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Práticas educacionais para mulheres idosas norteadas pelos construtos de Paulo Freire: revisão de escopo

Resumo

Objetivo

mapear as evidências científicas sobre as práticas educacionais para mulheres idosas norteadas pelos construtos de Paulo Freire.

Método

Trata-se de revisão de escopo utilizando a metodologia do Instituto Joanna Briggs (JBI). O protocolo foi registrado na plataforma Open Science Framework (OSF), DOI: 10.17605/OSF.IO/RP9EV. A busca foi realizada nas bases de dados: MEDLINE/Pubmed, Web of Science, LILACS, BDENF, SCOPUS e Cochrane e na literatura cinzenta disponível no Google Scholar e no Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A busca e o processo de triagem ocorreram nos meses de agosto e setembro de 2022. Foram incluídos estudos publicados com texto disponível na íntegra sem delimitação de idioma e recorte temporal. Foram utilizados os descritores e palavras-chave, combinados com os operadores booleanos OR e AND: mulher idosa, old woman, aged, aged 60 and over, seniors, older and people, older and adults, elderly, prática educativa, educational practices, health education, construtos de Paulo Freire, liberating education, Paulo Freire.

Resultados

O total de estudos incluídos foi composto de 16 publicações, predominando a abordagem qualitativa e os relatos de experiência. Os anos de publicação variaram entre 1999 a 2021, os idiomas identificados foram o português e inglês. Foram organizadas como práticas educacionais seguindo o referencial de Paulo Freire: círculos de cultura, oficinas e jogos, como as mais abordadas.

Conclusão

Os estudos mostraram que as práticas educacionais são participativas e dialógicas e poderão contribuir no empoderamento da mulher idosa quanto ao autocuidado.

Palavras-Chave:
Educação em Saúde; Mulheres; Idoso

Abstract

Objective

To map the scientific evidence on educational practices for older women guided by the constructs of Paulo Freire.

Method

This is a scope review using the methodology of the Joanna Briggs Institute (JBI). The protocol was registered on the Open Science Framework (OSF) platform, DOI: 10.17605/OSF.IO/RP9EV. The search was conducted in the following databases: MEDLINE/PubMed, Web of Science, LILACS, BDENF, SCOPUS, and Cochrane, as well as grey literature available on Google Scholar and the Theses and Dissertations Portal of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). The search and screening process took place in August and September 2022. Published studies with full-text available were included without language or time frame limitations. Descriptors and keywords were used, combined with boolean operators OR and AND: Older woman, old woman, aged, aged 60 and over, seniors, older adults, elderly, educational practices, health education, constructs of Paulo Freire, liberating education, Paulo Freire.

Results

The total number of included studies consisted of 16 publications, predominantly qualitative approaches and experiential reports. The publication years ranged from 1999 to 2021, with languages identified as Portuguese and English. Educational practices were organized following the framework of Paulo Freire, with cultural circles, workshops, and games being the most addressed topics.

Conclusion

The studies showed that educational practices are participatory and dialogical, and they may contribute to empowering older women in terms of self-care.

Keywords
Health Education; Women; Aged

INTRODUÇÃO

Acompanhado do envelhecimento populacional, ocorre o processo de feminização do envelhecimento, onde a proporção de mulheres idosas supera a população masculina e em diversas regiões do mundo a proporção de mulheres ultrapassa a metade da população idosa11 Oliveira FA, Lima AF de, Santiago AB, Moura D de JM, Guedes MVC, Coelho M de MF. A prática de atividades lúdicas para promoção da saúde à pessoa idosa: uma experiência com oficinas educativas. Rev APS [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mar 28]; 23(4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16724,22 Silva Sousa NF, Lima MG, Cesar CLG, de Azevedo Barros MB. Active aging: Prevalence and gender and age differences in a population-based study. Cad Saude Publica [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mar 28]; 34(11):e00173317. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/CgHpmyrd4pDy3yq5dMLmLbs/.

Apesar da maior expectativa de vida, as mulheres apresentam pior qualidade de saúde na velhice, sobretudo pelas relações de gênero durante a vida que impactam no acesso a recursos e oportunidades, gerando efeitos negativos cumulativos22 Silva Sousa NF, Lima MG, Cesar CLG, de Azevedo Barros MB. Active aging: Prevalence and gender and age differences in a population-based study. Cad Saude Publica [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mar 28]; 34(11):e00173317. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/CgHpmyrd4pDy3yq5dMLmLbs/. O envelhecimento da população feminina está associado ao declínio físico e ao risco de incapacidade funcional com o desenvolvimento de doenças crônicas. À medida que envelhecem, elas também vivenciam mais restrições sociais, financeiras e culturais. Essas restrições, afetam a qualidade de vida, que muitas vezes piora com o tempo implicando riscos à saúde33 Cepellos VM. Feminization of aging: a multifaceted phenomenon beyond the numbers. Rev Adm Empres [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mar 28]; 61(2):1-7. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/9GTWvFfzYFnzHKyBhqGPc4j/,44 Alvaro SSS de O, Mello LA de, Bernardo LD, Raymundo TM. Navegando em ondas virtuais: barreiras e facilitadores para a inclusão digital de idosos. Res Soc Dev [Internet]. 2022 [acesso em 2023 mar 29]; 11(9):e19111931685. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31685.

