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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 35, Publicado: 2010
  • Apresentação Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Lucena, Bruna Paiva de
  • Tradições que se refazem Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Lemaire, Ria

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a relação entre duas tradições - a tradição do folheto de cordel, advinda da oralidade, feita e refeita no manuscrito e no escrito, e a tradição do discurso científico a respeito do folheto, construída por meio do discurso intelectual - que se entrelaçam em um jogo de autoridade e legitimidade sobre o que é a tradição no contexto de produção, recepção e crítica do cordel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the relationship between two traditions - the tradition of the leaflet of cordel narratives, coming from orality, made and remade in handwriting and in writing, and the tradition of the scientific discourse about the leaflet, built by means of the intellectual discourse - that intertwine in a game of authority and legitimacy over what is tradition in the context of production, reception and criticism on the cordel.
  • A emergência de um sistema dualista: trânsitos e autonomias Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Dias, Maurílio Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é examinar algumas práticas do mercado editorial do cordel no século XX. Para isso, a ordem que regia os diversos personagens envolvidos nesse sistema editorial, bem como suas relações de interesses e dependências, foram questões pesquisadas. Constatou-se um alto grau de concentração das atividades editoriais em torno da figura do poeta-editor, que, ocupando posição central no universo dessas relações produtivas, detém um considerável poder de interferir nas diversas etapas da editoração e publicação do cordel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to examine some practices in the editorial market of cordel in the twentieth century. So, we try to show the order that regulated the various agents at work in this system, as well as their relationship of dependency and interest. We verified the high degree of concentration of editorial activities around the character of the poet-editor who, occupying a central position in the universe of such productive relations, achieves a considerable amount of power of interference in the many steps of editing and publishing the cordel.
  • A edição popular no Brasil: o caso da literatura de cordel Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Quintela, Vilma Mota

    Resumo em Português:

