Acessibilidade / Reportar erro

CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA

CONSERVACIÓN DEL OCÉANO Y MUSEOS DE CIENCIA: UN ESTUDIO DE CASO SOBRE EXPERIENCIAS FAMILIARES DURANTE UNA VISITA AL MUSEO DE LA VIDA

OCEAN CONSERVATION AND SCIENCE MUSEUMS: A CASE STUDY ON FAMILY EXPERIENCES DURING A VISIT TO THE MUSEUM OF LIFE

RESUMO:

Neste estudo, utilizamos registros audiovisuais para analisar as conversas de 10 grupos familiares durante visita à exposição temporária “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brasil) para compreender como os visitantes se engajaram com temas da conservação da biodiversidade marinha. Os resultados trazem evidências de que a exposição despertou o interesse das famílias ao utilizar objetos de natureza diversa para retratar temas de interesse vinculados ao contexto familiar. As famílias conversaram entre si e interagiram com a exposição compartilhando informações sobre os oceanos e a biodiversidade marinha. Os adultos adotaram comportamentos facilitadores: fazer perguntas, ler painéis e fazer associações com experiências anteriores que engajaram as crianças. As crianças participaram ativamente compartilhando seu conhecimento e suas opiniões sobre os animais. A exposição sensibilizou os visitantes para a poluição dos ecossistemas marinhos oferecendo oportunidades para as conversas e reflexões sobre os comportamentos que impactam a biodiversidade marinha e os meios de protegê-la.

Palavras-chave:
Conversas; Educação não formal; Conservação da biodiversidade marinha

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br