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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 22, Número: 4, Publicado: 2021
  • GAMIFICAÇÃO COMO UMA NOVA TENDÊNCIA NO PROCESSO DE COCRIAÇÃO Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    RODRIGUES, IVO M. F. M.; SOARES, NUNO F. M.; LOPES, JOÃO M.; OLIVEIRA, JOSÉ C.; LOPES, JORGE M. N. G.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O uso de ferramentas digitais é uma realidade no cotidiano de grande parte da população mundial, seja no trabalho ou na vida social. A interação por meio do uso de mídias sociais, smartphones e jogos on-line está a crescer acentuadamente. Em relação aos jogos, estima-se que parte da população passa mais de 12 horas por semana em interações fornecidas por jogos on-line. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo aprofundar a conexão entre a cocriação e a gamificação aplicadas ao setor de serviços. Originalidade/valor: Este estudo procura contribuir para a redução do gap na literatura existente nas áreas da gamificação e cocriação quando aplicadas ao setor dos serviços. O facto de o estudo ser aplicado numa região periférica da Europa e com um tecido empresarial distinto contribui para um melhor entendimento sobre a relação estabelecida entre a cocriação gamificada e o tecido empresarial nesse tipo de regiões. Ajuda de igual modo as empresas no processo de implementação e desenvolvimento de novas estratégias. Design/metodologia/abordagem: Utilizando uma metodologia qualita­tiva, foram realizadas sete entrevistas com diferentes empresas a atuar no setor dos serviços, localizadas em Portugal. Resultados: Por meio deste estudo, será possível permitir uma melhor compreensão do mundo empresarial português e se esse ambiente corporativo está pronto e é recetivo a trabalhar com novas metodologias. Foi possível sinalizar algumas das boas práticas para a implementação de uma metodologia de cocriação gamificada, além de fornecer um alerta para os aspetos negativos que podem surgir ao trabalhar sob essa abordagem. As empresas reconhecem que a adoção de uma metodologia de cocriação gamificada traz algumas vantagens e aumenta seus níveis de competitividade no mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Interaction through the use of social media, smartphones, and online games is increasingly growing. Regarding games, it is estimated that part of the population spends more than 12 hours a week in interactions provided by online games. In this context, the objective of the present research is to study and deepen the connection between co-creation and gamification applied to the services sector. Originality/value: This research aims to contribute to the gap reduction in the existing literature in the areas of gamification and co-creation applied to the services sector. The fact that the research is applied to a peripheral region of Europe and to a different business sector contributes to a better understanding of the relationship established between gamified co-creation and the business sector in these types of regions. It also helps companies in the process of developing and implementing new strategies. Design/methodology/approach: By using a qualitative methodology, seven interviews were carried out in different companies located in Portugal and operating in the services sector. Findings: This research will allow a better understanding of the Portuguese business world and if this corporate environment is ready to work with new methodologies. It was possible to point out some good practices related to the implementation of a gamified co-creation methodology, as well as to provide an alert for the negative aspects that may arise when working under this approach. Companies acknowledge that the adoption of a gamified co-creation methodology brings some advantages and increases their competitiveness levels in the market.
  • CUSTOS DE TRANSAÇÃO NO VAREJO FARMACÊUTICO: IMPACTOS DO OPORTUNISMO E DIMENSÕES ANALÍTICAS DAS TRANSAÇÕES Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    SILVA, ADILSON A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo explora as relações preditivas das dimensões analíticas das transações e do comportamento oportunista sobre os custos de transação no varejo farmacêutico brasileiro. Originalidade/valor: O estudo contribui para o avanço das pesquisas empíricas sobre o tema e propõe indicadores modelados por equações estruturais para estimar simultaneamente os efeitos da incerteza, especificidade dos ativos e frequência das transações e do oportunismo nos custos de transação. Design/metodologia/abordagem: Os custos de transação foram estimados com indicadores relativos aos custos de análise, elaboração e adaptação de contratos; as dimensões analíticas das transações com indicadores que refletem a especificidade de ativos humanos e ativos físicos/dedicados, a incerteza tecnológica e de mercado e a recorrência das transações, entre parceiros. Os dados coletados, via questionário eletrônico, foram processados com a técnica de Modelagem em Equações Estruturais. Resultados: O processamento dos dados demonstrou a influência significativa da frequência das transações sobre o oportunismo e deste sobre os custos de transação. Confirmou-se também o impacto da incerteza nos custos de transação ex ante e da especificidade dos ativos nos custos ex post. Os resultados denotam a relevância das dimensões analíticas no arcabouço teórico da Teoria dos