Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Volume: 17, Publicado: 2019
  • COMPETÊNCIA, INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS NA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Editorial

    Santos, Gildenir Carolino; Porto, Paloma; Ferreira, Danielle Thiago
  • DESENVOLVIMENTO DO ACERVO INFORMACIONAL DO IFBA NA ÓTICA DOS RESPONSÁVEIS PELAS BIBLIOTECAS Artigo De Pesquisa

    Almeida, Bonifácio Chaves de; Machado, Raymundo das Neves

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o objetivo de investigar a percepção dos responsáveis pelas bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no que tange aos procedimentos para a formação e desenvolvimento da coleção de material informacional da autarquia e a comparação dessa percepção com os preceitos da literatura da área, foi realizada uma pesquisa com a população de representantes das bibliotecas da instituição, metodologicamente caracterizada como exploratória no que tange aos objetivos, quantitativa no que se refere à abordagem do problema e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. De início, conjecturou-se que, na visão dos representantes dessas bibliotecas, as bases teóricas acerca do tema eram empregadas com parcimônia e que não assentia a construção do acervo informacional colaborativo das unidades, apesar da estrutura multicampi do IFBA. Os resultados, alcançados a partir da análise de dados correlatos por meio da proposta de Macnaughton e do oscilador estocástico de Wilder Júnior, apontaram para algumas variáveis o emprego moderado, para outras o uso apresenta robusteza e em algumas variáveis a empregabilidade do ensinamento teórico-conceitual, quanto ao gerenciamento da coleção informacional, é frágil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In order to investigate the perception of those responsible for the libraries of the campuses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA) regarding the procedures for training and development of informational material’s collection authority and the comparison between this perception and the precepts of it’s field’s literature, a survey of the population of representatives of libraries of the institution was carried out, methodologically characterized as exploratory in relation to the objectives, quantitative in relation to the problem approach. Initially, it is conjectured that, from the point of view of the representatives of these libraries, the theoretical basis of the topic was used sparingly and not agreed to the construction of collaborative informational collection of the units, despite the multicampi structure of IFBA. The results, obtained from the related data analysis through the proposed Macnaughton and Stochastic Oscillator of Wilder Jr., pointed to some moderate employment for some variables, a robust employment for others and, for the rest, the employability of the theoretical and conceptual teaching about the management of how the information collection is fragile.
  • APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO CONTEXTO DAS STARTUPS: DESAFIOS INTERDISCIPLINARES PARA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Artigo

    Sena, Priscila Machado Borges; Vianna, William Barbosa; Blattmann, Ursula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetiva-se neste estudo evidenciar aproximações conceituais de abordagens que associem informação, tecnologia, empreendedorismo e inovação com potencial de promover o desenvolvimento científico interdisciplinar. Justifica-se pelas demandas do ambiente das startups envolvidas em atividades diretamente relacionadas ao fluxo de informações internas e externas. Caracteriza-se o estudo como uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica, com uso do método SystematicSearchFlow (SSF) e busca realizada na Web of Science e Scopus, em maio de 2018. Como resultado obteve-se um portfólio relevante de 20 artigos categorizados à luz dos modelos dominantes de estudo da informação propostos por Araújo (2014). Verificou-se que o entrelaçamento conceitual do tema “informação, tecnologia e inovação” encontra-se presente também em outras áreas do conhecimento, o que permite a expansão do conhecimento sobre o assunto. Considera-se que futuros estudos poderão abordar como e quanto os paradigmas descrevem, e são ou não suficientes na produção e gestão da informação nos novos ambientes caracterizados pelas startups em ambientes específicos, bem como na literatura cinzenta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to present conceptual approaches that associate information, technology, entrepreneurship and innovation with the potential to promote interdisciplinary scientific development. It is justified by the demands of the environment of the startups involved in activities directly related to the flow of internal and external information. The study is characterized as an exploratory, descriptive and analytical research using the SystematicSearchFlow (SSF) method and the search conducted in the Web of Science and Scopus, in may 2017. As a result, a relevant portfolio of 20 articles categorized according to dominant models of information study proposed by Araújo (2014). It was verified that the conceptual interweaving of the theme "information, technology and innovation" is also present in other areas of knowledge, which allows the expansion of knowledge about the subject. It is considered that future studies will may address how and how much the paradigms describe and are or no sufficient in information production and management in the new environments characterized by startups in specific environments as well as in the gray literature.
  • TECNOLOGIAS DA WEB SEMÂNTICA PARA A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO WIKIDATA Artigo

    Luz, Larissa Pavarini da; Coneglian, Caio Saraiva; Segundo, José Eduardo Santarem

    Resumo em Português:

    RESUMO A Recuperação da Informação é responsável pelo armazenamento e pela recuperação automática de informação, podendo estes documentos ser constituídos por textos, páginas Web, áudio, vídeo, imagens, gráficos e figuras. Técnicas de Recuperação de Informação ganharam importância com o crescimento da Web, pois a quantidade ilimitada de informação pode expressar as mais diversas formas e níveis de qualidade ao que se espera. Pensando nisso o presente trabalho estuda métodos e tecnologias capazes de recuperar essas informações, dando enfoque a buscar em bases de dados estruturadas chamadas Linked Data, mas especificamente no Wikidata, uma base de dados estruturada utilizando conceitos da Web Semântica, que reúne conhecimentos da Wikipédia. Buscando compreender como é feita essa recuperação da informação no projeto Wikidata, esta pesquisa tem como objetivo apresentar os meios que o Wikidata fornece para a RI e como eles usam os princípios da Web Semântica. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório com embasamento para a pesquisa e aplicada, uma vez que testes foram feitos na base de dados do Wikidata. Como resultados, identificou-se características das diversas formas de acesso e de recuperação dos dados, traçando correlações existentes entre cada uma destas formas, com o arcabouço teórico da Web Semântica e da Recuperação da Informação. Concluiu-se que o Wikidata se coloca como uma base de dados sólida, com um grande volume de conteúdo que possui uma série de mecanismos de recuperação, capazes de atender às mais diversas aplicações existentes na Web, devido a estes mecanismos serem construídos com distintas tecnologias e configurações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Information Retrieval is responsible for the storage and automatic retrieval of information, and these documents may consist of texts, web pages, audio, video, images, graphics and figures. Information Retrieval techniques have gained importance with the growth of the Web, because the unlimited amount of information can express the most diverse forms and levels of quality to what is expected. With this in mind, the present work studies methods and technologies capable of retrieving this information, focusing on searching structured databases called Linked Data, but specifically on the Wikidata project, a database structured using Semantic Web concepts, which brings together the knowledge from Wikipedia. Seeking to understand how this information retrieval is done in the Wikidata project, this research has the objective of presenting the media that Wikidata provides to RI and how they use the principles of the Semantic Web. The methodology used was an exploratory study based on the research and applied, since tests were done in the database of Wikidata. As a result, the characteristics of the various forms of data access and retrieval were identified, tracing the correlations between each of these forms, with the theoretical framework of the Semantic Web and Information Retrieval. It was concluded that Wikidata stands as a solid database, with a large volume of contents, quite current, that has a series of recovery mechanisms, capable of serving the most diverse applications on the Web, because these mechanisms are built with different technologies and configurations.
  • A GESTÃO DO CONHECIMENTO RUMO A UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA: INDICAÇÃO DE ASPECTOS A SEREM CONTEMPLADOS EM MODELOS DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Artigo

