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Perspectiva Teológica, Volume: 56, Número: 1, Publicado: 2024
  • J. B. LIBANIO: A SABEDORIA DE UM TEÓLOGO-APRENDIZ Editorial

    SJ, Francys Silvestrini Adão; OFM, Sinivaldo Silva Tavares
  • FÉ NA REVELAÇÃO: AS RAZÕES DE NOSSA ESPERANÇA SEGUNDO JOÃO BATISTA LIBANIO Artigos

    Oliveira, Pedro Rubens Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo das obras de J. B. Libanio relacionadas, diretamente, à sua cátedra principal, a teologia fundamental, o artigo propõe, primeiro, retomar uma das obras principais, fruto de vários anos de docência: “Teologia da Revelação a partir da Modernidade”. Em segundo lugar, realiza-se uma releitura do tratado da fé, resposta crente à revelação, mas, agora, perante desafios da pós-modernidade, na obra “Eu creio, nós cremos”. Em terceiro lugar, impõe-se falar de uma obra que pode ser considerada um pequeno testamento, publicada logo depois de sua partida: “Introdução à Teologia Fundamental”. Enfim, em conclusão, algumas questões permitirão pensar com Libanio as perspectivas dessa disciplina em um mundo que não para de mudar, mas perante o qual nós, cristãos, temos a tarefa de buscar as razões de nossa esperança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The provided text discusses the exploration of the works of J. B. Libanio, specifically those related to his main chair in fundamental theology. The article proposes, firstly, to revisit one of his major works, the result of several years of teaching: “The Theology of Revelation from Modernity”. Secondly, a re-reading of the treatise on faith, the believer’s response to revelation, is carried out, now facing challenges of post-modernity in the work “I believe, we believe”. Thirdly, attention is given to a work that can be considered a small testament, published shortly after his departure: “Introduction to Fundamental Theology”. Finally, in conclusion, some questions are raised to reflect with Libanio on the perspectives of this discipline in a constantly changing world. Despite the ongoing changes, we Christians have the task of seeking the reasons for our hope.
  • TEOLOGIA HEURÍSTICA DA LIBERTAÇÃO: UMA LEITURA TEOLÓGICA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE JOÃO BATISTA LIBANIO Artigos

    Guimarães, Edward Neves Monteiro de Barros

    Resumo em Português:

    RESUMO As recentes transformações socioculturais e tecnológicas que impactaram e continuam a impactar a sociedade contemporânea colocam o pensar pedagógico como um dos aspectos mais desafiadores e decisivos na busca de processos de ensino-aprendizagem. Tivemos a rica oportunidade de vivenciar, no contexto acadêmico e teológico-pastoral, a práxis pedagógica de João Batista Libanio, pela qual fomos introduzidos paulatinamente no cultivo da vida intelectual. Essa práxis pode ser caracterizada como Teologia Heurística da Libertação. O método hermenêutico heurístico libertador engendrado por esse teólogo brasileiro contribui significativamente em nossa busca de resposta aos desafios e urgências de repensar o processo de ensino-aprendizagem hodierno. Por sua originalidade e dinâmica criativa, tanto para o professor-orientador quanto para o estudante-orientando, por sua relevância teórica e prática, essa práxis pedagógica centrada na conquista da autonomia de cada sujeito aprendende, revela-se precioso filão de pesquisa e debate. Ao longo de nossa pesquisa de doutorado, nos debruçamos sobre o vasto legado intelectual desse renomado teólogo jesuíta, com foco em sua práxis pedagógica consignada no bojo do pensar-fazer-ensinar teologia. Neste artigo, objetivamos explicitar as origens, o conceito, as características e os processos pedagógicos impulsionados pela teologia heurística da libertação de João Batista Libanio. Ele está organizado em três partes: na primeira, recolhe-se algumas “percepções pedagógicas” decisivas que ofereceram ao teólogo brasileiro as bases para a elaboração e consolidação de seu método pedagógico inovador; na segunda, apresentamos o processo de engendramento e a caracterização do método hermenêutico heurístico libertador por ele forjado e utilizado, e, por fim, na última parte, explicitamos o sentido de considerarmos essa práxis pedagógica como Teologia Heurística da Libertação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The recent sociocultural and technological transformations that have impacted and continue to impact contemporary society place pedagogical reflection as one of the most challenging and decisive aspects in the pursuit of teaching-learning processes. We had the rich opportunity to experience, in the academic and pastoral theological context, the pedagogical praxis of João Batista Libanio, through which we were gradually introduced to the cultivation of intellectual life. This praxis can be characterized as Heuristic Theology of Liberation. The liberating heuristic hermeneutical method engendered by this Brazilian theologian contributes significantly to our quest for responding to the challenges and urgencies of rethinking the contemporary teaching-learning process. Due to its originality and creative dynamics, both for the mentor and the mentee, and its theoretical and practical relevance, this pedagogical praxis centered on achieving the autonomy of each learning subject proves to be a precious vein of research and debate. Throughout our doctoral research, we delved into the extensive intellectual legacy of this renowned Jesuit theologian, focusing on his pedagogical praxis embedded in the thinking-doing-teaching theology. In this article, our objective is to elucidate the origins, concept, characteristics, and pedagogical processes propelled by João Batista Libanio’s Heuristic Theology of Liberation. It is organized into three parts: in the first part, we gather some decisive “pedagogical insights” that provided the foundations for the formulation and consolidation of his innovative pedagogical method; in the second part, we present the process of engendering and the characterization of the liberating heuristic hermeneutical method forged and utilized by him, and, finally, in the last part, we explain the significance of considering this pedagogical praxis as Heuristic Theology of Liberation.
  • PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE JOÃO BATISTA LIBANIO PARA ESTUDOS DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA Artigos