Custos de Transação e também a importância da frequência como um catalisador do oportunismo, podendo ser utilizada como parâmetro em ações estratégicas para criar compromissos confiáveis e contornar falhas contratuais não previstas no contexto do varejo farmacêutico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study explores the predictive relationships of the analytical dimensions of transactions and opportunistic behavior on the transaction costs of the Brazilian pharmaceutical retail market. Originality/value: The study contributes to the advancement of empirical research on the subject and proposes indicators modeled by structural equations to simultaneously estimate the effects of uncertainty, asset specificity and frequency of transactions, and opportunism in transaction costs. Design/methodology/approach: Transaction costs were estimated with indicators related to the costs of analysis, preparation, and adaptation of contracts; these are analytical dimensions of transactions with indicators that reflect the specificity of human assets and physical/dedicated assets, technological and market uncertainty, and the recurrence of transactions between partners. The data collected via an electronic questionnaire were processed with the technique of Modeling in Structural Equations. Results: Data processing demonstrated the significant influence of the frequency of transactions on opportunism and hence on transaction costs. It also confirmed the impact of uncertainty on ex ante transaction costs and the specificity of assets on ex post costs. The results denote the relevance of analytical dimensions in the theoretical framework of Transaction Cost Theory and the importance of frequency as a catalyst for opportunism. It can be used as a parameter in strategic actions to create reliable commitments and circumvent unforeseen contractual failures in the pharmaceutical retail market.
  • ECONOMIA COMPARTILHADA E OS CONTEXTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS: MERCENARISMO OU BEM COMUM? Gestão Humana E Social

    LAZZARI, ALINE D. R.; PETRINI, MAIRA; SOUZA, ANA CLARA

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender como os contextos econômicos e sociais influenciam no potencial transformador da economia compartilhada (EC). Originalidade/valor: A literatura referente ao tema da EC ainda é repleta de incertezas. Entre elas, verificamos que há um paradoxo entre a geração de benefícios sociais à comunidade e o aumento da desigualdade social. Design/metodologia/abordagem: Os dados foram coletados por meio de análise documental, netnografia, observação participante e entrevistas. A partir da coleta, analisaram-se os dados à luz do framework teórico proposto por Wittmayer et al. (2019) para o exame de narrativas ligadas à inovação social. Resultados: As narrativas produzidas diferem quanto ao tipo de plataforma (com e sem fins lucrativos). Verificamos que, nas plataformas sem fins lucrativos, os contextos econômicos e sociais não influenciam no potencial transformador orientado pela EC, diferentemente das plataformas com fins lucrativos, nas quais a narrativa “oportunidade de renda” é sensível ao contexto. As principais contribuições da pesquisa realizada consistem na utilização de um framework teórico da inovação social para analisar as narrativas da EC e na observação de diferenças contextuais sobre o fenômeno, o que deveria levar as plataformas e os governos (no seu papel regulador) a ter diferentes olhares sobre a EC. Concluímos que as narrativas da EC se apresentam diferentemente. As plataformas com poucos (ou sem) fins lucrativos se inserem no fenômeno da inovação social como um processo transformador e, nos contextos de maior vulnerabilidade econômico social, podem ser um mecanismo de agravamento da desigualdade social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The aim of this research is to understand how the social-economic context influences the transformative potential of the sharing economy (SE). Originality/value: The literature on SE is still fraught with uncertainty. We have found that there is a paradox between generating social benefits to the community versus increasing social inequality. Design/methodology/approach: Data were collected from documentary analysis, netnography, participant observation, and interviews. The data collected were analyzed in the light of the theoretical framework proposed by Wittmayer et al. (2019) for the analysis of narratives related to social innovation. Findings: The produced narratives differ in terms of the type of platform (profit and non-profit). We have found that, in non-profit platforms, the economic and social context does not influence the transformative potential guided by the SE; for-profit platforms, on the other hand, the narrative of ‘income opportunity’ is context-sensitive. The main contributions of the research are the use of a theoretical framework of social innovation to analyze the narratives of the SE and the observation of contextual differences about the phenomenon, which should lead platforms and governments (in their regulatory role) to have different views on SE. We conclude that the narratives of the SE are different. For-profit platforms either do not take part or contribute very little to the phe nomenon of social innovation as a transformative process and, in the contexts of greater social-economic vulnerability, it can be a mechanism of worsening social inequality.
  • RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO, BEM-ESTAR NO TRABALHO, JUSTIÇA E SUPORTE ORGANIZACIONAL: UMA PERSPECTIVA MULTINÍVEL Gestão Humana E Social

    FOGAÇA, NATASHA; COELHO JUNIOR, FRANCISCO A.; PASCHOAL, TATIANE; FERREIRA, MARIO C.; TORRES, CAMILA C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa foi baseada na hipótese do "trabalhador feliz, produtivo". O objetivo foi analisar as relações preditivas, por meio de abordagem multinível, entre as variáveis bem-estar no trabalho, justiça organizacional e suporte organizacional e a variável critério desempenho individual no trabalho. Originalidade/valor: O estudo multinível do desempenho no trabalho e suas relações com bem-estar e variáveis organizacionais ainda são uma lacuna atual na literatura, assim como a possibilidade de testar se o bem-estar no trabalho pode ser considerado um fenômeno coletivo. A presença do suporte organizacional no modelo, operacionalizado em nível de equipe, representa uma importante contribuição, assim como para o desenvolvimento de teorias voltadas para o papel das equipes nas organizações, especialmente seu impacto nas variáveis organizacionais. Design/metodologia/abordagem: Considerando a análise proposta em dois níveis diferentes, adotou-se um modelo multinível. A amostra final foi composta por 730 indivíduos e 32 unidades. Coletaram-se os dados por meio de questionário composto por quatro escalas previamente validadas. A análise dos dados seguiu as seis etapas propostas por Hox, Moerbeek e Schoot (2017) para modelos multiníveis para cada uma das amostras. Resultados: O modelo explicativo apresentou uma relação preditiva entre realização (fator de bem-estar no trabalho), operacionalizada como variável de nível individual, e desempenho individual do trabalho; relação preditiva entre justiça interacional, também operacionalizada como variável individual, e desempenho individual do trabalho; e relação preditiva entre as percepções coletivas de suporte organizacional, operacionalizada como variável de nível de equipe, e desempenho individual do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research was based on the "happy, productive worker" hypothesis. The objective was to analyze the predictive relationships, through a multilevel approach, between the variables well-being at work, organizational justice, organizational support, and the dependent variable individual job performance. Originality/value: The multilevel study of individual job performance and its relations with well-being and organizational variables are still a current gap in the literature, as well as the possibility of testing whether well-being at work can be considered a collective phenomenon. The presence of organizational support in the model, operationalized at the team level, represents an important contribution to the development of theories focused on teams' roles in organizations, especially their impact on organizational variables. Design/methodology/approach: Considering the proposed analysis at two different levels, a multilevel design model was adopted. The final sample consisted of 730 individuals and 32 units. The data were collected through a questionnaire composed of four previously validated scales. Data analysis followed the six steps proposed by Hox, Moerbeek, and Schoot (2017) for multilevel models for each of the samples. Findings: The explanatory model presented a predictive relationship between achievement (well-being at work factor), operationalized as an individual-level variable, and individual job performance; a predictive relationship between interactional justice, also operationalized as an individual-level variable, and individual job performance, and a predictive relationship between collective perceptions of organizational support, operationalized as a team-level variable, and individual job performance.
  • IMPACTO ASSIMÉTRICO DO SENTIMENTO DO INVESTIDOR NA VOLATILIDADE DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO Finanças Estratégicas

    FERREIRA, TALIEH S. V.; MACHADO, MÁRCIO A. V.; SILVA, POLYANDRA Z. P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do sentimento do investidor sobre a volatilidade do mercado acionário brasileiro. Especifi camente, buscou-se identificar se o comportamento assimétrico do sentimento pode ser observado em mercados emergentes, considerando empresas que possuem características de difícil precificação. Originalidade/valor: Diferentemente da maioria dos estudos sobre sentimento do investidor, este foca seu impacto na volatilidade do mercado acionário, assim como nas características das empresas associadas à difícil precificação. Design/metodologia/abordagem: Utilizou-se a volatilidade do índice IBRX100 para representar o mercado acionário brasileiro, e, como proxy para sentimento do investidor, selecionou-se o índice de Miranda (2018) baseado em dados de mercado. Para as estimações, adotou-se a técnica de mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E), tendo em vista problemas com endogeneidade. Por fim, segregou-se a volatilidade das empresas em características de difícil precificação, para analisar a sensibilidade delas ao sentimento. Resultados: Os resultados indicam que o sentimento tem relação negativa e significativa com a volatilidade do mercado acionário brasileiro, bem como evidenciam um comportamento assimétrico, sendo mais forte estatisticamente em períodos pessimistas. Análises adicionais demonstraram que a capacidade explicativa do sentimento é sensível às carac terísticas das empresas, mas somente aquelas com alto book-to-market evidenciaram o comportamento assimétrico conforme esperado