Na busca da melhoria da qualidade de vida de mulheres idosas, deve-se elaborar mecanismos para reduzir as situações de vulnerabilidade e agravos a saúde. Ações de educação em saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida é um recurso para viabilizar a promoção da saúde por meio do fomento ao autocuidado55 Abreu MA, Soares FD de S, Carvalho DP de SRP. Contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde: uma revisão integrativa. Rev Temas em Educ [Internet]. 2021[acesso em 2023 mar 29]; 30(3):141–56. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59991. As práticas educacionais dialógicas, reflexivas e problematizadoras podem constituir processos educativos transformadores para o desenvolvimento da autonomia desse público55 Abreu MA, Soares FD de S, Carvalho DP de SRP. Contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde: uma revisão integrativa. Rev Temas em Educ [Internet]. 2021[acesso em 2023 mar 29]; 30(3):141–56. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59991,66 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 43ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2006.. O uso de metodologias norteadas pelos pressupostos de Paulo Freire permite a troca de saberes com perspectiva de transformar o mundo, superando as opressões55 Abreu MA, Soares FD de S, Carvalho DP de SRP. Contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde: uma revisão integrativa. Rev Temas em Educ [Internet]. 2021[acesso em 2023 mar 29]; 30(3):141–56. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59991.

As práticas educacionais são dispositivos transformadores da realidade social para promover a saúde de indivíduos e/ou coletividade, conduzindo o indivíduo à sua autonomia e emancipação, por meio de um pensar crítico e reflexivo, e capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para cuidar de si, de sua família e coletividade. É parte integrante do cuidado em saúde, e objetiva à construção compartilhada do saber sobre o processo saúde-doença-cuidado-educação77 Nemer CRB, Silva MP da, Santos ISR, Ferreira LD, Flexa R dos S, Teixeira E. Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 29]; 1157–64. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/8023/pdf_1,88 Antonini FO, Heideman ITSB. Paulo Freire’s research itinerary: contributions for promoting health in the teaching profession. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 29]; 73(4):e20190164. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/C6dx6SyfFgm9txBtTnWcDhh/?lang=en.

As obras e pensamentos freireanos utilizados nas práticas educacionais, ressaltam a importância do diálogo, cultura, educação libertadora e emancipação e tem como princípios a amorosidade, dialogicidade, escuta atenta, respeito ao outro, altruísmo, construção bilateral do conhecimento, horizontalidade, autonomia e consequente empoderamento66 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 43ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2006.

7 Nemer CRB, Silva MP da, Santos ISR, Ferreira LD, Flexa R dos S, Teixeira E. Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 29]; 1157–64. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/8023/pdf_1
-88 Antonini FO, Heideman ITSB. Paulo Freire’s research itinerary: contributions for promoting health in the teaching profession. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 29]; 73(4):e20190164. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/C6dx6SyfFgm9txBtTnWcDhh/?lang=en.

O desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permite desvelar a realidade e propor ações transformadoras. Apesar de reconhecer a importância dos pressupostos teóricos de Paulo Freire para o desenvolvimento de práticas educacionais entre mulheres idosas afim de promover sua saúde, percebe-se uma lacuna de informações na literatura a respeito da temática. Assim, fazem-se necessários estudos que descrevam como acontecem as práticas educacionais para esse público. Tais informações são relevantes para a comunidade científica para nortear estudos de intervenção. O estudo tem como objetivo mapear as evidências científicas sobre práticas educacionais para mulheres idosas norteadas pelos construtos de Paulo Freire.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão de escopo com protocolo de pesquisa registrado no Open Science Framework sob identificação: https://osf.io/grptz, DOI: 10.17605/OSF.IO/RP9EV, desenvolvida e estruturada com base nas recomendações do método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs (JBI)99 Peters MD, Godfrey C, McInerney P, Baldini SC, Khalil H, Parker D. Scoping Reviews. In: Aromataris E, Munn Z, editors. Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. Austrália: The Joanna Briggs Institute; 2017., observando o guia internacional PRISMA-ScR99 Peters MD, Godfrey C, McInerney P, Baldini SC, Khalil H, Parker D. Scoping Reviews. In: Aromataris E, Munn Z, editors. Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual. Austrália: The Joanna Briggs Institute; 2017.,1010 Joanna Briggs Institute (JBI). Reviewer's manual: 2015 edition/supplement. Austrália: JBI; 2015..

Para alcançar o objetivo proposto, foram seguidos os seguintes passos metodológicos recomendados por essa modalidade: (1) identificar a questão de pesquisa; (2) buscar estudos relevantes; (3) selecionar os estudos, com dois pesquisadores trabalhando de forma independente; (4) extrair dados; (5) separar, sumarizar e apresentar relatório de resultados; e (6) divulgar os resultados1111 Peters MD, Godfrey CM, Khalil H, McInerney P, Parker D, Soares CB. Guidance for conducting systematic scoping reviews. Int J Evid Based Healthc. 2015;13(3):141-6..

Para construção da questão norteadora utilizou-se a estratégia PCC, sendo “P” para População – mulher idosa, “C” Conceito – prática educacional, e “C” Contexto – Construtos de Paulo Freire, com base nessas informações foi estabelecida a seguinte pergunta: Como se caracterizam as evidências sobre as práticas educacionais voltadas para promoção da saúde entre mulheres idosas?

