Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 8, Publicado: 2023
  • Validação das medições automatizadas das variáveis de mobilização do solo com sensores laser e ultrassom Articles

    Azevedo, Gabrielle C. R. de; Zimmermann, Gabriel G.; Jasper, Samir P.; Ferraz, Rafael da S.; Moreno, Fernanda G.; Savi, Daniel

    Resumo em Português:

    RESUMO A qualidade desta operação de preparo do solo pode ser mensurada por equipamentos denominados perfilômetros, fornecendo informações quanto a rugosidade, área mobilizada, empolamento e espessura do solo trabalhada. Porém, trata-se de equipamento antiquado, com elevadas horas de trabalho no campo e escritório. Assim, o objetivo do trabalho foi construir um perfilômetro eletrônico utilizando triangulação a laser e sensores de ultrassom para medição de perfis de solo mobilizados digitalmente. Em seguida, os resultados obtidos foram comparados com os obtidos com um perfilômetro de barra deslizante tradicional para avaliar a precisão e eficiência dos sensores. Para o experimento conduzido em ambiente controlado, adotou-se o delineamento inteiramente casualizado. As variáveis foram mensuradas, sete vezes, através dos três perfilômetros (eletrônico a laser, eletrônico a ultrassom e o tradicional) nos perfis original, elevado e mobilizado do solo. Verificou-se que o perfilômetro eletrônico com ultrassom diferiu na totalidade das mensurações em relação ao perfilômetro convencional, com o sensor a laser apenas na rugosidade modificada.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Ultrasound underestimates the variables modified roughness, elevated area, mobilized area, blistering, and thickness. Readings of cut-out and mobilized profiles by ultrasound were divergent. Readings of natural profile by both sensors was similar to that obtained with the conventional profilometer.
  • Estratégias de manejo para Anredera cordifolia na cultura do café Articles

    Silva, Paulo V. da; Coeti, João P. Z.; Ferrari, Andrea; Melo, Karolainy T. da S.; Dias, Roque de C.; Schedenffeldt, Bruna F.; Monquero, Patricia A.; Salmazo, Pedro A. V.; Medeiros, Elias S. de; Bicalho, Carolina C.; Mauad, Munir

    Resumo em Português:

    RESUMO Plantações de café instaladas em altitudes elevadas e próximas a áreas florestais têm sido altamente infestadas por Anredera cordifolia. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de diferentes tratamentos herbicidas pré e pós-emergência sobre A. cordifolia após roçada mecânica. Para tanto, foi conduzido um experimento de campo em uma lavoura de café com infestação natural de A. cordifolia em um delineamento inteiramente casualizado com esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições, sendo a parcela principal os tratamentos com aplicação de herbicida e a subparcela os dias após a aplicação inicial (DAI). Os tratamentos foram compostos por: saflufenacil + glifosato (70 + 960 g i. a. ha-1); clorimuron + glifosato (80 + 960 g i. a. ha-1); metsulfuron + glifosato (6 + 960 g i. a. ha-1); flumioxazin + glyphosate (25 + 960 g i. a. ha-1) e glifosato (960 g i. a. ha-1); com uma aplicação sequencial de: glifosato (960 g i. a. ha-1); (6) glifosato + indaziflam (960 g i. a. ha-1); e indaziflam (75 g i. a. ha-1), além de uma testemunha sem aplicação de herbicida. O manejo integrado é fundamental para o controle adequado de A. cordifolia, devido ao seu desenvolvimento vegetativo agressivo. O controle mecânico, seguido da aplicação dos tratamentos flumioxazin + glyphosate e metsulfuron + glyphosate na primeira aplicação e indaziflam sequencial mostrou-se eficaz. O controle dessa planta daninha deve ser baseado na remoção de seus resíduos vegetais do campo para reduzir a rebrota e a germinação de tubérculos aéreos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Mechanical control is not efficient for the control of Anredera cordifolia. The single application of an herbicide, pre- or post-emergence or the combination of the two, is not efficient. Mechanical control with pre- and post-emergence herbicides is efficient in the control of Anredera cordifolia.
  • Intensidade e tamanho amostral para avaliar perdas de colheita na cultura da soja Articles

    Lambrecht, Darlei M.; Lúcio, Alessandro D.; Martin, Thomas N.; Feldmann, Antonia B. S.; Amaral, Rogério P.; Buligon, Iuri de O.; Tolfo, Thauan de C.; Diel, Maria I.

