa Catarina

Indicators of the pharmaceutical care service at the University of Southern Santa Catarina

A Atenção Farmacêutica tem se constituído numa nova prática clínica para o farmacêutico. O estudo tem por objetivo apresentar os indicadores do Serviço de Atenção Farmacêutica da Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi realizada a análise documental dos prontuários farmacêuticos de 58 pacientes entre setembro de 2007 a março de 2008. A maioria dos pacientes eram mulheres (77,6%) com idade média de 54 anos. Identificou-se no primeiro encontro a média de 4,6 problemas de saúde por paciente e no último 4,3. As classes farmacológicas mais prevalentes foram a cardiovascular (30,2%) e no sistema nervoso (27,5%). Detectou-se média de 2,7 problemas relacionados com medicamentos por paciente, sendo os mais comuns aqueles relacionados à efetividade e à segurança. Dos problemas identificados 82,2% foram classificados como evitáveis e 63,7% como manifestados. Das intervenções farmacêuticas registradas soube-se da aceitação de 79,0% com 78,9% de resultados positivos. Encontrou-se média de 2,6 necessidades relacionadas ao paciente sendo, principalmente, dúvidas quanto à terapia farmacológica (30,4%) sendo em 84,8% dos casos supridas.

Atenção farmacêutica; Necessidade relacionada ao paciente (NRP); Problema relacionado ao medicamento (PRM); Serviço voltado ao paciente


ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br