Foram incluídos nesta revisão estudos disponíveis na íntegra, sem limitação de idiomas e recorte temporal, que abordassem práticas educacionais norteadas pelos constructos de Paulo Freire e aplicada às mulheres idosas. Foram considerados desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais, estudos observacionais analíticos, estudos observacionais descritivos, estudos qualitativos e revisões. Excluiu-se estudos que não responderam à pergunta de pesquisa, resumos publicados em anais de eventos, editoriais, cartas ao editor e os duplicados.

A busca ocorreu em setembro e outubro de 2022, por meio do acesso remoto às bases de dados, a partir do registro no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A estratégia de busca foi elaborada a partir dos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH) para amplitude dos resultados nas bases de dados, compondo as palavras-chaves pela necessidade de maior expansão dos resultados da busca. As estratégias foram aplicadas, adaptadas para cada base de dados: MEDLINE via PubMed, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Base de Dados de Enfermagem (Bdenf), Scopus, Web of Science (WoS) e Cochrane. Também foram adicionadas fontes oriundas da literatura cinzenta por meio do Google Scholar e no Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os descritores cruzados com operadores booleanos OR e AND, geraram as estratégias de busca descritas no Quadro 1.

Quadro 1
Estratégia de seleção dos artigos. Recife, PE, 2022.

As publicações encontradas foram armazenadas e organizadas no gerenciador de referências Endnote Web®, para identificação e exclusão de duplicatas. Posteriormente foram importadas para o aplicativo Rayyan Web®, onde ocorreu a segunda etapa de exclusão das duplicatas e decisão de permanência das publicações pelos autores às cegas. Nessa etapa, foi realizada a leitura exploratória de títulos e resumos por pares de revisores de forma independente, julgando os estudos que tinham relações com a pergunta e objetivo da pesquisa. As discordâncias foram resolvidas por consenso entre pares e pela avaliação de um terceiro revisor, quando mantida a discordância. Os estudos pré-selecionados foram lidos na íntegra para avaliação do conteúdo quanto à sua contribuição na compreensão do fenômeno estudado e posterior síntese de dados.

Para a extração dos dados foi utilizado um formulário desenvolvido pelos autores, com as seguintes informações: identificação do artigo, autor, ano de publicação, objetivo, desenho do estudo, participantes, principais resultados e conclusões dos estudos, prática educacional e os construtos de Paulo Freire contemplados, seguida de descrição detalhada de como aconteceu. Essas informações foram dispostas em dois quadros, de modo alinhado ao objetivo desta revisão de escopo.

RESULTADOS

Nas bases de dados inicialmente identificou-se 2.694 artigos, após remoção das duplicadas, restaram 2.631 artigos e acrescentados mais 04 estudos da literatura cinzenta, totalizando 2.635 estudos. Após leitura de título e resumo, foram excluídos 2609 artigos por não abordarem a temática desta pesquisa. Ficaram selecionados 26 publicações para leitura na íntegra. Posteriormente excluiu-se 10 por não abordarem práticas educacionais utilizando o referencial de Paulo Freire. Adicionalmente, foi utilizada a estratégia de busca Snowballing nas referências dos artigos selecionados para esta revisão, entretanto não foi identificado estudos que atendessem os critérios de inclusão. A amostra final foi composta de 16 publicações, conforme o guia internacional PRISMA (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma Prisma adaptado do PRISMA-ScR segundo o Joanna Briggs Institute88 Antonini FO, Heideman ITSB. Paulo Freire’s research itinerary: contributions for promoting health in the teaching profession. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 29]; 73(4):e20190164. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/C6dx6SyfFgm9txBtTnWcDhh/?lang=en. Recife, PE, Brasil, 2022.

Dentre os 16 artigos encontrados, 05 foram na base de dados da Lilacs1212 Alves LH de S, Boehs AE, Heidemann ITSB. Family health strategy professionals and users’ perception on health promotion groups. Texto e Context Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2023 mar 30];21(2):401–8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Jc7vRdKrPqkxJKG3RctDDzD/?lang=pt

13 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, et al. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 30];16(4):479–84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15199

14 Patrocínio WP, Pereira B da P da C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 29]; 11(2):375-394. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rKF9t3hYRSzqFgMtj9yvVnm/

15 Alencar MDSS, Barros FDO, Resende Gonçalves De Carvalho CM. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai 02]; 21(4):369–381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/kn3HWwdjtjBnznWdh3Ly5Xk/abstract/?lang=pt
-1616 Olympio PCAP. Gerontotecnologia na enfermagem: o emprego de jogos na educação em saúde com idosos sobre envelhecimento ativo e saudável. / Paula Cristina de Andrade pires Olympio. –Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2015., 07 na Scopus1717 Baldissera VDA, Bueno SMV, Hoga LAK. Aperfeiçoamento da sexualidade de mulheres idosas por meio da educação emancipatória. Health Care for Women International. 2012, 33 (10), 956-972.