    Resumo Com o intuito de estudar o cordel brasileiro sob o ponto de vista do seu sistema editorial, neste artigo buscou-se ressaltar a importância desse fenômeno editorial popular que se instituiu, no Brasil, como um marco da modernização que trans formou as relações de produção cultural no Nordeste a partir dos últimos decênios do século XIX. Observada desse ângulo, a literatura de cordel é traduzida como um efeito da modernidade que se impunha em pontos estratégicos do Brasil. A popularização da imprensa no Nordeste, especialmente em Recife, onde primeiro se desenvolveu o mercado do cordel no país, tornou possível o surgimento de editores populares que, apropriando-se dos recursos tipográficos então dispo nibilizados, puderam, pouco a pouco, inserir-se ativamente no mercado cultural nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We focus on Brazilian cordel through the point of view of its editing system, highlighting the importance of such popular editing phenomenon that established itself, in Brazil, as a landmark for modernization that changed the relations of cultural production in Northeast Brazil from the last decades of the nineteenth century on. Seen from this perspective, the cordel literature is translated as an effect of modernization that imposed itself in strategic points of the country. The popularization of press, especially in Recife, where first the market for cordel developed, made possible the arising of popular editors who, taking hold of typographic resources then available, were able to, little by little, insert themselves actively in the national cultural market.
  • Cante lá que eu canto cá: poéticas populares dentro e fora da moldura Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Lucena, Bruna Paiva de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo realiza uma investigação sobre a Coleção Biblioteca de Cordel da editora Hedra, passando pela discussão sobre a publicação do cordel no suporte de folheto e pela importância das tipografias nordestinas nesse processo. Analisa-se também a utilização do suporte livro como meio de publicação dessa poesia, bem como os prefácios escritos por intelectuais como forma de legitimar essa produção, tendo em vista o estudo das relações entre poéticas populares e perspectiva intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article makes an investigation on the Biblioteca de Cordel Collection, from the publishing house Hedra, going through the discussion on the publishing of cordel as a leaflet, and the importance of typographical establishments in Northeast Brazil in this process. We analyze also the publishing of this kind of poetry as books, as well as the prefaces written by renowned intellectuals as a means of legitimizing this literary production, considering the study of the relations between popular poetics and the intellectual perspective.
  • Literatura de cordel e migração nordestina: tradição e deslocamento Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Santos, Luciany Aparecida Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Vista como a origem, ou seja, o arcaico, a literatura de cordel foi quase sempre analisada a partir do viés do resgate, da retomada das raízes primitivas da literatura brasileira. A proposta deste trabalho é investigar como, em meio aos deslocamentos culturais, se produz ou se discute a literatura de cordel, e também analisar como essas migrações influenciaram a escrita poética dos autores envolvidos nesses deslocamentos e suas consequências nas discussões teóricas sobre a literatura de cordel. Por deslocamento cultural compreende-se o movimento migratório de nordestinos em direção ao Sudeste do país e as relações culturais que acompanham esse processo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Seen as the origin, that is, the archaic, the cordel literature was almost always analyzed departing from the point of view of recovering, regaining the primitive roots of Brazilian literature. The aim of this work is to investigate how, through cultural dislocations, cordel literature is produced and discussed. By cultural dislocation we understand the migratory movement of people from the Northeast to Southeast Brazil, and the cultural relationships that follow such process. We analyze how these migratory movements influenced the poetic writing of the authors involved in such movements, and their consequences on the theoretical discussions on cordel literature.
  • Artes de cordel: linguagem, poética e estética no contemporâneo Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Melo, Rosilene Alves de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo problematiza algumas questões relativas à poética do cordel no Brasil, procurando perceber como a inserção do cordel na contemporaneidade impõe aos pesquisadores a revisão de uma série de conceitos. Sublinhando o caráter híbrido dessa poética, discute-se o caráter artístico e criativo do cordel enquanto apropriação de diferentes linguagens e estéticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article puts into question some issues related to cordel poetics in Brazil, trying to determine how the social insertion of cordel in contemporary times forces on researchers a remodeling of a series of concepts. Highlighting the hybrid character of this poetics, we discuss the artistic and creative nature of cordel while an appropriation of different languages and esthetics.
  • Recriar o espaço de voz do poeta: a memória entre dois mundos Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Diniz, Joseilda de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo Poeta, cantador repentista, declamador, folheteiro, gravador que, após uma trágica enfermidade nas cordas vocais, torna-se pesquisador e escritor, José Alves Sobrinho foi um dos maiores poetas-cantadores nômades do Nordeste brasileiro. Seu nome está ligado ao período considerado a idade de ouro da cantoria e traz um testemunho privilegiado desse momento efervescente, marcado pela transição para as novas tecnologias da informação. Embrenhado nessa movência, na qual a palavra cantada perdia progressivamente espaço para a palavra impressa, José Alves soube, perspicazmente, recriar um espaço de diálogo entre a letra e a poesia. Acompanhando seu percurso artístico e intelectual, este estudo busca debruçarse sobre a capacidade criativa desse poeta e de seus pares, visando compreender a recriação das possibilidades necessárias à manutenção, difusão, adaptação e sobrevivência dessa arte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Poet, singer, reciter, engraver, who, after a tragic illness in the vocal cords became a researcher and a writer, José Alves Sobrinho was one of the main nomad poetsingers on Northeast Brazil. His name is linked to a period deemed the golden age of Brazilian cantoria and brings a privileged testimony of this effervescent moment, marked by the transition to new technologies of information. Deeply embedded in these changing times, where the sung word loses progressively space to the printed one, José Alves knew, cleverly, recreate a space of dialogue between the letter and the poem. Following his intellectual and artistic trajectory, we can realize the creative ability of this poet and his pears, in the sense of recreating the needed possibilities to the maintenance, spreading, adaptation and survival of his art.
  • O poder de denúncia do cordel no cinema: O romance do vaqueiro voador, de João Bosco Bezerra Bonfim e Manfredo Caldas Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Debs, Sylvie

    Resumo em Português:

    Resumo O filme O romance do vaqueiro voador, de Manfredo Caldas, é construído a partir do cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim - que, por sua vez, foi inspirado no documentário Brasília segundo Feldman, de Vladimir Carvalho - com a finalidade de contar, denunciar e lembrar a tragédia que foi a construção de Brasília. O artigo pretende discutir algumas questões: Por que escolher como personagem um poeta vaqueiro para perambular pelos lugares da tragédia? Por que utilizar um cordel para fazer surgir um outro filme?