    Ziviani, Fabrício; Corrêa, Fábio; Muylder, Cristiana Fernandes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Há um expressivo número de modelos de Gestão do Conhecimento; no entanto não há um modelo amplamente aceito. Isso pode ser derivado da complexidade inerente a Gestão do Conhecimento e ao ambiente organizacional. Todavia, é salientada a necessidade de um modelo que seja unificador e que aborde a Gestão do Conhecimento de forma holística, mas as caraterísticas que devem ser consideradas para essa abordagem ainda não foram consolidadas. Assim, esse estudo se propõe a investigar quais aspectos deveriam ser contemplados em novos modelos de GC rumo a uma abordagem holística. Por um percurso metodológico qualitativo de natureza exploratória e com técnica de pesquisa bibliográfica, essa pesquisa apresenta por resultados a síntese desses aspectos, alicerçados em três perspectivas: limitações dos modelos existentes, lacunas e teorias de suporte à Gestão do Conhecimento. Por limitação se tem que esses aspectos não foram validados junto a especialistas, sendo essa uma sugestão de pesquisa futura, bem como o desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento que apreenda todos esses aspectos. Esse estudo contribui por delinear aspectos a serem contemplados em modelos de Gestão do Conhecimento holísticos de forma a permitir que essa temática considere toda a complexidade inerente ao ambiente organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT There is an expressive number of Knowledge Management models; however there is no widely accepted model. This can be derived from the inherent complexity of Knowledge Management and the organizational environment. However, there is a need for a model that is unifying and that addresses Knowledge Management in a holistic way, but the characteristics that should be considered for this approach have not yet been consolidated. Thus, this study proposes to investigate which aspects should be contemplated in new KM (Knowledge Management) models towards a holistic approach. Through a qualitative methodological course of exploratory nature and with a bibliographic research technique, this research presents, by results, the synthesis of these aspects, based on three perspectives: limitations of existing models, its gaps, and support theories to Knowledge Management. For limitation, one understands that these aspects have not been validated by specialists, which is a suggestion of future research, as well as the development of a Knowledge Management model that comprehends all these aspects. This study contributes by outlining aspects to be contemplated in holistic Knowledge Management models in order to allow this theme to consider all the inherent complexity of the organizational environment.
  • A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO ALIADA AS TAREFAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR Artigo

    Ottonicar, Selma Leticia Capinzaiki; Castro Filho, Claudio Marcondes de; Sala, Fabiana

    Resumo em Português:

    RESUMO A Competência em informação é fundamental para que os indivíduos saibam acessar, avaliar e usar a informação de maneira eficaz ao longo da vida. Consiste em saber utilizar as tecnologias, buscar as informações em vários lugares, interpretar o texto, verificar a fonte de informação e produzir novos conhecimentos. O objetivo deste estudo é propor a aplicação dos princípios da Competência em informação ao elenco de tarefas dos bibliotecarios escolares. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica no âmbito da Competência em informação e das políticas públicas voltadas ao contexto das bibliotecas escolares. Para tanto, buscou-se em livros e artigos impressos e digitais em diferentes periódicos da área da ciência da informação. Como considerações finais, defende-se que a Competência em informação precisa ser considerada pelas políticas públicas da biblioteca escolar no Brasil, a fim de que se torne subsídio à prática do bibliotecário escolar e melhore o serviço oferecido pelas bibliotecas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Information literacy is important to access, evaluate and use information in an efficient way. Furthermore, information literacy helps individuals to use technology, to seek information, to interpret a text, to verify an information source and to produce new knowledge. This paper aims to discuss how information literacy contributes to the development of public policy for school libraries. The public policy should focus on librarians’ lifelong learning. The methodological procedures involve a bibliographical research about information literacy and public policy in the context of school libraries. Therefore, we researched materials like books, printed and digital articles in many journals in the information science field. In conclusion, we illustrated that information literacy needs to be considered in public policy of school libraries in Brazil, so that this literacy can guide information professionals and improve the services offered by the libraries.
  • PROPRIEDADE INTELECTUAL NA PÓS-GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE: INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS Artigo

    Vasconcelos, Jandira Reis; Santos, João Antonio Belmino dos

    Resumo em Português:

    RESUMO A análise da produção do conhecimento científico, através da bibliometria, permite avaliar o perfil de área específica. Neste sentido, este artigo apresenta os indicadores bibliométricos dos Programas de Pós-Graduação da região Nordeste que pesquisam sobre Propriedade Intelectual. Esta pesquisa classifica-se como exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como campo de estudo: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta de dados foi feita na Base de Dados de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos Repositórios Institucionais das instituições pesquisadas. Como estratégia de busca, utilizou-se o termo “Propriedade Intelectual”, que permitiu encontrar 4 (quatro) teses e 34 dissertações. Para organização dos dados foram utilizados os softwares Excel® e Word Art®. Com os resultados, foi possível identificar os Programas de Pós-Graduação que desenvolveram pesquisas em Propriedade Intelectual, as temáticas abordadas e as palavras-chave mais recorrentes. Dessa forma, foi viável traçar um panorama dos aspectos da pesquisa em Propriedade Intelectual através da construção de indicadores bibliométricos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The analysis of the production of scientific knowledge through bibliometrics allows the evaluation of the specific area profile. In this sense, this article presents the bibliometric indicators of the Postgraduate Programs of the Northeast region that research on intellectual property. This research is classified as exploratory, with quantitative and qualitative approaches, having as a field of study: Federal University of Bahia (UFBA), Federal University of Sergipe (UFS), Federal University of Alagoas (UFAL), Federal University of Pernambuco (UFPE), Federal University of Paraíba (UFPB), Federal University of Ceará (UFC), Federal University of Maranhão (UFMA), Federal University of Piauí (UFPI), Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The data collection was done in the CAPES Thesis and Dissertations Database and in the Institutional Repositories of the researched institutions. As a search strategy the term "Intellectual Property" was used, which allowed to find 4 theses and 34 dissertations. To organize the data, Excel and Word Art software were used. With the results, it was possible to identify the Graduate Programs that developed research on Intellectual Property, the topics addressed and the most recurrent keywords. Thus, it was feasible to outline the aspects of Intellectual Property research through the construction of bibliometric indicators.
  • O IMAGINÁRIO DO ARQUIVO EM DIVERTIDA MENTE: O PAPEL DOS AGENTES DE MEMÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO SER INFORMACIONAL Artigo

    Rangel, Thayron Rodrigues; Silva, André Januário da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetiva discutir o contexto das instituições arquivísticas e o papel dos profissionais de arquivo na atualidade. Demonstrar como o paradigma da informação tem redimensionado não apenas as atividades dos arquivistas, mas também os usos e usuários do documento arquivístico. Para tanto, buscamos traçar um paralelo com o filme Divertida Mente (2015) que conta a história de Riley, uma menina de 11 anos, que vive em conflito, consigo e com seus pais, após se mudar de sua cidade natal. O filme é protagonizado pelas emoções, Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva, responsáveis por conferir à menina suas características de comportamento e também pelo armazenamento e tratamento de suas memórias. Nesse sentido, é possível apreender através do filme a ideia da mente como uma instituição arquivística, e das emoções como profissionais de arquivo responsáveis pela acumulação, seleção, armazenamento e descarte das memórias da personagem. Temos nessa realidade imaginada através do filme, as memórias de Riley como documentos arquivísticos fundamentais na constituição da identidade da personagem e na sua interação com os grupos sociais dos quais faz parte. Assim, podemos dizer que as instituições arquivísticas são ambientes orgânicos, em transformação e fortemente marcados pela atuação dos arquivistas, vistos como agentes de memória fundamentais na formação das identidades. Essa representação vai de encontro a algumas das principais características cristalizadas na área, como a naturalidade dos documentos e a imparcialidade dos profissionais de arquivo. Por fim, também redimensiona o documento arquivístico que passa a ter seu horizonte traçado pela noção de informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to discuss the archival institutions context and the role of archival professionals in the present day. It demonstrates how the information paradigm has reshaped the archivists activities, as well as uses and users of the archival record. To do so, a parallel as traced with Inside Out (2015), a movie about Riley, an 11-year-old girl who lives in conflict with herself and her parents after moving from her hometown. The stars are five emotions: Joy, Sadness, Fear, Disgust, and Anger, responsible for the girl's personality characteristics and also for the storage and treatment of her memories. In this context, it is possible to perceive through the film the idea of the mind as an archival institution, and of the emotions as archival professionals responsible for accumulating, selecting, storing and discarding the character's memories. In the movie reality, Riley's memories are records of great importance in the constitution of the character's identity and in her interaction with her social groups. Thus, we can say that archival institutions are organic environments, in transformation and strongly marked by the work of archivists, seen as agents of memory that are fundamental to the formation of identities. This representation goes against some of the main characteristics consolidated in the area, such as the naturalness of documents and the impartiality of archival professionals. Finally, it also redefines the archival record, which is now understood from the point of view of information.
  • DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA, RECORDS IN CONTEXTS (RiC) E ACCESS TO MEMORY (AtoM): ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA LITERATURA CIENTÍFICA Artigo