18 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/

19 Gautério DP, Vidal DAS, Barlem JGT, Santos SS. Action by nurses to educate older adults: the family health strategy. Rev Enferm UERJ. 2013 [acesso em 2023 mai 04]; 21(2):824–8. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/12302/9581

20 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31
https://doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31...

21 Portella MR. Caring for healthy aging: building an educational process with rural women. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [acesso em 2023 mai 04]; 52(3):355–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9L3fDtgfpFGXpdbKhnR7k3L/?lang=pt

22 Tavares DM dos S, Rodrigues RAP. Educação conscientizadora do idoso diabético: uma proposta de intervenção do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2002 [acesso em 2023 mai 04]; 36(1):88–96. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pvGc5qBfkr8V9hspXmmKykj/abstract/?lang=pt
-2323 Souza JB, Heidemann ITSB, Massaroli A, Geremia DS. Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience. Rev Bras Enferm. 2021;74. e 04 estudos na literatura cinzenta2424 Olympio PC de AP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mai 04]; 71 2:818–26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/D6WJPNcXg4K8DLXBYHrS6Cz/?lang=pt

25 Diogo MJDE, Ceolim MF, Cintra FA. Teaching program for elderly women who care for elderly relatives in their home: report of experience. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005 [acesso em 2023 mai 05]; 39(1):97–102. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WwPQLpRzgy6SYHBTnPhPHJP/

26 Moura MAV, Domingos AM, Rassy ME de C. A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. 2010 [acesso em 2023 mai 04]; 14(4):848–55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/S3Brx55Bx66QJPWPrK8S4Bm/
-2727 Pereira DDA, Todaro MDÁ, Cachioni M. Educação permanente e o círculo de cultura freireano: diálogos com idosos. Ideação [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 05]; 24;23(2):46–64. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624, através de pesquisa utilizando os descritores e palavras chaves por meio do Google Acadêmico. As publicações se apresentaram dispersas entre os anos de 1999 a 2021, o idioma predominante foi o português com quatorze estudos realizados no Brasil e um estudo em inglês, realizado no Canadá1818 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/. Em relação ao desenho dos estudos, foram predominantes a abordagem qualitativa, ancorada na observação participante1212 Alves LH de S, Boehs AE, Heidemann ITSB. Family health strategy professionals and users’ perception on health promotion groups. Texto e Context Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2023 mar 30];21(2):401–8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Jc7vRdKrPqkxJKG3RctDDzD/?lang=pt,1414 Patrocínio WP, Pereira B da P da C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 29]; 11(2):375-394. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rKF9t3hYRSzqFgMtj9yvVnm/,1515 Alencar MDSS, Barros FDO, Resende Gonçalves De Carvalho CM. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai 02]; 21(4):369–381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/kn3HWwdjtjBnznWdh3Ly5Xk/abstract/?lang=pt,1818 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/,2121 Portella MR. Caring for healthy aging: building an educational process with rural women. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [acesso em 2023 mai 04]; 52(3):355–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9L3fDtgfpFGXpdbKhnR7k3L/?lang=pt, seguido de relato de experiência1313 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, et al. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 30];16(4):479–84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15199,2323 Souza JB, Heidemann ITSB, Massaroli A, Geremia DS. Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience. Rev Bras Enferm. 2021;74.,2525 Diogo MJDE, Ceolim MF, Cintra FA. Teaching program for elderly women who care for elderly relatives in their home: report of experience. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005 [acesso em 2023 mai 05]; 39(1):97–102. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WwPQLpRzgy6SYHBTnPhPHJP/,2626 Moura MAV, Domingos AM, Rassy ME de C. A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. 2010 [acesso em 2023 mai 04]; 14(4):848–55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/S3Brx55Bx66QJPWPrK8S4Bm/ e pesquisa-ação1717 Baldissera VDA, Bueno SMV, Hoga LAK. Aperfeiçoamento da sexualidade de mulheres idosas por meio da educação emancipatória. Health Care for Women International. 2012, 33 (10), 956-972.,2020 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31
https://doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31...
. (Quadro 2).

Quadro 2
Caracterização dos estudos que compuseram a amostra (n=16). Recife, PE, 2022.