    Resumo em Inglês:

    Abstract The movie O romance do vaqueiro voador, by Manfredo Caldas, is built departing from the homonymous cordel by João Bosco Bezerra Bonfim - which, on its turn, was inspired by the documentary Brasília segundo Feldman, by Vladimir Carvalho - aiming to tell, denounce and remember the tragedy the building of the city was. This article aims to discuss some questions: why choose as a character a pot cowboy to wander in the places of the tragedy? Why use a cordel to give origin to another movie?
  • A morte em forma de poesia: comoção, indignação e reivindicação em cordéis midiatizados Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Mendes, Simone

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo reflete parte das análises que vêm sendo desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado, cujo enfoque se constitui a partir da existência de uma dimensão argumentativa em cordéis que fazem interface com a mídia de informação. Em uma argumentação retórica, o raciocínio lógico e a demonstração não são suficientes para garantir a eficácia da interação, pois, ao basear-se na adesão do interlocutor a uma tese, através da crença, instauram-se outros pré-requisitos que devem ser observados, como o ethos do locutor ou a sua honestidade, sinceridade, senso de justiça, seriedade e confiabilidade; o pathos ou a capacidade do locutor de emocionar seu público através da comoção, da solidariedade, da indignação e da benevolência; e o lógos ou o próprio discurso e sua racionalidade, utilizado pelo locutor para reforçar seu ponto de vista e suas representações sociodiscursivas em torno do tema tratado. Ao analisarmos cordéis cuja temática gira em torno do homicídio, pudemos encontrar esse raciocínio teórico-metodológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article makes a reflection departing from the analyzes that are being developed in my doctoral research, whose focus builds itself departing from the existence of an argumentative dimension in cordel literature, that make an interface with the information media. In a rhetorical argumentation, logical thought and demonstration aren’t enough to guarantee the efficiency of the interaction, because, while basing itself on the interlocutor adhesion to a thesis, through belief, other re-requirements are raised and need to be observed, like the speaker ethos or his honesty, sincerity, sense of justice, seriousness and reliability; the pathos or the ability of raising emotions in the public logos or the discourse itself and its rationality, using by the speaker to reinforce his point of view and his socio-discursive representations around the given theme. When we analyze cordel works whose theme is homicide, we could find this theoreticalmethodological reasoning.
  • O desafio nos cordéis: lutar com as palavras não é luta vã Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Bonfim, João Bosco Bezerra

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo sobre a arte verbal do cordel, parte da pesquisa de doutorado O gênero do cordel sob a perspectiva crítica do discurso, examino a utilização das diversas vozes presentes em um texto. Esse recurso assume especial importância nos cordéis, para conferir maior dramaticidade a estes e, em consequência, prender a atenção do leitor/ouvinte. Para compreender esse mecanismo, utilizo-me do referencial da análise do discurso, na formulação de Fairclough e de Martin e Rose, e da Linguística Sistêmico-Funcional, como formulada por Halliday. Com base na comparação entre o uso do discurso direto e do discurso indireto, verifica-se o quanto a luta com palavras (semelhante à peleja e ao desafio) confere vivacidade e dramaticidade às narrativas em cordel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article about the verbal art of cordel, part of the doctoral research entitled O gênero do cordel sob a perspectiva crítica do discurso, I examine the use of the several voices present in the text. This resource acquires importance in cordel literature, as it gives them more dramaticity and thus catches the reader/listener’s attention. In order to understand this mechanism I use the discourse analysis referential, as formulated by Fairclough and Martin & Rose, and from Systemic-Functional Linguistics, as formulated by Halliday. Based on the comparison between the use of indirect and direct speech, I verified how much the struggle with words imprints vivacity and dramaticity to cordel narratives.
  • A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Sautchuk, João Miguel Manzolillo

    Resumo em Português:

