Acessibilidade / Reportar erro

Entre o provisório e o incerto: modos de trabalho em uma agência de publicidade colaborativa1 1 Uma primeira versão deste artigo foi apresentada versão atualizada do texto apresentado no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, revisto e com acréscimos decorrentes da pesquisa de pós-doutorado.

Between impermanence and uncertainty: ways of working in a collaborative advertising agency

Resumo

Para observar processos de trabalho em transformação nas agências de publicidade brasileiras, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico em três modelos de agência (tradicional, digital e colaborativa). Neste artigo, apresentamos parte das observações, entrevistas e análises realizadas na agência de modelo colaborativo, que agrupa serviços de comunicação e de tecnologia em um negócio híbrido. Sob os conceitos de mediações, midiatização e dispositivos, discutimos a descentralização de saberes e de poderes dentro de um ecossistema publicitário, materializado em um espaço físico horizontal, com hierarquia peculiar e em constante movimento.

Palavras-chave
processo criativo; mediações; midiatização; dispositivo

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com