Os construtos de Paulo Freire identificados no Quadro 3, foram: diálogo, problematização, autonomia, respeito pelo educando, escuta atenta, construção bilateral do conhecimento, participação, criticidade, amorosidade, horizontalidade. Os conceitos subjacentes foram a reflexão crítica, a conscientização, as relações dialógicas entre educador e educando e o caráter transformador da educação. Em relação as práticas educacionais, foram encontrados círculos de cultura1212 Alves LH de S, Boehs AE, Heidemann ITSB. Family health strategy professionals and users’ perception on health promotion groups. Texto e Context Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2023 mar 30];21(2):401–8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Jc7vRdKrPqkxJKG3RctDDzD/?lang=pt,1818 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/,2020 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31
https://doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31...
,2323 Souza JB, Heidemann ITSB, Massaroli A, Geremia DS. Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience. Rev Bras Enferm. 2021;74.,2727 Pereira DDA, Todaro MDÁ, Cachioni M. Educação permanente e o círculo de cultura freireano: diálogos com idosos. Ideação [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 05]; 24;23(2):46–64. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624, oficinas1313 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, et al. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 30];16(4):479–84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15199,1515 Alencar MDSS, Barros FDO, Resende Gonçalves De Carvalho CM. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai 02]; 21(4):369–381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/kn3HWwdjtjBnznWdh3Ly5Xk/abstract/?lang=pt,2121 Portella MR. Caring for healthy aging: building an educational process with rural women. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [acesso em 2023 mai 04]; 52(3):355–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9L3fDtgfpFGXpdbKhnR7k3L/?lang=pt,2626 Moura MAV, Domingos AM, Rassy ME de C. A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. 2010 [acesso em 2023 mai 04]; 14(4):848–55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/S3Brx55Bx66QJPWPrK8S4Bm/,2727 Pereira DDA, Todaro MDÁ, Cachioni M. Educação permanente e o círculo de cultura freireano: diálogos com idosos. Ideação [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 05]; 24;23(2):46–64. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624 o uso de jogos interativos1616 Olympio PCAP. Gerontotecnologia na enfermagem: o emprego de jogos na educação em saúde com idosos sobre envelhecimento ativo e saudável. / Paula Cristina de Andrade pires Olympio. –Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2015.,2424 Olympio PC de AP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mai 04]; 71 2:818–26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/D6WJPNcXg4K8DLXBYHrS6Cz/?lang=pt, exposição dialogada1717 Baldissera VDA, Bueno SMV, Hoga LAK. Aperfeiçoamento da sexualidade de mulheres idosas por meio da educação emancipatória. Health Care for Women International. 2012, 33 (10), 956-972., ações coletivas na comunidade1919 Gautério DP, Vidal DAS, Barlem JGT, Santos SS. Action by nurses to educate older adults: the family health strategy. Rev Enferm UERJ. 2013 [acesso em 2023 mai 04]; 21(2):824–8. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/12302/9581, implantação de programa educacional1414 Patrocínio WP, Pereira B da P da C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 29]; 11(2):375-394. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rKF9t3hYRSzqFgMtj9yvVnm/ e programa de orientação para familiares2525 Diogo MJDE, Ceolim MF, Cintra FA. Teaching program for elderly women who care for elderly relatives in their home: report of experience. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005 [acesso em 2023 mai 05]; 39(1):97–102. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WwPQLpRzgy6SYHBTnPhPHJP/, sendo as três primeiras mais utilizadas.

Quadro 3
Mapeamento das práticas educacionais norteadas pelos construtos de Paulo Freire utilizados pelos estudos. Recife, PE, 2022.

DISCUSSÃO

Dentre as práticas educacionais identificadas nos estudos que utilizaram os construtos de Paulo Freire, destacaram-se as metodologias participativas que foram permeadas por atividades lúdicas. As atividades em grupo como os círculos de cultura, oficinas e o uso de jogos interativos foram bastante utilizados entre as mulheres idosas. Além disso, observou-se ações coletivas na comunidade, implantação de programa educacional, exposição dialogada e programa de orientação para familiares.

Durante as ações educacionais, o uso de pressupostos utilizados por Paulo Freire busca conscientizar e politizar as pessoas, na medida em que problematizam sua realidade e redescobrem-se como sujeitos instauradores de suas experiências. Quando esse processo acontece na educação em saúde, tem a finalidade de promover a inclusão social, principalmente de grupos mais vulneráveis como as pessoas idosas, encorajando essas pessoas na tomada de decisões acerca de temas que possam melhorar a qualidade de vida66 Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 43ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2006.,2828 Souza EM, Silva DPP, de Barros AS. Popular education, health promotion and active aging: An integrative literature review [Internet]. Vol. 26, Ciência e Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva; 2021. p. 1355–68. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/gKNHyg95H4SQgKQ3hxnzNZx/,2929 Rodrigues ST, De Paula SF, Pedroso VSM, Cecagno D, Nunes S dos S, De Siqueira HCH. Práticas educativas na sala de espera de uma unidade básica de saúde. Res Soc Dev [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mai 05]; 24;9(5):e14952392. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2392.

Uma das práticas educacionais utilizadas foi o Círculo de Cultura, que traz consigo a representação de um espaço dinâmico de aprendizagem e troca de conhecimentos, em que os sujeitos se reúnem no processo de educação, para investigar temas de interesse do próprio grupo. Permite o estabelecimento de uma relação de diálogo entre os atores sociais de pesquisa e pesquisadores2929 Rodrigues ST, De Paula SF, Pedroso VSM, Cecagno D, Nunes S dos S, De Siqueira HCH. Práticas educativas na sala de espera de uma unidade básica de saúde. Res Soc Dev [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mai 05]; 24;9(5):e14952392. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2392. Desta forma, a utilização dos construtos de Freire desvela a realidade social vivenciada pelo grupo analisado, podendo-se expandir as reflexões geradas e levar a novas propostas de ação sobre o cotidiano, a fim de promover a saúde dos envolvidos3030 Durand MK, Heidemann ITSB. Quilombola women and Paulo Freire’s research itinerary. Texto e Context Enferm. 2020 [acesso em 2023 mai 05]; 29:1–13. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0270
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,3131 Santos PA dos, Heidemann ITSB, Marçal CCB, Arakawa-Belaunde AM. A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento. Audiol - Commun Res [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 05]; 6;24:e2058. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/WkNqN959jCrJkP8yPntdT5k/abstract/?lang=pt.