    Moraes, Humberto Antônio Ribas; Zafalon, Zaira Regina; Barroso, Thais de Brito

    Resumo em Português:

    RESUMO As possibilidades advindas da ampliação dos recursos tecnológicos têm contribuído para a reconfiguração dos sistemas de informação e das formas de representação e acessos aos recursos informacionais. Com a descrição arquivística a conformação tem ocorrido, além dos mecanismos computacionais e de aplicações de softwares, com a proposição do modelo conceitual internacional de descrição arquivística, identificado como Records in Contexts (RiC). Assim, o questionamento desta pesquisa centra-se em compreender qual o cenário da literatura científica sobre a descrição arquivística, o modelo conceitual internacional de descrição arquivística, identificado como Records in Context (RiC), proposto pelo International Council on Archives (ICA), e o software de aplicação de descrição arquivística, denominado AtoM, cujo desenvolvimento inicial também se deu pelo ICA. A pesquisa, com abordagem qualitativa, faz uso também da abordagem quantitativa, haja vista a necessidade de se identificar quais são os destaques nos resultados da pesquisa. De natureza aplicada busca objetivos exploratórios e faz uso da pesquisa bibliográfica e documental para o alcance dos resultados. Para a análise dos dados coletados fez-se uso de gráficos, tabelas, nuvens de tags e de conteúdo. Os resultados indicam como documentos que respondem à questão proposta

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The possibilities arising from the expansion of the technological resources have contributed to the reconfiguration of the information systems and the forms of representation and access to the information resources. With the archival description the conformation has occurred, besides the computational mechanisms and software applications, with the proposition of the international conceptual model of archival description, identified as Records in Contexts (RiC). Thus, the central question of this research is to understand the scenario of the scientific literature on archival description, the international conceptual model of archival description, identified as Records in Contextx (RiC), proposed by the International Council on Archives (ICA) and archival description software, called AtoM, whose initial development was also given by the ICA. The research, with a qualitative approach, also makes use of the quantitative approach, given the need to identify the highlights in the research results. Applied in nature seeks exploratory objectives and makes use of bibliographical and documentary research to reach the results. For the analysis of the data collected, graphs, tables, tags and content clouds were used. The results indicate as documents that answer the proposed question.
  • ASPECTOS COGNITIVOS E SOCIAIS DO COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Artigo

    Souza, Leonardo Pereira Pinheiro de; Valentim, Marta Lígia Pomim; Ávila, Daniel Martínez

    Resumo em Português:

    RESUMO A indústria de software tem papel importante na sociedade, sendo um setor lucrativo que provê centenas de milhares de empregos diretos no Brasil. Os programadores têm especial relevância neste contexto, pois são eles que desenvolvem os programas computacionais, utilizando conhecimentos e informações. Na presente revisão de literatura são abordados aspectos da relação desses profissionais com a informação, ou seja, seu comportamento informacional, suas necessidades e problemas neste respeito. Destaca-se ainda a importância de contextualizar o comportamento informacional no âmbito social, neste caso, evidenciado pela cultura organizacional. Foi ainda verificado se o volume da produção científica sobre o comportamento informacional dos referidos profissionais na Ciência da Informação é condizente com a relevância desse ofício para a sociedade, comparado à produção sobre o comportamento informacional de outros profissionais do conhecimento. Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa em bases de dados on line apurando a quantidade de trabalhos sobre a referida temática, analisando-se seus resumos para examinar os paradigmas e abordagens adotados. Evidenciouse que poucos trabalhos consideram esta temática na Ciência da Informação, revelando que o tema necessita receber maior atenção no âmbito acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The software industry plays an important role in the Brazilian society as a profitable sector that employs hundreds of thousands of people. Programmers have special relevance in this context since they develop computational programs using knowledge and information. This literature review addresses the relationship of these professionals with information, i.e., their information behavior, as well as their needs and problems in this regard. We also emphasize the importance of contextualize the informational behavior in the social sphere, in this case, the organizational culture. We studied if the volume of the scientific production on the information behavior of these professionals in Information Science corresponds with the relevance of their profession to the society, compared to the production on the informational behavior of other knowledge professionals. As a methodology, we searched the papers on this subject indexed by online databases, analyzing their abstracts to verify the paradigms and approaches adopted. It is shown that few studies consider this subject in Information Science, revealing the need of more research on this topic.
  • ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS À ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Artigo

    Terra, Marcos Vinícius Santos Carvalho; Almeida, Carlos Cândido de; Sabbag, Deise Maria Antonia

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo explora a relação dialógica que pode ser estabelecida entre a teoria francesa de análise do discurso na Organização da Informação e Conhecimento no âmbito brasileiro. Em sentido amplo o percurso reflexivo compreende uma possível gnosiologia presente na Ciência da Informação e os estudos discursivos. O foco deste estudo analítico está nas questões interdisciplinares, bem como nas relações epistemológicas, que esse diálogo apresenta para Análise Documentária. O objetivo é o estabelecimento das relações interdisciplinares das duas áreas de estudo no contexto brasileiro, tendo como caminho metodológico para o entendimento desta perspectiva diacrônica a epistemologia crítica. Três linhas de análise do discurso foram eleitas para efeitos da relação dialógica: a linha de Michel Pêcheux, a linha da Sociolinguística e a linha de Michel Foucault. A primeira e a terceira estão presentes em trabalhos realizados no âmbito da Ciência da Informação, notadamente nas convergências com a Análise Documentária, tendo como confluência a informação como discurso, o sujeito, a linguagem e a pragmática. Os caminhos possíveis apontam para um cenário afetado por disputas de poder. Assim, tal cenário produz efeitos de sentido e precisa ser analisado por um gesto de leitura, levando em consideração as questões históricas de tempo e espaço, pois dependendo do momento cultural e temporal, a informação e o discurso podem produzir diferentes efeitos de sentido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It investigates how the Information Science in Brazil establishes its interdisciplinary dynamics with the French Discourse Analysis, which has unfolded in different theoretical and methodological orders. In addition, it analyzes, from a diachronic perspective, the epistemological interactions between the French aspect of Discourse Analysis and Information Science, especially with regard to the Organization of Information and Knowledge. Through a literature review, it shows the main historical contributions of discourse theory to the informational field in the Brazilian context. Among the theoretical contributions of Discourse Analysis is the The article explores the dialogical relationship that can be established between the French theory of discourse analysis in the Information and Knowledge Organization in the Brazilian context. In the broad sense, the reflective path comprises a possible gnosiology present in the Science of Information and the discursive studies. The focus of this analytical study is on the interdisciplinary issues, as well as on the epistemological relationships, that this dialogue presents for Documentary Analysis. The objective is to establish the interdisciplinary relations of the two areas of study in the Brazilian context, having as a methodological path for the understanding of this diachronic perspective the critical epistemology. Three lines of discourse analysis were chosen for the purpose of the dialogical relationship: the line of Michel Pêcheux, the line of Sociolinguistics and the line of Michel Foucault. The first and third are present in works carried out in the field of Information Science, especially in the convergences with Documentary Analysis, having as confluence information as discourse, subject, language and pragmatics. Possible paths point to a scenario affected by power disputes. Thus, this scenario produces meaning effects and needs to be analyzed by a reading gesture, taking into account the historical issues of time and space, because depending on the cultural and temporal moment, information and discourse can produce different effects of meaning.
  • BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA SOBRE INOVAÇÃO EM SERVIÇOS INFORMACIONAIS Artigo