    Resumo em Português:

    RESUMO Devido às perdas de grãos que ocorrem durante a operação de colheita por não realizar a amostragem, ou realizá-la de forma ineficiente, é necessário seu dimensionamento para que seja confiável e eficiente, para que se possa realizar a adequada regulagem da colhedora e evitar as perdas de colheita. Neste sentido o objetivo desta pesquisa foi estimar a intensidade e tamanho amostral para avaliar perdas de colheita na cultura da soja. Foram realizadas amostragens em cinco localidades de produção soja, sendo avaliadas três colhedoras. Para mensuração, foram utilizadas estruturas de madeira quadradas, com dimensões de 50 × 50 cm, em que as mesmas foram dispostas longitudinalmente em toda a largura da plataforma da colhedora após a passagem da mesma. Esse processo foi repetido 25 vezes em cada local. Devido à maior largura da plataforma da colhedora na localidade 1, foi possível simular diferentes tamanhos amostrais para esta situação (50 × 100, 50 × 150, 50 × 200 e 50 × 250 cm). Para as demais localidades foi possível simular apenas um tamanho amostral de 50 × 100 cm. Para estimar perdas de colheita de colhedoras que possuem largura de plataformas de colheita de 62 pés, recomenda-se amostrar apenas a metade da largura de colheita. Já para as colhedoras com dimensões de plataformas de 12,5 e 17 pés de corte é recomendado que seja amostrado toda a largura de colheita com uma semi-amplitude do intervalo de confiança igual a 20% da média para todas as colhedoras.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Large harvesters require sampling of harvest losses only at half the header width. Small harvesters require sampling across the entire header width. A 62-foot harvester header has higher losses at the ends and center of the header.
  • Seletividade de herbicidas pós-emergentes na cultura da soja e sua eficácia no controle de Conyza spp. Articles

    Silva, Paulo V. da; Medeiros, Elias S. de; Schedenffeldt, Bruna; Vendruscolo, Marlon A.; Zamignam, Daniel; Salmazo, Pedro A. V.; Dias, Roque de C.; Mauad, Munir; Bicalho, Carolina C.; Monquero, Patricia A.

    Resumo em Português:

    RESUMO O manejo de Conyza spp., se torna cada vez mais desafiador em soja, principalmente na pós-emergência, logo, deve-se atrelar eficácia de controle com seletividade. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos fitotóxicos na cultura da soja e o controle de Conyza spp. em estágio fenológico avançado, através de diferentes herbicidas registrados em pós-emergência para a cultura da soja. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com parcelas subdividadas no tempo com 4 repetições, sendo composto por 14 tratamentos: cloransulam em três diferentes doses (30, 35 e 40 g.i.a.ha-1); fomesafen (250 g i.a. ha-1); imazethapyr (100 g i.a. ha-1); chlorimuron em três diferentes doses (15,18 e 20 g i.a. ha-1);flumetsulam (108 g i.a. ha-1); lactofen (180 g i.a. ha-1); bentazon (720 g i.a. ha-1) e flumiclorac (60 i.a. ha-1). Todos foram associados com o glifosato (1080 g i.a. ha-1), além de duas testemunhas,uma capinada e outra sem. Foram realizadas avaliações visuais de fitotoxicidade na cultura da soja e de controle na planta daninha nos 7, 14, 21, 28 e 35 dias após tratamento (DAT). O bentazon se destacou entre todos os tratamentos, apresentando adequada seletividade na soja, além de efetivo controle de plantas daninhas aos 14 DAT. Nenhuma dose dos herbicidas cloransulam e chlorimuron foram eficazes no controle de Conyza spp. O estádio fenológico de Conyza spp. e a disponibilidade hídrica impacta o controle de plantas daninhas em herbicidas de pós-emergência e seletividade em soja.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The advanced phenological stage of Conyza spp. may affect the effectiveness of post-emergence herbicides on soybean. Flumetsulam causes phytotoxicity in soybean. Diversification of the chemical control strategy for Conyza spp.
  • Pesticidas organoclorados e organofosforados em solos vulneráveis de um aquífero no norte da Colômbia Articles

    Rosso-Pinto, Mauricio; Vergara-Flórez, Vicente; Marrugo-Negrete, José L.