Os círculos de cultura aplicados nos estudos1212 Alves LH de S, Boehs AE, Heidemann ITSB. Family health strategy professionals and users’ perception on health promotion groups. Texto e Context Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2023 mar 30];21(2):401–8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Jc7vRdKrPqkxJKG3RctDDzD/?lang=pt,1818 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/,2020 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31
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,2323 Souza JB, Heidemann ITSB, Massaroli A, Geremia DS. Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience. Rev Bras Enferm. 2021;74., abordaram temáticas como: grupos de saúde, autogerenciamento do diabetes mellitus, câncer de mama e covid-19. Foram realizados de formas distintas de acordo com a realidade local e situação sanitária, como no caso da temática da covid-192323 Souza JB, Heidemann ITSB, Massaroli A, Geremia DS. Health promotion in coping with COVID-19: a Virtual Culture Circle experience. Rev Bras Enferm. 2021;74., o qual possibilitou o desenvolvimento de círculos de cultura virtuais. Essa prática permitiu a aproximação dos usuários com os profissionais de saúde ao abordar temáticas de interesse coletivo, promovendo o empoderamento e autonomia do público.

Outras práticas que utilizam os construtos de Freire com finalidades equivalentes são as ações coletivas1919 Gautério DP, Vidal DAS, Barlem JGT, Santos SS. Action by nurses to educate older adults: the family health strategy. Rev Enferm UERJ. 2013 [acesso em 2023 mai 04]; 21(2):824–8. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/12302/9581, programa educacional e de orientação1414 Patrocínio WP, Pereira B da P da C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 29]; 11(2):375-394. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rKF9t3hYRSzqFgMtj9yvVnm/, exposição dialogada1717 Baldissera VDA, Bueno SMV, Hoga LAK. Aperfeiçoamento da sexualidade de mulheres idosas por meio da educação emancipatória. Health Care for Women International. 2012, 33 (10), 956-972.,2222 Tavares DM dos S, Rodrigues RAP. Educação conscientizadora do idoso diabético: uma proposta de intervenção do enfermeiro. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2002 [acesso em 2023 mai 04]; 36(1):88–96. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pvGc5qBfkr8V9hspXmmKykj/abstract/?lang=pt e oficinas1313 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, et al. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 30];16(4):479–84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15199,1515 Alencar MDSS, Barros FDO, Resende Gonçalves De Carvalho CM. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai 02]; 21(4):369–381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/kn3HWwdjtjBnznWdh3Ly5Xk/abstract/?lang=pt,2121 Portella MR. Caring for healthy aging: building an educational process with rural women. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [acesso em 2023 mai 04]; 52(3):355–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9L3fDtgfpFGXpdbKhnR7k3L/?lang=pt,2626 Moura MAV, Domingos AM, Rassy ME de C. A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. 2010 [acesso em 2023 mai 04]; 14(4):848–55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/S3Brx55Bx66QJPWPrK8S4Bm/ o qual proporcionam o compartilhamento de informações, vivências e experiências relevantes, não só as mulheres idosas, mas também aos profissionais de saúde que as aplicam.

A utilização dessas práticas aplicadas as pessoas idosas, implica em um repensar da autonomia desse público e quando voltada à construção de uma nova concepção acerca do conhecimento, apresenta-se como preditora de qualidade de vida na velhice e no processo de envelhecimento. Sendo necessário promover na velhice a mudança dos paradigmas, oferecendo as mulheres idosas uma transformação da sua vida, para a tomada de consciência, libertação, emancipação e autonomia3232 Pereira DDA, Todaro MDÁ, Cachioni M. EDUCAÇÃO PERMANENTE E O CÍRCULO DE CULTURA FREIREANO: DIÁLOGOS COM IDOSOS. Ideação [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 07]; Jun 24;23(2):46–64. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26624.

Dentre as práticas, a estratégia educacional de círculo de cultura, se mostrou positiva no processo de aprendizagem quando relacionado a doenças crônicas (DC) e estimulando a participação das pessoas idosas, ampliando sua capacidade de decisão acerca do tratamento1818 Camargo-Plazas P, G. Costa I, Alvarado B, Duhn L, Tregunno D. Adapting Paulo Freire’s Participatory Education to Develop Self-Management Education Programs for Seniors With Diabetes. Can J Diabetes [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 02]; 45(6):575–8. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33308983/,2020 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31
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. Além disso, pode auxiliar na redução de impactos provocados pelas DC em relação a morbidade e mortalidade, corroborando com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis2929 Rodrigues ST, De Paula SF, Pedroso VSM, Cecagno D, Nunes S dos S, De Siqueira HCH. Práticas educativas na sala de espera de uma unidade básica de saúde. Res Soc Dev [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mai 05]; 24;9(5):e14952392. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2392,2020 Moura E Silva ÁD, Barbosa ICFJ, Nery IS, Luz NSA, Fernandes AFC. Health education of elderly women’s breasts by circles of culture. Cult los Cuid [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 04]; 23(53):330–9. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2019.53.31
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.