    Zaninelli, Thais Batista; Nogueira, Cibele Andrade; Peres, Ana Luísa Moure

    Resumo em Português:

    RESUMO A proposta desse artigo, de natureza teórica, é analisar na literatura dos últimos cinco anos, o que se discute sobre inovação no contexto das bibliotecas universitárias. Pesquisou-se em base de dados nacionais e internacionais de 2014 a 2018 artigos relacionados a esta temática, bem como sobre inovação, de uma forma geral. Os objetivos foram caracterizar as teorias em torno do processo de inovação, entender a evolução do conceito de inovação em diversos contextos da sociedade e no Brasil e finalizar com uma revisão em torno do processo de inovação no âmbito dos serviços informacionais, em especial os ofertados nas Bibliotecas Universitárias. Percebe- se que no Brasil, mesmo o processo sendo lento, as Bibliotecas Universitárias estão investindo em novos serviços focando a mudança de postura dos seus usuários. Muitas bibliotecas por exemplo, já oferecem espaços colaborativos de estudo, para além dos individuais, estabelecem parcerias verticais com empresas de tecnologias de informação e centros culturais, de modo a atenderem as atuais necessidades da geração formada pelos nativos digitais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The proposal of this article of theoretical nature is to analyze in the literature of the last five years, what is discussed about innovation in the context of university libraries. It was reserched in national and international databases from 2014 to 2018 articles related to this subject, as well as on innovation, in a general way. The objectives were to characterize the theories around the innovation process, to understand the evolution of the concept of innovation in different contexts of society and in Brazil, and to conclude with a review about the innovation process in the scope of information services, especially those offered in University Libraries. It is noticed that in Brazil, even the process being slow, the University Libraries are investing in new services focusing on the change of posture of its users. Many libraries, for example, already offer collaborative study spaces, in addition to the individual ones, establish vertical partnerships with information technology companies and cultural centers, in order to meet the current needs of the generation formed by digital natives.
  • A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO UMA ATIVIDADE DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: PANORAMAS BIBLIOGRÁFICOS Artigo

    Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos; Biaggi, Camila de; Damian, Ieda Pelógia Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO As mudanças e transformações nas diversas áreas do conhecimento vêm acontecendo de maneira evidente, exigindo do profissional da informação novas funções e atividades profissionais perante o mercado de trabalho. Dentre os campos de atuação, destaca-se a área da saúde como campo científico que necessita de subsídios informacionais para assistência em saúde e para o direcionamento da equipe clínica no diagnóstico dos pacientes e na tomada de decisões. Diante disso, o objetivo da pesquisa é abordar como a gestão da informação, considerada uma atividade essencial do profissional da informação, pode contribuir para as atividades e processos decisórios no contexto da área da saúde. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sobre os temas abordados, a fim de traçar discussões bibliográficas ao estudo. As discussões demonstram que, a partir do momento em que as organizações contemporâneas reconhecerem o valor da informação dentro do contexto organizacional, saírem da teoria e realmente aceitarem e aplicarem esses panoramas, a chamada sociedade da informação e do conhecimento poderá se desenvolver e dar mais um passo para sua evolução. Como considerações finais, justifica-se que o profissional da informação torna-se elemento fundamental na área da saúde, capaz de causar, por meio da inserção e manutenção da Gestão da Informação, melhorias internas nas atividades e tomadas de decisão das organizações de saúde, que também refletem no aumento da qualidade dos serviços prestados a comunidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The changes and transformations in the different areas of knowledge have been happening in an evident way, demanding from the information professional new functions and professional activities in the labor market. Among the fields of action, the health area is highlighted as a scientific field that requires informational subsidies for health care and for directing the clinical team in the diagnosis of patients and in decision-making. Therefore, the objective of the research is to address how information management, considered an essential activity of the information professional, can contribute to the activities and decision processes in the context of the health area. For this, a review of the literature on the topics addressed was carried out in order to draw up bibliographical discussions of the study. The discussions demonstrate that once contemporary organizations recognize the value of information within the organizational context, move away from theory and actually accept and apply these scenarios, the so-called information and knowledge society can develop and give a further step towards its evolution. As final considerations, it is justified that the information professional becomes a fundamental element in the health area, capable of causing, through the insertion and maintenance of Information Management, internal improvements in the activities and decision-making of health organizations, which also reflect in the increase of the quality of the services provided to the community.
  • METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Artigo

    Silva, Carlos Robson Souza da; Teixeira, Thiciane Mary Carvalho; Pinto, Virginia Bentes

    Resumo em Português:

    RESUMO A Competência em Informação tem sido objeto de estudo em Ciência da Informação desde seu surgimento em 1974. As pesquisas relacionadas à temática levaram à proliferação de modelos de Competência em Informação, utilizados como quadro de referência, para aplicação em outras pesquisas ou na prática bibliotecária. Tendo isso em vista, questiona-se: quais foram os modelos de Competência em Informação utilizados como quadro de referência em dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no período de 2014 a 2018? O presente trabalho tem como objetivo geral: identificar os modelos de Competência em Informação utilizados com mais frequência na pesquisa sobre Competência em Informação no Brasil. E como objetivos específicos: a) apresentar um panorama da pesquisa brasileira sobre Competência em Informação; b) apresentar as principais tendências na produção de teses e dissertações sobre Competência em Informação no Brasil; c) realizar uma revisão sistemática da pesquisa brasileira em nível de Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação entre 2014-2018. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que utiliza como método de pesquisa bibliográfica a revisão sistemática dos resultados obtidos em levantamento realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui apontando para o fato de que os modelos de Competência em Informação são tidos como essenciais para o desenvolvimento da pesquisa sobre a temática e servem como fundamentação teórica e metodológica para a crítica, a interpretação e aplicação de conceitos e métodos sobre Competência em Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Information Literacy has been the object of study in Information Science since its inception in 1974. Research related to the theme has led to the proliferation of Information Literacy models, used as reference framework, for application in other researches or in librarian practice. With this in view, we ask: what were the models of Information Literacy used as reference framework in dissertations and theses defended in Information Science Graduate Programs, from 2014 to 2018? The present work has as general goal: to identify the models of Information Literacy used more frequently in the research on Information Literacy in Brazil. And as specific goals: a) present a panorama of the Brazilian research on Information Literacy; b) present the main trends in the production of theses and dissertations on Information Literacy in Brazil; c) to carry out a systematic review of Brazilian research in Master's and Doctoral degrees in Information Science between 2014-2018. This is an exploratory, qualitative approach that uses as a method of bibliographic research the systematic review of the results obtained in a survey carried out at the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD, in the Portuguese acronym) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT, in the Portuguese acronym). It concludes by pointing to the fact that the Information Literacy models are considered essential for the development of research on the subject and serves as theoretical and methodological basis for the critique, interpretation and application of concepts and methods on Information Literacy.
  • REFLEXÕES ACERCA DA REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E A RECEPÇÃO INFORMACIONAL Artigo