    Resumo em Português:

    RESUMO O aquífero de Morroa é uma fonte essencial para o abastecimento de água em Sucre, Colômbia, com mais de 500.000 usuários que podem estar em risco devido à contaminação por pesticidas que provêm de diferentes atividades agrícolas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação entre a presença de pesticidas e as propriedades físico-químicas dos solos nas áreas mais vulneráveis do Aquífero Morroa. Para isso foi aplicado um inquérito sobre a utilização de pesticidas aos agricultores e foram coletadas amostras de solo para análise de pesticidas e propriedades físico-químicas. Os resultados mostraram que os solos nestas áreas são relativamente homogéneos em termos de textura, pH, Capacidade de Troca Catiônica e Matéria Orgânica. Os pesticidas detectados nestes solos foram Malathion, β-BCH, p-p’DDE, m-p’DDD, p-p’DDT, Endosulfan, Endrincetone, Chlorpyrifos, Dieldrin, Endosulfan-Sulfate, Heptachlor-epóxido e Parathion. O pH, a textura do solo e as características intrínsecas do pesticida são as variáveis mais influentes de acordo com os resultados estatísticos. Este estudo também mostra a distribuição espacial da concentração de pesticidas em toda a área do aquífero. O mapa elaborado constitui uma ferramenta para o planeamento de atividades agrícolas que subsidia a tomada de decisões e a implementação de medidas para mitigar os potenciais impactos causados pela poluição causada pelos pesticidas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Glyphosate is the farmers’ most widely used pesticide in the Morroa aquifer recharge area in Sucre, Colombia. The highest pesticide concentration was found in the northern Corozal municipality area. Fine textures and low pH determine the presence or absence of pesticides in the most vulnerable areas of the Morroa aquifer.
  • Indicadores econômicos para o feijão-caupi cultivado sob diferentes lâminas de irrigação Articles

    Carvalho, Erika de O. T. de; Costa, Deborah L. P.; Luz, Denilson B. da; Rua, Matheus L.; Velame, Maria de L. A.; Monteiro, Adrielle C.; Vieira, Igor C. de O.; Pinto, João V. de N.; Fernandes, Gabriel S. T.; Nunes, Hildo G. G. C.; Souza, Paulo J. de O. P. de; Santos, Marcos A. S. dos

    Resumo em Português:

    RESUMO O feijão-caupi apresenta grande importância socioeconômica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo que a busca por alternativas que ofereçam aumento de produtividade com retorno financeiro tem se tornado um importante desafio. Assim, o objetivo deste trabalho foi estimar e avaliar os indicadores econômicos da produção de feijão-caupi nos anos de 2015 e 2016 quando da aplicação de irrigação por gotejamento em diferentes lâminas. Os tratamentos de irrigação foram baseados na evapotranspiração da cultura (ETc). O experimento foi instalado em blocos ao acaso com quatro tratamentos (0, 25, 50 e 100% da ETc) e seis repetições. Para análise econômica, os resultados foram extrapolados para uma área de um hectare. A produtividade em 2015 foi inferior à de 2016; porém, em todos os tratamentos, a produtividade foi sempre maior quando as plantas foram cultivadas sob irrigação adequada. Em ambos os anos, os custos operacionais totais foram maiores sob irrigação do que sob condições de sequeiro. O tratamento 100% ETc resultou em maior número de sacas de feijão-caupi (60 kg) produzidas e receita bruta superior ao tratamento de sequeiro em 17 sacas ha-1, equivalente a 1.020 kg ha-1 (receita bruta US$ 711,48) e 16 sacas ha-1, equivalente a 960 kg ha-1 (receita bruta US$ 867,12), em 2015 e 2016, respectivamente. A deficiência hídrica limitou a produtividade do feijão-caupi nos dois anos, mas inviabilizou economicamente o cultivo apenas em 2015.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Irrigation positively influences gross revenue and profitability index. Cowpea yield was negatively affected by the occurrence of extreme weather events. Deficit irrigation of up to a depth of 50% of water demand provides water sustainability and production profitability.
  • Seleção de acessos de feijão-fava nos estádios verde e seco Articles

