Resumo
Este estudo avaliou a associação de fatores sociodemográficos, familiares e do tipo de serviço odontológico utilizado ao alfabetismo em saúde bucal em pré-adolescentes. Trata-se de um estudo transversal com 740 escolares. Foram avaliados o alfabetismo em saúde bucal (BREALD-30), fatores sociodemográficos, tipo de serviço odontológico e funcionalidade familiar (FACES III) por meio de questionários validados. A associação entre as variáveis foi avaliada por meio de regressão de Poisson robusta (α=5%). Um maior alfabetismo em saúde bucal foi associado ao sexo feminino (RR=1.09; IC95%: 1.03-1.14), coesão familiar do tipo conectada (RR=1.12; IC95%: 1.05-1.20), adaptabilidade familiar dos tipos rígida (RR=1.14; IC95%: 1.04-1.25) e estruturada (RR=1.11; IC95%: 1.04-1.20), escolaridade materna superior a oito anos de estudo (RR=1.16; IC95%: 1.10-1.22), idade do responsável superior a 38 anos (RR=1.07; IC95%: 1.02-1.13) e uso de serviços odontológicos privados (RR=1.06; IC95%: 1.01-1.12). O nível de alfabetismo em pré-adolescentes foi associado ao sexo, estrutura familiar, idade e escolaridade do responsável e tipo de serviço odontológico utilizado.
Palavras-chave:
Saúde bucal; Alfabetização em saúde; Saúde do adolescente; Adolescentes; Relações familiares