Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do lockdown da COVID-19 na duração e qualidade do sono e sintomas de burnout no corpo docente do ensino superior no México

Resumo

Este trabalho visa avaliar as diferenças e associações do impacto da COVID-19 sobre hábitos de sono, qualidade do sono e sintomas de burnout entre os docentes de ensino superior no México. Trata-se de um estudo transversal, com amostra total de 214 docentes, realizado entre 18 de maio e 10 de junho de 2020. Foram aplicados questionários contendo questões sociodemográficas e específicas sobre hábitos de sono, qualidade do sono e sintomas de burnout. Os resultados mostram que durante a pandemia os docentes atrasaram a hora de dormir e acordar. Nenhuma alteração foi observada com relação ao tempo de semana na cama, porém nos finais de semana o tempo na cama era mais de uma hora menor. O jetlag social diminuiu significativamente durante a COVID-19. Além disso, durante a pandemia, aqueles que relataram baixa qualidade do sono eram mais propensos a relatar sintomas mais fortes de exaustão emocional, e aqueles que dormiam menos nos fins de semana eram mais propensos a relatar sintomas mais fortes de despersonalização. Esses resultados sugerem que a pandemia de COVID-19 pode ter um efeito sobre a qualidade do sono e causar sintomas de burnout nos integrantes do corpo docente do ensino superior no México.

Palavras-chave:
COVID-19; Dormir; Esgotamento; Ensino superior

ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br