    Maimone, Giovana Deliberali

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta reflexões sobre representação documentária, relacionando-a à recepção informacional pelo indivíduo. A Ciência da Informação opera com o tratamento de documentos tendo a preocupação de tornar o usuário informado, para que, a partir das informações recebidas seja possível a geração de conhecimento. A metodologia empregada para desenvolvimento deste trabalho constituiu-se de levantamentos bibliográficos em bases de dados nacionais e estrangeiras, possibilitados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBI/USP). Verificou-se que existem relações entre os conceitos uma vez que a recepção informacional é otimizada por meio da adequada e fidedigna representação documentária, que perpassa processos cognitivos e compulsoriamente comunicativos para sua apropriação. Possibilita-se, deste modo, o desenvolvimento intelectual, científico, tecnológico e cultural da sociedade através do processo representativo. O ato de receber uma informação não propicia obrigatoriamente a geração de novos conhecimentos, porém é evidente que a área da Ciência da Informação pode auxiliar a partir da representação aliada aos processos cognitivos que envolvem o pensamento humano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT It presents reflections of documentary representation, relating it to the informational reception by the individual. The Information Science operates with the handling of documents with the concern of making the user informed, so that, from the information received is possible the generation of knowledge. The methodology used to develop this work consisted of bibliographic surveys in national and foreign databases, made possible by the Integrated Library System of the University of São Paulo (SIBI / USP). It was verified that there are relations between the concepts since the informational reception is optimized through the proper and reliable documentary representation, which goes through cognitive and compulsorily communicative processes for its appropriation. In this way, the intellectual, scientific, technological and cultural development of society can be achieved through the representative process. The act of receiving information does not necessarily imply the generation of new knowledge, but it is clear that the area of Information Science can help from the representation allied to the cognitive processes that involve human thought.
  • A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPO DE E-BOOK Artigo

    Amin, Vanda do Socorro Furtado; Teixeira, Lucilinda Ribeiro; Castro, José Guilherme de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva identificar as formas e os suportes de leitura, assim como verificar as práticas de leitor no cotidiano escolar, no contexto da midiatização. Na interface comunicação e educação, destaca-se a relação com o saber dos sujeitos que atuam no espaço pedagógico, considerando suas experiências de leitores mediadas por materiais impressos e digitais. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica e a um estudo de caso realizado numa escola pública federal de Belém, envolvendo alunos do ensino fundamental, no período de outubro a novembro de 2016, aplicando-se a observação participante e entrevista com formulário. Recorreu-se aos aportes teóricos que tratam do debate sobre comunicação, midiatização, mídia impressa, leitura e educação, como Lévy (1993; 1999); Braga (2006), Chartier (1994; 1998), Todorov (2009), Charlot (2013) e Sacristán (2005). Fez-se um cotejo em torno da questão da prática da leitura mediada por suportes distintos: o livro impresso e o livro eletrônico ou digital, tendose como referência o lugar da aprendizagem formal, a escola. Constatou-se que os jovens leitores pesquisados vivenciam práticas de leituras mediadas por materiais impressos e digitais, sendo-lhes mais recorrente o uso da mídia impressa, principalmente o livro. Verificou-se, também, que grande parte dos alunos se reconhece como leitores de suporte digital, cujos interesses e motivações são diversos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article has the intention of identifying the forms and the reading supports, as well as to verify the reader’s practices at school day by day in the context of mediatization inside interface between communication and education; it points out the relation with the knowledge coming from the characters who act in the educational environment and their experiences of readers helped by printed and digital materials. We resort to the bibliographical research for carrying out of a study of case at federal public school of Belém-Pa, with students from fundamental in the months of October and November of 2016, applying participant observation and interviews with a form. We resorted also to the theoretical supports which are about the communication, mediatization, printed media, reading and education as Lévy (1993; 1999); Braga (2006); Chartier (1994; 1998), Todorov (2009), Charlot (2013) and Sacristán (2005). With base in these articulations, we did a parallel around the question from practices of reading, which were mediated by distinct supports: the printed book and digital/electronics book. So, we have as reference the place of formal learning: The School. We noticed which the young readers researched experience reading practices mediated by printed and digital materials, being them more recurrent the use of printed media, mainly the book. It was verified, also, that a large proportion of the students considerate themselves as readers from digital support, whose interests and motivations are various.
  • ABORDAGENS METODOLÓGICAS DAS PESQUISAS EM ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO BRASILEIRO Artigo

    Barros, Camila Monteiro de; Vital, Luciane Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO O conhecimento científico é caracterizado como racional, sistemático e verificável, sua verificação é viabilizada por meio de metodologias científicas. A construção do conhecimento científico requer métodos que forneçam um aporte adequado às características das diferentes áreas. Esse estudo direciona sua análise para a Organização do Conhecimento, que evidencia-se como nuclear na Ciência da Informação pois, dito de forma simplista, viabiliza a organização da informação por meio da explicitação de conceitos e suas relações, de forma contextualizada, possibilitando a recuperação. Apresenta como objetivo conhecer os enfoques metodológicos utilizados pelos pesquisadores da área de Organização do Conhecimento no Brasil. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, caracteriza-se como exploratória e utiliza como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. O corpus é composto por 184 trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 2 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) entre os anos 2013 e 2017. Observa-se uma predominância de trabalhos com abordagem qualitativa (90,2%), o que condiz com a natureza do objeto estudado: o conceito. É possível verificar que a maior parte das pesquisas (76%) é teórica, ou seja, verificam, analisam e/ou constroem teorias. 82 trabalhos analisados apresentam mais de um procedimento metodológico, e desses, 4 apresentam mais que 2 procedimentos metodológicos. Verifica-se que é recorrente a ausência de indicação clara dos procedimentos metodológicos adotados, fragilizando a validação das pesquisas. Conclui que as pesquisas em Organização do Conhecimento, no contexto brasileiro, desenvolvem pesquisas com abordagens qualitativas, teóricas e que são fomentadas pela própria literatura científica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Scientific knowledge is characterized as rational, systematic and verifiable, its verification is made possible through scientific methodologies. The construction of scientific knowledge requires the adoption of appropriate methods according to the characteristics of the different areas. This study focused its analysis on Knowledge Organization field, which is nuclear in Information Science, as in a simplistic way, it makes possible information organization through concepts explanation and their relations in a contextualized way, improving information retrieval. The main objective was to know the methodological approaches used by the researchers in Knowledge Organization area. The research is characterized as exploratory, with a qualitative-quantitative approach, and uses the bibliographic research as methodological procedure. The corpus was composed of 184 papers presented in Working Group 2 of the Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), between 2013 and 2017. It was observed a predominance of woks with a qualitative approach (90.2%), which seems to correspond to the nature of the object studied: the concept. It was possible to verify that most researches (76%) are theoretical, that is, they verify, analyze and construct theories. Of the 184 papers analyzed, 82 presented more than one methodological procedure, of which 4 presented more than 2 methodological procedures. It is verified that it is recurrent the lack of clear indication of the adopted methodological procedures, weakening the validation of the researches. It concludes that the researches in Organization of the Knowledge, in the Brazilian context, develop researches with qualitative, theoretical approaches and that are fomented by the own scientific literature.
  • ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM FOCO NA CULTURA DE INOVAÇÃO E ATUAÇÃO INTEGRADA DE AGENTES DO SISTEMA DE INOVAÇÃO Artigo

