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Serious games para educação sexual de adolescentes e jovens: revisão integrativa de literatura

Resumo

Objetiva-se mapear jogos educativos relacionados à sexualidade de adolescentes/jovens, a partir de publicações ocorridas na última década (2011 a 2020). Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science, SCOPUS, MEDLINE/PubMed e LILACS em setembro de 2020, com a inclusão final de 16 estudos. Identificaram-se jogos desenvolvidos em quatro continentes, com predominância em países de renda alta, sendo os Estados Unidos e o Brasil os que mais publicaram. As ferramentas eram, em sua maioria, videogames e jogos digitais, com a adoção de cenários e enredos simulados. Sobre o desenvolvimento, houve preferência pelo modo de construção participativo; alguns também passaram por processo de validação. Abordavam diversas áreas da sexualidade humana e demonstravam potencial positivo para uso, com ganhos educacionais e mudança de hábitos, mas seus resultados precisam ser ponderados. Apenas três jogos tiveram seus efeitos avaliados por estudos controlados e randomizados.

Palavras-chave:
Sexualidade; Adolescente; Educação em saúde; Jogos e brinquedos

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