Resumo
A Rota de Integração Latino-Americana (RILA) visa a ligação dos oceanos Pacífico e Atlântico, com objetivo de criação de um novo caminho para a exportação, iniciando no Brasil a partir do município sul-mato-grossense de Porto Murtinho, passando pelo território Paraguaio e Argentino até alcançar os portos Chilenos. Espera-se dessa infraestrutura rodoviária o estabelecimento de vínculos entre as regiões e, sobretudo, um olhar frente às questões sociais, econômicas, ambientais, culturais e jurídicas, indo ao encontro dos aspectos tratados pela Agenda 2030. O plano de ação sistêmico para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade proposto pela Agenda 2030, direciona-se ao enfrentamento de questões críticas do planeta e da humanidade. Neste contexto, o presente estudo reclina-se a partir da relação sinérgica entre os ODS 4, 8 e 17, abordando especialmente a educação no contexto da RILA, com o fito de apresentar as especificidades de cada um dos mencionados países na busca do panorama atual do capital humano, frente às problemáticas que ainda estão por vir com a implantação da Rota de Integração Latino-Americana no âmbito educacional. Desta forma, o presente estudo se estrutura em cinco tópicos, de pesquisas bibliográficas com dados recentes e análise documental, visando a produção de novos conhecimentos, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa de natureza básica com abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a ênfase dada aos dados qualitativos apresentados. Como resultados, verificou-se que os países integrantes da RILA ainda precisam empreender maiores esforços e ações para garantir uma educação de qualidade e inclusiva em seus territórios, principalmente diante da iminência da implantação do Corredor Bioceânico.
Palavras-chave
RILA; Corredor Bioceânico; Agenda 2030; ODS; educação