    Silva, Elaine da

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a importância da inovação para os segmentos produtivo, acadêmico e governamental, se apresenta uma análise das políticas públicas de inovação vigentes no Brasil no que tange à promoção da inovação sistêmica e aberta, vislumbrando assim oportunidades e desafios que se apresentam a todos os envolvidos com a geração de inovação no país. Por meio da aplicação do método ‘Análise de Conteúdo’ as referidas políticas foram analisadas quanto à presença de cultura de inovação enfocando o conhecimento e ação integrada de agentes do sistema de inovação. Observou-se que as políticas públicas promovem a cooperação entre organizações que integram o sistema inovativo, entretanto não há evidências de incentivo ou diretrizes para a participação de pessoas não vinculadas a organizações, seguramente um desafio tanto para elaboradores de políticas quanto para todos que dedicam-se a promover a ampla participação de organizações e pessoas em atividades inovativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the importance of innovation for the productive, academic and governmental segments, this article presents an analysis of the public policies of innovation in Brazil with regards to the promotion of systemic and open innovation, envisioning opportunities and challenges that are presented to all those involved the generation of innovation in the country. Through the application of the 'Content Analysis' method, these policies were analyzed about the presence of culture of innovation focusing on the knowledge and integrated action of agents of the innovation system. It was observed that public policies promote cooperation between organizations that are part of the innovative system, but there is no evidence of incentive or guidelines for the participation of people not linked to organizations, certainly a challenge for both policymakers and all those who dedicate themselves, to promote the broad participation of organizations and individuals in innovative activities.
  • SUSTENTABILIDADE E GESTÃO DO CONHECIMENTO: PERFIL DE AUTORIA E ANÁLISE TEMÁTICA DAS PUBLICAÇÕES DO KM BRASIL NO PERÍODO DE 2002 A 2016 Artigo

    Souto, Leonardo Fernandes; Pizzol, Rosa Amélia

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisam-se, com foco no tema sustentabilidade, os documentos publicados nos anais eletrônicos do KM Brasil, correspondente às treze edições do evento, no período de 2002 a 2016. Tem-se por objetivo identificar a amplitude do tema sustentabilidade, o perfil de autoria e a diversidade temática, no âmbito das discussões relacionadas à gestão do conhecimento, a partir da base histórica do KM Brasil, o maior evento do tema na América Latina. A fundamentação teórica apresenta breve caracterização sobre gestão do conhecimento e sustentabilidade. O estudo descritivo caracteriza-se por uma abordagem quanti-qualitativa, com utilização das técnicas da bibliometria, sobretudo, por meio de estatística descritiva, complementada por uma análise de conteúdo. A análise quantitativa abrangeu, inicialmente, 605 documentos, concentrando-se, posteriormente, nos 18 artigos que apresentaram o tema sustentabilidade no título e/ou nas palavras-chave, sendo a análise qualitativa restrita somente a estes 18 artigos. Dentre os resultados, destaca-se a ocorrência de 54 autores que publicaram sobre o tema sustentabilidade, com prevalência de autoria do gênero masculino, coletiva, com vínculo acadêmico e atuação no setor público; além de terem sido identificados 42 assuntos e 18 focos relacionados à sustentabilidade e à gestão do conhecimento. Conclui-se se evidenciando que, apesar do grande número de participantes atuantes no mercado empresarial, há uma considerável predominância da academia na realização dos estudos sobre sustentabilidade e que a quantidade de 18 documentos sobre sustentabilidade é pouco representativa diante do total das 605 publicações que fazem parte da base histórica do KM Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The documents published in the electronic records of KM Brasil, corresponding to the thirteen editions of the event, from 2002 to 2016, are analyzed with a focus on sustainability. The objective is to identify the breadth of the sustainability theme, the authorship profile and the thematic diversity, within the framework of the discussions related to knowledge management, from the historical basis of KM Brazil, the biggest event of the theme in Latin America. The theoretical foundation presents a brief characterization about knowledge management and sustainability. The descriptive study is characterized by a quantitative-qualitative approach, using bibliometric techniques, mainly through descriptive statistics, complemented by a content analysis. The quantitative analysis initially covered 605 documents, focusing later on the 18 articles that presented the theme sustainability in the title and / or keywords, and the qualitative analysis is restricted to these 18 articles. Among the results, we highlight the occurrence of 54 authors who published on the subject of sustainability, with prevalence of authorship of the masculine gender, collective, with academic link and performance in the public sector; in addition to 42 subjects and 18 foci related to sustainability and knowledge management. It is concluded that, despite the large number of participants in the business market, there is a considerable predominance of the academy in the studies on sustainability, and that the number of 18 documents on sustainability is not very representative in relation to the total of the 605 publications that make part of the historical basis of KM Brazil.
  • CIDADES CRIATIVAS E SUAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO: UMA NOVA ROTA PARA O DISTRITO CRIATIVO DE FLORIANÓPOLIS/ SC Artigo

    Cativelli, Adriana Stefani; Teixeira, Clarissa Stefani

    Resumo em Português:

    RESUMO As cidades criativas são regiões que concentram pessoas e lugares com um objetivo em comum: fazer dele um lugar melhor para se viver por meio de diferentes conexões e utilizando o melhor de cada indivíduo, a criatividade. Florianópolis, por ser uma ilha, onde não podem-se instalar indústrias devido à limitação de espaço, destaca-se no mundo do empreendedorismo e consolida-se como polo de inovação tecnológica. O Centro Sapiens ao tomar conhecimento de exemplos internacionais avista na região leste do centro de Florianópolis, a oportunidade de transformação da região. O perímetro possui diferentes tipos de instituição, dentre elas as unidades de informação. Neste contexto, tem-se como objetivo mapear as unidades de informação que estão localizadas no Distrito Criativo de Florianópolis e construir a Rota das Unidades de Informação. A justifica baseia-se na premissa de que para se construir um ambiente criativo é necessário entrar em contato com fontes informacionais que ligam o passado ao presente, assim como divulgar esses espaços. Para mapeamento e criação da rota foi utilizado o Google My Maps. A rota reuniu 16 unidades de informação, os acervos contêm obras raras, históricas, especializadas, literatura, entre outros; e 87,5% permitem consulta aos seus acervos. Acredita-se que o convite aos gestores das unidades de informação para integrar o grupo de parceiros do Centro Sapiens possibilitará que os mesmos conheçam o projeto e passem a se sentir incluídos como agentes de transformação do local. Além de conhecerem seus colegas e buscar a conexão entre as unidades por um bem comum.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Creative cities are regions that concentrate people and places with a common goal: to make it a better place to live through different connections and using the best of each individual, creativity. Florianópolis, because it’s an island, where you can not install industries due to the limited space, stands out in the world of entrepreneurship and consolidates itself as a pole of technological innovation. The Sapiens Center (SC), when taking notice of international examples, sees in the eastern region of the center of Floripa, the opportunity for transforming the region. The perimeter has different types of institutions, among them information units. In this context, the goal is to map the information units that are located in the Creative District of Floripa and build the Route of Information Units. The justification is based on the premise that in order to build a creative environment it is necessary to contact information sources that link the past to the present, as well as to disseminate these spaces. For mapping and route creation, GMM was used. The route gathered 16 information units, the collections contain rare, historical, specialized, works, literature, among others; and 87.5% allow consultation of their collections. It is believed that the invitation to managers of the information units to integrate the group of partners of the SC will enable them to know the project and to feel included as agents of transformation of the site. In addition to meeting their colleagues and seeking the connection between the units.
  • GUIA DE FONTES DE INFORMAÇÃO PARA STARTUPS Artigo

