Acessibilidade / Reportar erro

Letramento funcional em saúde na perspectiva da Enfermagem Gerontológica: revisão integrativa da literatura

Objetivo:

Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o letramento funcional em saúde, na perspectiva da produção da Enfermagem Gerontológica.

Método:

Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE, PubMed, LILACS, IBECS, BDENF e CidSaúde, incluídos estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, no período de 2005-2014. Os estudos foram selecionados pelo assunto principal, como educação de pacientes, alfabetização em saúde, escolaridade, idoso, educação em saúde e autocuidado.

Resultados:

Foram encontrados 58 estudos, pré-selecionados 33, porém somente 17 compuseram a amostra final, sendo 15 internacionais e dois nacionais.

Conclusões:

Os resultados apontam a integração de saberes sobre a avaliação do letramento funcional em saúde de idosos. O inadequado letramento foi evidente, demostrando impactar sobremaneira a gestão em saúde, principalmente aqueles com doença crônica de longa duração, além da compreensão inadequada de horários e dosagens de medicamentos, destacando que novas estratégias podem ser pensadas para o empoderamento e melhor controle da saúde.

Alfabetização em Saúde; Educação em Saúde; Idoso; Enfermagem


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com