    Panasiewicz, Roberlei

    Resumo em Português:

    RESUMO No mundo acadêmico, o desafio da pesquisa e da criatividade ronda a mente dos pesquisadores. A tecnologia tem facilitado aspectos dessa realidade. Porém, para uma boa parte e, sobretudo, para iniciantes, a construção do conhecimento mantém suas exigências. João Batista Libanio foi um teólogo que teve atenção e cuidado e procurou ser um facilitador desse processo, tanto em suas orientações quanto em seus escritos. Como construir conhecimento de forma autônoma? Ele foi estimulador de habilidades para que se desenvolvesse o método heurístico do conhecimento. Há passos a inserir nesse processo do pesquisar, eis o objetivo desta reflexão: compartilhar a experiência da relação mestre-discípulo, bem como de seus escritos, de forma a propiciar que os interessados, particularmente da área de Ciências da Religião e Teologia, desenvolvam a sua arte de construir conhecimento. Este texto não somente reflete como também propicia a manutenção metodológica da relação teoria e prática no processo e na arte de construir e compartilhar conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the academic world, the challenge of research and creativity is on the minds of researchers. Technology has facilitated aspects of this reality. However, for many of them, and especially for beginners, the construction of knowledge maintains its demands. João Batista Libanio was a theologian who was attentive and careful and also sought to be a facilitator of this process, both in his guidance and in his writings. How can we build knowledge autonomously? He stimulated skills so that the heuristic method of knowledge could be developed. There are steps to be taken in this research process, and this is the aim of this reflection: to share the experience of the master-disciple relationship, as well as his writings, in order to enable those interested, particularly in the area of Religious Sciences and Theology, to develop their art of building knowledge. This text not only reflects but also promotes the methodological maintenance of the relationship between theory and practice in the process and art of building and sharing knowledge.
  • FILOSOFIA NA TEOLOGIA DE JOÃO BATISTA LIBANIO Artigos

    Oliveira, Manfredo Araújo de

    Resumo em Português:

    RESUMO A reviravolta civilizacional da modernidade, que ainda nos marca, levanta um enorme desafio à fé cristã. Partindo da tese de que há sempre uma filosofia presente na teologia, Libanio enfrentou esta questão tanto em relação à sua formulação primeira na modernidade europeia, também presente entre nós, quanto à situação específica da América Latina, confrontando-se com a metafísica clássica, usualmente utilizada na teologia, e assumindo a filosofia da subjetividade e a filosofia da libertação. A mudança do cenário filosófico contemporâneo levanta novas questões fundamentais à teologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The civilizational turn of modernity, which still marks us, raises an enormous challenge to the Christians faith. Starting from the thesis that there is always a philosophy present in theology, Libanio faced this issue both in relation to his first formulation in European modernity, also present among us, and the specific situation in Latin America, confronting the classical metaphysics usually used in theology and assuming the philosophy of subjectivity and the philosophy of liberation. The change in the contemporary philosophical scenario raises fundamental questions for theology.
  • JOÃO BATISTA LIBANIO: UM DISCÍPULO AMADO Artigos