    Damas, Loren R.; Barroso, Priscila A.; Assunção Neto, Wilson V. de; Lopes, Angela C. de A.; Silva Junior, José V. da; Gomes, Regina L. F.; Medeiros, Artur M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A seleção de acessos de feijão-fava nos estádios verde e seco é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade da cultura no país e garantir uma fonte de proteína vegetal para a população. O uso de componentes principais e índices de seleção não-paramétricos podem ser utilizados para identificar acessos promissores com base em características agronômicas desejáveis. O objetivo do presente estudo foi selecionar acessos de variedades crioulas de feijão-fava nos estádios frescos e secos utilizando componentes principais e índices de seleção não paramétricos. O experimento foi disposto em delineamento em blocos casualizados, sendo avaliados 13 tratamentos em quatro repetições. A parcela experimental conteve 20 plantas em sua área útil. Os dois primeiros componentes principais, para os dois estádios, explicaram mais de 80% da variação encontrada entre os acessos. Os índices de seleção de Mulamba & Mock e Genótipo-Ideótipo foram eficientes na classificação de variedades promissoras para programas de melhoramento. O acesso UFPI 1111 pode ser direcionado para a produção de fava verde, e os acessos UFPI 1248 e UFPI 1294 podem ser utilizados para programas de melhoramento de fava seca.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: There is genetic variability in bean germplasm for production components. Lima bean accessions should be selected independently for fresh and dry lima bean production. Dry lima beans showed an inverse relationship between the traits associated with pod production and number of pods.
  • Resposta da vegetação semiárida à seca agrícola determinada por índices derivados do satélite MODIS Articles

    Lima, Sabrina C. de; Moraes Neto, João M. de; Lima, Josilene P.; Lima, Felipe C. de; Saboya, Luciano M. F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os índices baseados em dados de sensores remotos desempenham um papel importante na caracterização, mapeamento e monitoramento de uma seca. Com isso, o objetivo deste estudo foi monitorar a dinâmica da seca agrícola, por meio da resposta da vegetação, na região semiárida que compreende o estado da Paraíba, Brasil, por meio de produtos de satélite MODIS aplicados ao VCI (índice de condição da vegetação), TCI (índice de condição térmica) e VHI (índice de saúde da vegetação). E também, avaliar a correspondência do índice VHI com o índice de precipitação padronizada (SPI) e o índice de precipitação padronizada agrícola (aSPI). Neste trabalho, as climatologias de NDVI (índice de vegetação por diferença normalizada) e LST (temperatura da superfície terrestre) - abrangendo o período entre 2010 e 2020 - foram usadas para estimar VCI, TCI e VHI. Além disso, foi avaliado a correspondência do VHI e o índice padronizado de precipitação (SPI) e índice agrícola de precipitação (aSPI), na escala de tempo de 12 meses, conduzidas usando a análise de correlação de Pearson. Na região de estudo predominaram características de uma vegetação estressada, devido à irregularidade de precipitação e altas temperaturas. Confirmando a possibilidade da detecção das secas através do VHI, VCI e TCI. E que os índices detectados remotamente e através de dados locais estão fortemente correlacionados na detecção de seca.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The study provides a reference for evaluation and selection of indices for monitoring droughts in Paraíba state. Vegetation health index (VHI) allows drought observations in high spatial and temporal resolution. Using drought indices allows effective, innovative and efficient drought management.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com