    Resumo O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. E colocam-se em relação com modelos estéticos incorporados, como as regras poéticas, os padrões melódicos e harmônicos, os moldes rítmicos da poesia, as temáticas usuais etc., a partir dos quais devem criar textos originais. No improviso, o cantador guia-se por esses modelos estéticos, dentre os quais ressalto como o principal fundamento prático do repente o ritmo poético incorporado por esses poetas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The poetical joust, or cantoria, is a poetic and musical art common in Northeast Brazil and is characterized by strophe improvisation, that is, by its making in the very moment of presentation. It is always sung in pairs of poets who, while improvising, dialogue with each other and with the public. They also place themselves in relationship with incorporated esthetic models, with poetic rules, melodic and harmonic patterns, the rhythmic patterns of this poetry, the usual themes and so on, departing from which they must create original texts. While improvising, the singer guides himself by these esthetic models, among which I highlight as the main practical foundation of improvised poetry the poetic rhythm incorporated by these poets.
  • Na rota dos festivais: uma tradição que se renova Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Silva, Andréa Betânia da

    Resumo em Português:

    Resumo A oralidade é um espaço profícuo para o desenvolvimento de pesquisas e reflexões que busquem alterar, ou ao menos repensar, os alicerces teóricos que ora já não se apresentam tão firmes. Nessa esteira, o presente artigo volta-se para uma trajetória estabelecida na cantoria nordestina de improviso, mais especificamente no universo do repente, indo dos “pés de parede” aos festivais de violeiros que se espalham pelo Nordeste, visando perceber que contextos culturais propiciaram, se não a invenção, ao menos a renovação de uma tradição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Orality is an advantageous space to the development of research and thinking that aims at altering, or at least re-thinking, theoretical bases that seem quite strong. In this aim, the present article looks at a trajectory established in Northeast Brazil’s improvised singing, more specifically the universe of poetic match, coming from the “pés de parede” (simple matches) to the festivals of guitar players that spread themselves through Northeast Brazil, aiming to realize that cultural contexts gave birth, if not to invention, at least the renewal of a tradition.
  • Gênero em desafio: das trobairitz provençais às repentistas nordestinas Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo trata das poéticas de tradição oral cantadas por mulheres na Idade Média e no atual Nordeste brasileiro. Busca-se, para tanto, identificar o diálogo entre os desafios de mulheres repentistas e as canções medievais dialogadas - as tensons das trobairitz provençais e os versos satíricos das poetisas do Al-Andalus. A aproximação se dá não somente no plano formal, mas também no temático, em especial no debate gendrado dessa produção feminina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article spaeks of the poetics of the oral tradition sung by women during the Middle Ages and in nowadays Northeast Brazil. Thus, we try to identify the dialogue between the matches of women repentistas and the dialogued medieval songs - the tensons of the provençal trobairitz and the satirical verses of the women poets from the Al-andalus. The proximity is due not only in the formal level, but also in the thematic, specially in the gendered debate over these female production.
  • Cantadoras e repentistas do século XIX: a construção de um território feminino Dossiê: Poéticas Da Oralidade

    Santos, Francisca Pereira dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a presença feminina no campo da cantoria no século XIX, uma participação ainda pouco estudada pela historiografia, dada, entre outros, a existência de um discurso que diz que as mulheres não pertencem a esse mundo. Ao contrário dessa tese, verifica-se que as mulheres repentistas e cantadoras sempre cantaram e que participaram ativamente desse campo. Nesse sentido, para trazer essas vozes esquecidas, faz-se uma revisão bibliográfica a partir da contribuição dos folcloristas, único acervo no qual ainda se pode encontrar os rastros dessas presenças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tus article discusses women’s presence in the Field of improvised singing during the XIXth century, a part still little studied in historiography, given, among other issues, the existence of a discourse saying that women did not belong to this world. On the contrary, we verify that women singers and improvisators always sung and took active part in this field. In this sense, to bring these forgotten voices, we started with a bibliographical research departing from the contribution of folklore scholars, the only heap where we can still find the vestiges of their presences
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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