As práticas educacionais foram realizadas por profissionais de saúde, nas comunidades ou dentro dos serviços de saúde, com as usuárias do serviço e foram executadas de formas distintas. Abordaram temáticas sobre as práticas culturais de saúde, oficinas de alfabetização, Oficina de memória e criatividade, uso de medicamento, nutrição, Saúde e Envelhecimento. A realização dessas práticas possibilita a valorização das referências culturais trazidas pelas mulheres idosas por meio do processo de cuidar/educar, permitindo a interação entre o grupo, a expressão de vivências, respeitando sua integralidade, proporcionando atividades culturais, de lazer e educativas1313 Mendonça ET, Fernandes L, Aires A, Amaro MO, Moreira TR, Henriques BD, et al. A experiência de oficinas educativas com idosos:( Re) pensando práticas à luz do pensamento Freireano. Rev APS [Internet]. 2013 [acesso em 2023 mar 30];16(4):479–84. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15199,1515 Alencar MDSS, Barros FDO, Resende Gonçalves De Carvalho CM. Os aportes sócio-políticos da educação nutricional na perspectiva de um envelhecimento saudável. Rev Nutr [Internet]. 2008 [acesso em 2023 mai 02]; 21(4):369–381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/kn3HWwdjtjBnznWdh3Ly5Xk/abstract/?lang=pt,2121 Portella MR. Caring for healthy aging: building an educational process with rural women. Rev Bras Enferm [Internet]. 1999 [acesso em 2023 mai 04]; 52(3):355–64. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9L3fDtgfpFGXpdbKhnR7k3L/?lang=pt,2626 Moura MAV, Domingos AM, Rassy ME de C. A qualidade na atenção à saúde da mulher idosa: um relato de experiência. Esc Anna Nery [Internet]. 2010 [acesso em 2023 mai 04]; 14(4):848–55. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/S3Brx55Bx66QJPWPrK8S4Bm/.

Uma proposta de práticas educacionais com a população idosa que se destacou nos últimos anos foi a utilização de jogos. Foram identificados jogos de tabuleiro, memória, quebra-cabeça e bingo1616 Olympio PCAP. Gerontotecnologia na enfermagem: o emprego de jogos na educação em saúde com idosos sobre envelhecimento ativo e saudável. / Paula Cristina de Andrade pires Olympio. –Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2015.,2424 Olympio PC de AP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mai 04]; 71 2:818–26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/D6WJPNcXg4K8DLXBYHrS6Cz/?lang=pt. O uso de jogos com idosas podem proporcionar um recurso lúdico com expectativa de potencializar as funções cognitivas, a socialização, a dialogicidade e a aquisição de conhecimentos, repercutindo de forma positiva na sua saúde1616 Olympio PCAP. Gerontotecnologia na enfermagem: o emprego de jogos na educação em saúde com idosos sobre envelhecimento ativo e saudável. / Paula Cristina de Andrade pires Olympio. –Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2015.,2424 Olympio PC de AP, Alvim NAT. Board games: gerotechnology in nursing care practice. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2023 mai 04]; 71 2:818–26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/D6WJPNcXg4K8DLXBYHrS6Cz/?lang=pt.

Esse recurso educativo conduz a uma participação coletiva, oportunizando a interação, a reflexão e apreensão das informações compartilhadas e contribui para a tomada de consciência da população idosa acerca de suas limitações e possibilidades em relação ao processo de envelhecer, permitindo melhor adesão a tratamentos e manutenção da capacidade funcional por maior tempo2525 Diogo MJDE, Ceolim MF, Cintra FA. Teaching program for elderly women who care for elderly relatives in their home: report of experience. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2005 [acesso em 2023 mai 05]; 39(1):97–102. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/WwPQLpRzgy6SYHBTnPhPHJP/,3333 Munhoz OL, Ramos TK, Moro B, Timm MS, Venturini L, Cremonese L, et al. HEALTH BINGO WORKSHOP: AN EDUCATIONAL EXPERIENCE IN HEALTH WITH ELDERLY GROUPS. REME Rev Min Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2023 mai 07]; 20:e-968. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622016000100504&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

34 Cordeiro JR, Fadel LM. Jogos Digitais para Idosos–uma experiência de ensino. Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2019.

35 Pires AK, Nunes ID. O uso de jogos digitais pela pessoa idosa: suas vantagens e consequências. Rev Longeviver [Internet]. 2022 [acesso em 2023 mai 07]; 16. Disponível em: https://revistalongeviver.com.br/index.php/revistaportal/article/view/990
-3636 Lucca DC, Hammerschmidt KS de A, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AA de, Rosa S dos S, et al.. Game of Attitudes: educational gerontotechnology for the elderly undergoing haemodialysis. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mai 07]; 73:e20180694. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0...
. Entretanto, há uma carência de estudos que apliquem essas tecnologias em mulheres idosas.