    Oliveira, Claudia Maria Rocha de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo pretendemos investigar a influência de Henrique Cláudio de Lima Vaz no percurso intelectual de João Batista Libanio. Para isso assumiremos como ponto de partida o texto “Lições do Mestre”, escrito por Libanio. Também examinaremos o artigo “Cristianismo e pensamento Utópico” e a resenha sobre a obra “Teologia da Libertação: roteiros didáticos para um estudo”, ambos escritos por Lima Vaz. Trata-se de investigar de que modo a influência de Lima Vaz marcou o modo de fazer teologia próprio de Libanio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we intend to investigate the influence of Henrique Cláudio de Lima Vaz on the intellectual route of João Batista Libanio. For this, we took as a starting point the text “Lições do Mestre”, written by Libanio. We will also examine the article “Cristianismo e pensamento utópico” and the review of the book Teologia da Libertação: roteiro didático para um estudo, both written by Lima Vaz. The aim is to investigate how Lima Vaz’s influence marked Libano’s own way of doing theology.
  • CEBS: MEMÓRIA DA CAMINHADA Artigos

    Oliveira, Pedro de Assis Ribeiro de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é compartilhar a memória tecida ao largo de cinquenta anos de acompanhamento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no Brasil. Trata-se de uma memória baseada em fatos, porém, observados a partir de uma perspectiva bem peculiar: a “participação observante” (Regina Novaes), própria de um pesquisador do campo da sociologia da religião que se encantou com o novo rosto da Igreja católica que tem emergido nas CEBs. As reflexões aqui compartilhadas pretendem homenagear o Pe. João Batista Libanio, SJ, grande cronista dos primeiros encontros Intereclesiais das CEBs e companheiro do autor em muitas atividades de assessoria. Por fim, a exposição das memórias obedece à hipótese avançada pelo autor de que estamos assistindo à emergência da 4ª geração das CEBs.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the article is to share the memory woven over fifty years of monitoring Basic Ecclesial Communities (BECs) in Brazil. It is a memory based on facts, however, observed from a very peculiar perspective: “observant participation” (Regina Novaes), typical of a researcher in the field of sociology of religion who has been enchanted by the new face of the Catholic Church that has emerged in the BECs. The reflections shared here are intended to pay tribute to Father João Batista Libanio, SJ, a great chronicler of the first Interchurch meetings of the BECs and the author’s companion in many advisory activities. Finally, the exposition of the memories follows the hypothesis put forward by the author that we are witnessing the emergence of the fourth generation of the BECs.
  • A VOLTA À GRANDE DISCIPLINA: PROCESSOS E RESULTADOS HISTÓRICOS Artigos

    Passos, João Décio; Sanchez, Wagner Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO A reflexão parte das constatações sobre a conjuntura eclesial elaboradas por João Batista Libanio em sua obra A volta à grande disciplina. O enquadramento dos sujeitos eclesiais da era pós-conciliar, inspirado nos padrões identitários tridentinos, constituía um projeto em andamento no início dos anos oitenta. Esse propósito tomou formas nesses quarenta anos e construiu um legado que hoje configura uma conjuntura inédita, distante de uma pretensa unidade de imaginário e de disciplina. A reflexão indica a crise do modelo de enquadramento desde a renúncia de Bento XVI e as contradições hoje enfrentadas por seu sucessor com os projetos de reforma inadiável da Igreja.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This reflection is based on Joao Batista Libanio’s observations about the ecclesial situation in his work The Return to Great Discipline. The framing of ecclesial subjects in the post-conciliar era, inspired by Tridentate identity patterns, was an ongoing project at the beginning of the 1980s. This purpose has taken shape over the last forty years and has built up a legacy that today configures an unprecedented situation, far removed from a supposed unity of imaginary and discipline. The reflection points to the crisis of the framework model since the resignation of Benedict XVI and the contradictions faced today by his successor with the projects of unavoidable reform of the Church.
  • “NÃO SOU MUITO AMIGO DE AUTORIDADES”: O PADRE ANTÓNIO VIEIRA E A TRADIÇÃO Artigos