    Silva, Eduardo Graziosi; Coletta, Teresinha das Graças; Larocca, Ana Paula Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO A criação de startups deve ser acompanhada da implantação de uma infraestrutura que garanta seu desenvolvimento e consolidação. Assim, a aproximação universidade-empresa faz-se necessária para oferecer a infraestrutura que propicie o acesso à informação científica e tecnológica. Para tanto, pretende-se identificar as startups instaladas no município de São Carlos (SP) e suas demandas por esse tipo de informação. Com isso, elaborar-se-á um guia de fontes de informação a partir dos recursos de informação mais utilizados que foram identificados em dois estudos da área de Ciência da Informação. Serão listadas as fontes de informação de acesso aberto e de acesso institucional disponíveis na Universidade de São Paulo que propiciem o desenvolvimento das startups. A forma de distribuição será no formato impresso, a ser distribuído para as startups, universidades e demais interessados, e eletrônico, que será disponibilizado em portais institucionais da Universidade de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The creation of startups must be accompanied by the implementation of an infrastructure that ensures their development and consolidation. Thus, the university-company approximation is necessary for offering infrastructure that provides access to scientific and technological information. For this purpose, we intend to identify the startups installed in the city of São Carlos (SP, Brazil) and their demands for this type of information. With this, we will develop a guide of information sources from the most used information resources identified in two studies of the Information Science field. We will list the open access and institutional access information sources available at the University of São Paulo that favor the development of startups. The form of distribution will be in printed format, to be distributed to the startups, universities, and other interested parties, as well as in electronic format, which will be made available at institutional portals of the University of São Paulo.
  • DEFINIÇÃO DA INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA PESQUISA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA Artigo

    Lu, Yi Chieh; Matui, Natália; Gracioso, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo em vista a necessidade das Universidades Públicas brasileiras de se localizarem e se posicionarem em relação às investidas políticas e econômicas recebidas para se converterem em lócus de produção da Inovação, se objetiva investigar, no âmbito das pesquisas científicas brasileiras, quais os entendimentos, ou ainda, quais as definições de Inovação têm sido adotadas ou construídas em diferentes áreas de conhecimento, dando destaque ao campo da Ciência da Informação (CI). Assim, são objetivos da pesquisa: analisar as definições de Inovação apresentadas nas teses e dissertações brasileiras, identificando as predominâncias sobre concepções de Inovação nestas obras acadêmicas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e exploratória, empregando métodos de mineração textual e análise semântica por meio de software KhCoder, nos textos das teses e dissertações brasileiras sobre o tema. O recorte dos dados é essencialmente nacional, utilizando a base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A partir dos dados coletados procurou-se refletir sobre as perspectivas multidisciplinares da Inovação, apresentadas em pesquisas científicas, que poderiam ser assumidas pelas Universidades Públicas para um melhor entendimento de sua vocação para a Inovação. Com os resultados obtidos, foi possível identificar a “Inovação tecnológica” como a concepção mais predominante nas pesquisas brasileiras, assim como a definição de Inovação tendente ao aspecto empresarial e suas definições subjacentes, o que condiz com a alta centralidade da área de conhecimento da Administração nos discursos de Inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the need of the Brazilian Public Universities to locate and position themselves in relation to the political and economic investments that have been received to become the locus of production of Innovation, it is the objective to investigate, in the scope of Brazilian scientific research, which understandings, or what definitions of Innovation have been adopted or constructed in different areas of knowledge, highlighting the field of Information Science (IS). Thus, the objectives of the research are: to analyze the definitions of Innovation presented in Brazilian theses and dissertations, identifying the predominance of Innovation conceptions in these researches. For this, a descriptive and exploratory research was developed, using textual mining methods and semantic analysis through KhCoder software, in the texts of Brazilian theses and dissertations on the subject. The data is essentially national, using the database of the Digital Library of Theses and Dissertations. Based on the collected data, we sought to reflect on the multidisciplinary perspectives of Innovation presented in scientific research that could be assumed by Public Universities to better understand their vocation for Innovation. With the results obtained, it was possible to identify "Technological Innovation" as the most predominant conception in Brazilian research, as well as the definition of Innovation tending to the business aspect and its underlying definitions, which corresponds to the high centrality of the Administration's knowledge area in the speeches of Innovation.
  • ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PUBLICAÇÕES DO PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Artigo

    Ramalho, Claudia; Oliveira, Jussara; Martins, Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este levantamento fez parte de um estudo que objetivou analisar a teoria que define o campo Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa permitiu a visualização de um panorama do desenvolvimento do próprio Programa no que diz respeito à produção científica de seus docentes e discentes colaborando para um avanço no campo científico e interdisciplinar. O levantamento acerca das publicações científicas provenientes do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos foi realizado tendo como base a análise bibliométrica dos principais termos presentes nos títulos e palavras-chave de publicações que incluem artigos, teses, dissertações e capítulos de livros de discentes e docentes do programa. Utilizando de tabelas, gráficos e nuvens de palavras, foram representados os principais termos apontados pelos doutorandos em uma disciplina, ingressantes da turma de 2018, bem como, pôde-se localizar a quantidade de publicações por ano, considerando o início do Programa, 2008 até 2016, e a diversidade de temas que as pesquisas se inserem, o que permitiu uma análise do perfil das pesquisas realizadas até o momento. Conclui-se que houve um aumento significativo nas publicações do Programa no que diz respeito aos artigos científicos publicados nos mais diversos periódicos. Já com relação aos capítulos de livros houve um decréscimo de publicações provavelmente pelo fato do incentivo do Programa para que os pesquisadores publiquem artigos em revistas científicas de alto impacto. O estudo também mostrou um número maior de discentes do sexo feminino do que masculino e um número equivalente de homens e mulheres entre os docentes que orientam no Programa. Os principais termos encontrados nas pesquisas são comunicação científica nas teses e dissertações, inteligência competitiva nos capítulos de livros e memória nos artigos publicados em periódicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This survey was part of a study whose purpose was to analyze the theory that defines the field Science, Technology, and Society (CTS). The survey provided an overview of the development of the Program itself, related to the scientific production of its professors and students, contributing to advances in the scientific and interdisciplinary field. The survey about the scientific publications developed in the Graduate Program in Science, Technology and Society of the Federal University of São Carlos was based on bibliometric analysis of the main terms present in the titles and keywords of publications, such as scientific papers, thesis, dissertations and book chapters of professors and students of the program. By using tables, graphs and word clouds, the main terms pointed out by the doctoral students from the 2018 class were represented, as well as the number of publications per year, since the beginning of the Program (2008 - 2016), and the diversity of themes in which the study is inserted, which allowed an analysis of the profile of the research performed so far. It was concluded that there has been a significant increase in Program’s publications with respect to scientific papers published in the most diverse journals. Regarding book chapters, there has been a decrease in publications, probably due to the Program's incentive for researchers to publish papers in high-impact scientific journals. The study also showed a higher number of female than male students, and an equivalent number of men and women among adiviser in the Program. The main terms found in this survey are “scientific communication”, in thesis and dissertations, “competitive intelligence”, in book chapters, and “memory”, in papers published in journals.
  • DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES EM COLEÇÕES DIGITAIS Artigo

    Oliveira, Anastácia Freitas de; Cunha, Murilo Bastos da

    Resumo em Português:

    RESUMO Relata as mudanças de paradigmas ocorridas na transição de coleções físicas para as coleções digitais. Apresenta as recomendações para seleção, criação e manutenção dessas coleções, a partir do exame de literatura especializada, abordando aspectos do conteúdo, viabilidade técnica, funcionalidade, confiabilidade, suporte do fornecedor, licenciamento, preservação, acessibilidade e questões contratuais. Discorre sobre aspectos que devem ser observados na tomada de decisão sobre a escolha de manter ou não documentos impressos quando há o equivalente digital. Conclui com a síntese das recomendações, indicando também estudos relacionados ao desenvolvimento de coleções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reports paradigm changes that occurred in the transition from physical collections to digital ones. It presents recommendations for creation and maintenance of these collections, based on the examination of specialized literature, addressing aspects of content, technical feasibility, functionality, reliability, supplier support, licensing, preservation, accessibility and contractual issues. It discusses aspects that must be observed in the decisionmaking on the choice to keep or not printed documents when the digital equivalent exists. It concludes with the synthesis of the recommendations, also indicating studies related to the collection development.
  • A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Artigo