Em relação ao desenho do estudo, percebeu-se nesta revisão a predominância de estudos qualitativos, esse método possibilita a apreensão de informações valiosas sobre as experiências e necessidades dos indivíduos em contextos específicos, além de facilitar a compreensão e a interpretação dos significados. Quando se busca conhecer as práticas educacionais desenvolvidas com pessoas idosas, o método qualitativo tem sido o mais utilizado3636 Lucca DC, Hammerschmidt KS de A, Girondi JBR, Fernandez DLR, Carvalho AA de, Rosa S dos S, et al.. Game of Attitudes: educational gerontotechnology for the elderly undergoing haemodialysis. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mai 07]; 73:e20180694. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0694
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0...
. Esse método associado as práticas educacionais utilizando a base teórica de Paulo Freire, poderá contribuir para uma prática de autocuidado de acordo com realidade dos indivíduos55 Abreu MA, Soares FD de S, Carvalho DP de SRP. Contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde: uma revisão integrativa. Rev Temas em Educ [Internet]. 2021[acesso em 2023 mar 29]; 30(3):141–56. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59991,77 Nemer CRB, Silva MP da, Santos ISR, Ferreira LD, Flexa R dos S, Teixeira E. Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online [Internet]. 2020 [acesso em 2023 mar 29]; 1157–64. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/8023/pdf_1,3737 Oliveira PA, Santos PMF, Alves FR, Garcia LAA, Malaquias BSS, Santos AS. Educação permanente e práticas educativas para o idoso: revisão integrativa. Rev Recien - Rev Científica Enferm [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 07]; 22;11(36):626–47. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/548,3838 FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014..

O olhar dos profissionais de saúde nas práticas educacionais, de acordo com os pressupostos de Freire, deve prezar por ações que busquem desenvolver a autonomia e o autocuidado das pessoas com sua saúde. Essas ações devem ocorrer de forma horizontalizada, não limitada de um saber técnico científico detido pelo educador, mas principalmente pelo estímulo ao desenvolvimento de competências naquela população para lidar com as dificuldades que surgem com o processo de envelhecimento3939 Seabra CAM, Xavier SPL, Sampaio YPCC, Oliveira MF de, Quirino G da S, Machado M de FAS. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Rev Bras Geriatr e Gerontol [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 10]; 24;22(4):e190022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xmDgQQxDN4gPRWgTQHysZXn/?lang=en.

Neste sentido, pensar em uma educação para e com a mulher idosa tem se tornado um desafio, e aliado a essa problemática, soma-se a proposta de pensar práticas de educação que sejam, ao mesmo tempo, problematizadoras, permanentes e transformadoras, e que sejam capazes de oportunizar as ferramentas necessárias as pessoas idosas na sua participação e intervenção nas tomadas de decisões referentes às suas próprias vidas e à sua vida no coletivo3737 Oliveira PA, Santos PMF, Alves FR, Garcia LAA, Malaquias BSS, Santos AS. Educação permanente e práticas educativas para o idoso: revisão integrativa. Rev Recien - Rev Científica Enferm [Internet]. 2021 [acesso em 2023 mai 07]; 22;11(36):626–47. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/548

38 FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
-3939 Seabra CAM, Xavier SPL, Sampaio YPCC, Oliveira MF de, Quirino G da S, Machado M de FAS. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Rev Bras Geriatr e Gerontol [Internet]. 2019 [acesso em 2023 mai 10]; 24;22(4):e190022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xmDgQQxDN4gPRWgTQHysZXn/?lang=en.

A principal lacuna identificada nesta revisão foi a escassa produção na literatura sobre o tema. Entretanto, este estudo ao permitir identificar as práticas educacionais para pessoas idosas, auxilia os profissionais de saúde a selecionar a mais adequada. Além disso, poderá contribuir com a qualidade de vida ao ofertar dispositivos dialógicos, reflexivos, problematizadores e de acordo com suas realidades. Como limitação, pode não ter sido contemplado todas as evidências sobre as práticas, por ter incluído apenas os estudos disponíveis na integra.

CONCLUSÃO

Esta revisão de escopo possibilitou mapear evidências sobre as práticas educacionais para mulheres idosas norteadas pelos construtos de Paulo Freire. Destacou-se os círculos de cultura, as oficinas e o uso de jogos, como estratégias utilizadas nas práticas educacionais. Essas ações foram norteadas por abordagens dialógicas, problematizadoras e emancipatórias se configurando como estratégias de promoção da saúde inovadoras.

O estudo traz resultados que oportuniza aos profissionais de saúde quanto a escolha e o desenvolvimento de práticas educacionais com o intuito de melhorar a qualidade de vida de mulheres idosas. Deste modo, faz-se necessário desenvolver processos comunicativos entre equipe de saúde e as usuárias, produzindo estratégias que fortaleçam sua autonomia e independência. Nessa perspectiva, as concepções epistemológicas de Paulo Freire podem subsidiar as práticas educacionais com mulheres idosas.

Percebe-se que as literaturas encontradas mostraram que as práticas educacionais são participativas e dialógicas e poderão contribuir no empoderamento da mulher idosa quanto ao autocuidado. É essencial o desenvolvimento de mais estudos utilizando práticas educacionais planejadas conforme as especificidades das idosas, visando melhores resultados na promoção do cuidado a essa população.

  • Não houve financiamento para a execução deste trabalho.
  • DISPONIBILIDADE DE DADOS

    Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponível mediante solicitação ao autor correspondente Monique de Freitas Gonçalves Lima.

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Editado por

Editado por: Yan Nogueira Leite de Freitas

Disponibilidade de dados

Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponível mediante solicitação ao autor correspondente Monique de Freitas Gonçalves Lima.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Abr 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    29 Maio 2023
  • Aceito
    25 Jan 2024
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