pela literatura. Os portfólios segmentados por tamanho e iliquidez mantiveram um comportamento assimétrico, mas a volatilidade das grandes empresas e das menos ilíquidas foi mais bem explicada pelo sentimento, indicando que o mercado brasileiro apresenta características distintivas em relação a mercados desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this study was to analyze the effect of investor sentiment on the volatility of the Brazilian stock market. Specifically, it aimed to identify if the asymmetric behavior of sentiment could be observed in emerging markets, considering companies that have characteristics that are difficult to price. Originality/value: Unlike most studies on investor sentiment, this study focuses on its impact on the stock market volatility, as well as on the characteristics of companies associated with difficult pricing. Design/methodology/approach: The volatility of the IBRX100 index was used to represent the Brazilian stock market, and as a proxy for investor sentiment it was selected Miranda's index (2018), based on market data. Data were estimated using the two-stage least squares (MQ2E) technique to address endogeneity problems. Finally, the volatility of companies with difficult-to-price characteristics was segregated to analyze their sensitivity to sentiment. Findings: The results indicate that sentiment has a negative and sig nificant relationship with the volatility of the Brazilian market, as well as evidences an asymmetrical behavior, being statistically stronger in pessimistic periods. Additional analyzes evidence that the explanatory sentiment capacity is sensitive to companies' characteristics, but only companies with a high book-to-market ratio showed asymmetric behavior, as expected by the literature. The portfolios segmented by size and illiquidity maintained an asymmetric behavior, but it was the volatility of the large companies and the less illiquid ones that were best explained by sentiment, indicating that the Brazilian market has distinctive characteristics in relation to developed markets.
  • RISCO DE FALÊNCIA EM SETORES DE INFRAESTRUTURA: UMA ANÁLISE DE 2006 A 2018 Finanças Estratégicas

    DELAPEDRA-SILVA, VANDERSON A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a probabilidade de inadimplência de empresas de infraestrutura, considerando as especificidades setoriais de suas atividades. Além disso, o trabalho procura identificar a aplicação de variáveis estruturais de probabilidade de inadimplência em um modelo de forma reduzida, a fim de identificar a significância de seu uso. Para isso, investigamos 1.520 empresas norte-americanas de seis setores diferentes vinculados à infraestrutura. Originalidade/valor: As análises realizadas para identificar a probabili dade de uma empresa falir dificilmente consideram sua particularidade setorial. Como resultado, embora a maioria dos modelos traga insumos importantes para a avaliação de riscos, a maioria deles não considera essa visão setorial. Nesse sentido, este trabalho tem como valor e originalidade contribuir para o preenchimento dessa lacuna e identificar a existência de diferenças setoriais na análise de risco de inadimplência em empresas de infraestrutura no mercado norte-americano, no período entre 2006 e 2018. Design/metodologia/abordagem: O estudo realizou uma regressão logística (modelo logit) usando 11 variáveis do modelo estabelecidas no cálculo da probabilidade de inadimplência. O estudo também utilizou a variável distância até o default como variável explicativa, a fim de identificar sua capacidade de explicar o fenômeno pesquisado. Resultados: O estudo identificou que, além do tamanho das empresas, a distância até o default é a única variável que pode ser aplicada com significância em todos os setores analisados. Além disso, constatou-se que as empresas do setor de petróleo e gás têm menos sensibilidade a essa variável do que as empresas dos outros setores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research aims to identify the probability of default of infrastructure companies considering the sector specificities of their activities. In addition, the work seeks to identify the application of structural variables of probability of default in a model in a reduced way in order to identify the significance of its use. For this purpose, we investigated 1,520 North American companies from six different sectors linked to infrastructure. Originality/value: The analyzes carried out to identify the probability of a company going bankrupt hardly consider its sectorial particularity. Although most models bring important inputs for risk assessment, most of them do not consider this sectoral view. Then, this work has as value and originality the contribution to fill this gap and identify the existence of sectorial differences in the analysis of default risk in infrastructure companies in the North American market in the period between 2006 and 2018. Design/methodology/approach: The study performed a logistic regression (logit model) using 11 model variables established in calculating the probability of default. It also used the variable distance to default as an explanatory variable in order to identify its ability to explain the researched phenomenon. Findings: The study identified that, in addition to the size of the companies, the distance to default variable is the only variable that can be applied with significance in all the analyzed sectors. In addition, it was identified that companies in the oil and gas sector have less sensitivity to this variable than companies in the other sectors.
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