    Pinto, Porfírio José dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Não é raro colar ao padre António Vieira a etiqueta do “messianismo” – o que aconteceu até com ilustres vieiristas –, mas isso é claramente um erro. Ao Tribunal do Santo Ofício de Coimbra, o jesuíta confessou ser “milenarista”, simplesmente porque acreditava no advento de um “novo estado” da Igreja, que ele denominava “Reino de Cristo consumado na Terra” e que identificava com o novo éon anunciado pelos profetas veterotestamentários e iniciado em Jesus Cristo (ver A chave dos profetas). O tema aqui abordado – a relação de Vieira com a tradição – permite compreender a sua determinação em dar uma resposta nova a uma nova realidade: a possibilidade de evangelização (e conversão) do mundo inteiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It is not uncommon to stick to Father António Vieira the label of “messianism” – which has even happened to illustrious “vieirists” – but this is clearly a mistake. To the Coimbra’s court of the Holy Office, the Jesuit confessed to being a “millenarian”, simply because he believed in the advent of a “new state” of the Church, which he called “the Kingdom of Christ consummated on Earth” and which he identified with the new eon announced by the Old Testament prophets and initiated in Jesus Christ (see The Key of the Prophets). The theme addressed here – Vieira’s relationship with tradition – allows us to understand his determination to give a new answer to a new reality: the possibility of evangelization (and conversion) of the whole world.
  • EL CONCEPTO DE “PUEBLO” EN EL MAGISTERIO SOCIAL EL PAPA FRANCISCO Artigos

    Martín, José Joaquín Castellón

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El concepto de “pueblo”, a pesar de ser central en el cristianismo, sobre todo en la Primera Alianza y en la eclesiología del Concilio Vaticano II, no ha sido asumido de manera adecuada por la teología posconciliar; incluso, ha sido veladamente rechazado. Este artículo busca mostrar las virtualidades de un concepto no político, sino trascendental de “pueblo”. Para esto se hace un análisis del uso que hace el papa Francisco en su magisterio social del concepto “pueblo”, señalando las claves en las que lo desarrolla y desde las que puede asumirse en teología.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The concept of “people”, despite being central in Christianity, especially in the First Alliance and in the ecclesiology of the Second Vatican Council, has not been assumed by post-council theology; it has even been rejected with a veil. This article does not seek to show the virtualities of political ideas, but rather than the transcendental concept of “people”. For this, the use that Pope Francis makes in his social doctrine of the concept “people” is analyzed, pointing out the keys in which he develops it and from where it can be assumed in theology.
  • DESENCONTROS CONTEXTUAIS. A (NÃO-)RECEPÇÃO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO NA TCHECOSLOVÁQUIA COMUNISTA Artigos

    Noble, Tim

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca as razões pela rejeição da teologia da libertação por parte dos cristãos na Tchecoslováquia comunista que rejeitaram diálogo com o regime. Presente tanto o positivo como o negativo das reuniões entre cristãos e marxistas no país, para mostrar porque, embora houvesse teoricamente possibilidade de encontro, havia mais desencontro e desentendimento. Através do exemplo da visita do frade dominicano brasileiro Frei Betto ao país o artigo mostra porque a teologia da libertação como foi apresentada parecia como apoio pelo regime. No final, o artigo reflete sobre a maneira na qual é possível superar estes desencontros para descobrir o que une em vez daquilo que separa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article examines the reasons for the rejection of liberation theology by Christians in Communist Czechoslovakia who rejected any dialogue with the regime. It presents both the positive and negative sides of the meetings between Christians and Marxists in the country to show that, although theoretically there was the possibility of encounter, there was more non-encounter and misunderstanding. Using the example of the visit of the Brazilian Dominican Frei Betto to the country, the article shows why the theology of liberation, as it was presented, appeared to support the regime. Finally, the article reflects on how it is possible to overcome these non-meetings in order to discover what unites instead of what separates.
  • DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA E CIDADANIA: CIDADANIA EM ADELA CORTINA EM DIÁLOGO COM A “ECOLOGIA INTEGRAL” Artigos

