Patchen et al., 2020 |
Estudo metodológico em três etapas (conselho consultivo para elaboração do protótipo do jogo, teste da usabilidade e grupos focais) |
Preferência por jogos de simulação, personalizável, moderno, competitivo, divertido e educativo. O jogo SAAFE foi desenvolvido e apresentou usabilidade satisfatória |
Pensak et al., 2020 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção, do tipo série temporal, com um grupo |
O jogo Sexpert High School foi elaborado, demonstrou elevada viabilidade e aceitabilidade. Aumento do conhecimento sobre preservativos |
Haruna et al., 2019 |
Estudo metodológico (construção participativa) e estudo de intervenção (quase experimental, pré e pós teste) |
My Future Begins Today foi elaborado, gerou ganho de conhecimento sobre saúde sexual e impulsionou a mudança de atitude |
Winskell, Sabben, Obong’o, 2019 |
Estudo metodológico (construção participativa) |
Elaboração do jogo Tumaini, que permite a construção interativa de narrativas, oferece minijogos com desafios temáticos e a conexão entre o jogo e a vida pessoal do jogador |
Conceição et al., 2019 |
Estudo metodológico, revisão integrativa prévia |
A revisão demonstrou escassez de materiais sobre a temática. Foi elaborado o jogo “A aventura do adolescente com TEA: descobrindo a sexualidade” |
Monteiro et al., 2018 |
Estudo metodológico de validação por especialistas e pelo público-alvo |
O jogo DECIDIX permitiu o debate, estimulou a autonomia, a partilha de conhecimentos e promoveu experiências importantes |
Sousa et al., 2018 |
Estudo metodológico de validação por especialistas |
“Contando bem que mal tem?” foi validado segundo aparência e conteúdo e demonstrou ser útil para as práticas educativas |
Bertozzi et al., 2018 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção (quase experimental, pós teste, com um grupo) |
My Future Family apresentou elevada jogabilidade e benefícios educacionais |
Gariepy et al.,2018 |
Estudo metodológico e de intervenção (quase experimental, de série temporal, com um grupo) |
O jogo aumentou o conhecimento, a autoeficácia e a percepção de risco, mas não produziu efeito sobre as intenções dos adolescentes |
Souza et al., 2017 |
Estudo metodológico (validação por especialistas e avaliação qualitativa do jogo) |
Papo Reto foi construído, validado e demonstrou ganho de conhecimento sobre sexualidade por meio do compartilhamento de vivências e reflexões |
Fiellin et al., 2016 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção (ensaio controlado aleatorizado com dois grupos, do tipo série temporal) |
PlayForward foi construído e os resultados do estudo de intervenção ainda estão em construção |
Gilliam et al., 2015 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção (avaliação qualitativa do jogo) |
Lucidity foi elaborado e percebido como um jogo interativo e atrativo, mas de difícil entendimento. Ajudou no ganho de conhecimento e promoveu a conscientização sobre saúde sexual e violência |
Norris et al., 2015 |
Estudo de intervenção (ensaio controlado e randomizado) com dois grupos, do tipo série temporal |
DRAMA-RAMA™ mostrou-se capaz de elevar a autoeficácia para resistência à pressão dos pares |
Chu et al., 2015 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção, com um grupo, pré e pós teste |
Making SmartChoices foi classificado como divertido/interessante, e elevou o conhecimento dos participantes, impactando suas atitudes/decisões |
Gilliam et al., 2014 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção (jogo incorporado ao currículo de educação sexual), com um grupo, pós teste |
Apenas 27% dos adolescentes afirmaram ter aprendido com o jogo InFection Four, os tópicos mais aprendidos foram sintomas, tratamento e prevenção |
Arnab et al., 2013 |
Estudo metodológico (construção participativa) e de intervenção (ensaio controlado e randomizado, com dois grupos, pré e pós teste) |
PREPARE facilitou o reconhecimento das situações de coerção, fatores e comportamentos de risco, além de auxiliar na tomada de decisão dos adolescentes |