    Albuquerque, Francisco das Chagas de

    Resumo em Português:

    RESUMO O tema da “cidadania”, que é objeto de estudo das ciências sociais e políticas, também é tratado na Doutrina Social da Igreja. Exemplo disso é o conceito de “ecologia integral” desenvolvido na Carta encíclica Laudato si´ (2015). A análise dos dois conceitos permite uma compreensão ampliada de ambos tornando-se uma reflexão atual e relevante para o debate sobre o cuidado da casa comum e a participação das pessoas na sociedade. Neste artigo, pretende-se explicitar como a noção de cidadania dialoga com o conceito de ecologia integral, de modo que o entendimento de um e o entendimento do outro são mutuamente enriquecidos. Para tanto, serão analisadas a teoria da cidadania de A. Cortina e a visão de ecologia do pensamento social católico, destacando-se os elementos de contato e convergência entre eles. Dessa forma, explicita-se que à medida que os cidadãos e as cidadãs exercerem seus direitos, eles contribuirão para que se configurem condições favoráveis à luta por uma ecologia integral. Por outro lado, o emprenho no cuidado da casa comum implica a garantia da vida digna das pessoas como membros da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The theme of “citizenship”, object of study in the social and political sciences, is also addressed in the Social Doctrine of the Church. An example of this is the concept of “integral ecology” developed in the encyclical letter Laudato si´ (LS).1 The analysis of the two concepts allows a broader understanding of both, making it a contemporary and relevant reflection for the debate on the care for the common home and the participation of people in society. This article intends to explain how the notion of citizenship dialogues with the concept of integral ecology, so that the understanding of one and the understanding of the other are mutually enriched. To this end, A. Cortina’s theory of citizenship and the vision of ecology of Catholic social thought will be analyzed, highlighting the elements of contact and convergence between them. In this way, it makes explicit that as citizens exercise their rights, they will contribute to the creation of favorable conditions in the struggle for an integral ecology. On the other hand, commitment to caring for our common home implies guaranteeing a dignified life for people as members of society.
  • ESCATOLOGIA CRISTÃ E PRÁXIS Artigos

    Oliveira, Renato Alves de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é tratar da relação entre escatologia cristã e práxis, focando na dimensão escatológica do presente. Historicamente, a escatologia clássica se ocupou do futuro absoluto e ignorou o presente histórico. A vida presente era relegada à condição de provação. A escatologia era vista como uma futurologia cristã. As teologias da práxis, na segunda metade do século XX, descobriram a dimensão escatológica do presente. A escatologia passa a ser vista como a disciplina teológica que trata das realidades últimas a partir das penúltimas. O presente histórico conquista uma visibilidade escatológica. Ocupando-se do presente, a escatologia desenvolve um aspecto crítico e libertador. A metodologia do artigo é bibliográfica em sintonia com teólogos da práxis (teologia política, da libertação e da esperança) e com os comentaristas da dimensão prática da teologia. O percurso metodológico reflete sobre a dimensão escatológica da atividade de Jesus, a densidade escatológica do presente histórico, o aspecto escatológico das teologias da práxis e a relação entre escatologia e ética.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article deals with the relationship between Christian eschatology and praxis, focusing on the eschatological dimension of the present. Historically, classical eschatology was concerned with the absolute future and ignored the historical present. Present life was relegated to the condition of probation. Eschatology was seen as Christian futurology. In the second half of the 20th century, the theologies of praxis discovered the eschatological dimension of the present. Eschatology comes to be seen as the theological discipline that concerns ultimate realities drawn from penultimate realities. The historical present gains eschatological visibility. By dealing with the present, eschatology develops a critical and liberating aspect. The bibliographical methodology employed in the article is in line with the theologians of praxis (political theology, liberation theology, and the theology of hope) as well as with commentators on the practical dimension of theology. The methodological approach reflects on the eschatological dimension of Jesus’ activity, the eschatological density of the historical present, the eschatological aspect of the theologies of praxis, and the relationship between eschatology and ethics.
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