    Cezar, Kilma Gonçalves; Suaiden, Emir José

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo se propôs a lançar luz sobre a importância de se publicizar o processo de inovação no Brasil, trabalhando a seguinte ideia: a coleta e a gestão de informações e de conhecimento do cidadão comum podem se revelar uma ferramenta destinada à ampliação da capacidade inovativa do País. Para tanto, foi realizada breve revisão da literatura acerca da dinâmica contemporânea característica do novo paradigma econômico-tecnológico da informação, foram levantados estudos sobre o envolvimento do cidadão comum no processo de inovação, e foram discutidos modelos desenvolvidos voltados para a sistematização da inovação. Os autores concluem que o Brasil ao deixar de publicizar a inovação, ou seja, de contemplar o fluxo livre e público de ideias, de informações e de experiências pode estar deixando de impulsionar seu potencial de inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to call attention to the importance of publicizing the innovation process in Brazil by working with the following idea: the collection and management of information and knowledge of ordinary citizen can be seen as a tool to increase the innovative capacity of the country. A short review of the literature on the contemporaneous dynamics characteristic of the new economic-technological paradigm of information was carried out, studies were collected on the involvement of the ordinary citizen in the innovation process, and models developed aimed at the systematization of newness were disputed. The authors conclude that Brazil, by not publicizing innovation, that is, to contemplate the free and public flow of ideas, information and experiences may be faling to promote its innovation potential.
  • FANDOM EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS: MAPEAMENTO DE INICIATIVAS E SUAS APLICABILIDADES Artigo

    Silva, Bruna Daniele de Oliveira; Sabbag, Deise Maria Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO O fandom constitui-se por indivíduos que apreciam um objeto cultural, constituindo a denominada comunidade de fãs. No interior dessas comunidades criam e compartilham produtos inspirados nos conteúdos culturais originais chamados de cânone. Por outro lado, temos a biblioteca pública que possui entre suas diretrizes a promoção de competências como a leitura, a criatividade e o contato com diversas expressões artísticas. No entanto, essas instituições sofrem com o abandono da comunidade, o descaso e o desconhecimento de suas funções por parte do poder público. Assim, enxerga-se no fandom um meio pelo qual as bibliotecas públicas possam resgatar sua relevância e cumprir melhor seu papel ao servir sua comunidade com atividades que despertem múltiplos interesses. O artigo tem como objetivo conceituar as atividades de fãs, mapeando iniciativas semelhantes que obtiveram sucesso nas referidas instituições, bem como discutir as possibilidades de aplicação na realidade brasileira elencando quais benefícios o desenvolvimento de tais atividades traria a comunidade. O percurso metodológico foi descritivo e exploratório, pois a produção acadêmica que relaciona o fandom com as bibliotecas públicas é relativamente escassa no país, nesse sentido, foram consultados sites de associações bibliotecárias, periódicos com a temática, blogs sobre fãs, fandom e leitura. Apoiado nos conceitos de “biblioteca viva” e “biblioremix”, a comunidade de fãs apresenta-se como um meio para colocar em prática uma nova perspectiva da biblioteca. Por se constituir de indivíduos engajados com diferentes atividades artísticas, os fãs têm o potencial de mobilizar grupos de interesse no entorno da biblioteca pública.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The fandom consists of individuals who appreciate a cultural object, constituting the so-called fan community. Within these communities they create and share products inspired by the original cultural content called the canon. On the other hand, we have the public library which has among its guidelines the promotion of skills such as reading, creativity and contact with various artistic expressions. However, these institutions suffer from the abandonment of the community, the neglect and the ignorance of their functions by the public power. Thus, fandom is seen as a means by which public libraries can regain their relevance and better fulfill their role by serving their community with activities that arouse multiple interests. The article aims to conceptualize the activities of fans, mapping similar initiatives that were successful in these institutions, as well as discuss the possibilities of application in the Brazilian reality by listing which benefits the development of such activities would bring to the community. The methodological path was descriptive and exploratory, because the academic production that relates the fandom with the public libraries is relatively scarce in the country, in this sense, were consulted websites of librarian associations, journals with the theme, blogs about fans, fandom and reading. Supported by the “living library” and “biblioremix” concepts, the fan community presents itself as a means to put a new perspective on the library into practice. Because they are individuals engaged in different artistic activities, fans have the potential to mobilize interest groups around the public library.
  • BIBLIOTECAS ESCOLARES E COMUNITÁRIAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACERVO Artigo

    Severino, Amanda Vilamoski; Unglaub, Tânia Regina da Rocha; Ardigo, Julibio David

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo integra uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina, que visa conhecer os critérios de desenvolvimento de coleções utilizados pelas Bibliotecas Escolares e comunitárias do município de Florianópolis. A política de desenvolvimento de coleções está relacionada ao papel social da biblioteca escolar, e especialmente, a função no processo de ensino-aprendizagem. O tema Desenvolvimento de Coleções fundamenta-se nos estudos de Weitzel (2013) e Vergueiro (2010). Os estudos revelaram que gerenciar coleções, atualmente, é um compromisso do bibliotecário que anseia assegurar a continuidade da biblioteca na sociedade, conservando a atribuição de gestora do conhecimento produzido. A metodologia segue os princípios da pesquisa descritiva cuja análise dos dados se guiou pela abordagem qualiquantitativa de Creswell e Clark (2010). Através desta pesquisa foi possível inferir que é muito importante organizar uma política de desenvolvimento de coleções com base em critérios bem definidos que supra as expectativas de seus interagentes. O produto deste estudo foi a elaboração de um manual de diretrizes com sugestões para nortear o desenvolvimento de coleções. Conclui-se que as bibliotecas escolares precisam atender as necessidades da unidade escolar da qual fazem parte, tendo seus objetivos definidos, facilitando o desenvolvimento de coleções.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article integrates a research of professional master's degree, linked to the Graduate Program - Information Management of the Santa Catarina State University, that aims to identify the collection development criteria used by School and Community Libraries in the city of Florianópolis. The collection development policy is related to the social role of the school library, and especially, their role in the teaching-learning process. The topic Collection Development is based on Weitzel (2013) and Vergueiro (2010) studies. These revealed that managing collections, nowadays, is a commitment of the librarian who seeks to ensure the continuity of the library in society, thus maintaining the attribution of knowledge production manager. The methodology follows the principles of a descriptive research in which data analysis follows the qualitative and quantitative approach of Creswel and Clark (2010). Through this research it was possible to conclude that is very important to organize a collection development policy based on well-defined criteria that meet the expectations of its members. A product of this study was the elaboration of a manual containing suggestions that guide the collections development. It is concluded that school libraries must meet the needs of the school unit which they are part of, having their goals defined, facilitating the development of collections.
  • REDUZINDO O TEMPO DE PUBLICAÇÃO DE UM MANUSCRITO EM UM PERIÓDICO DE ACESSO ABERTO: UM ESTUDO BASEADO NA FILOSOFIA LEAN Artigo

    Martignago, Deisi; Juliani, Jordan Paulesky

    Resumo em Português:

    RESUMO A comunicação dar-se-á com a circulação das informações científicas, sendo a informação o produto e a comunicação o processo de troca de ideias entre os indivíduos. Como principal meio de comunicação científica, destaca-se o periódico científico. Com o advento da Internet, o periódico científico passou por muitas transformações, entre elas a transição de impresso para eletrônico. O que se pode observar foi que essa transição alterou principalmente a distribuição e visibilidade das edições. Em relação ao processo de edição, o uso de software de publicação, tem facilitado a realização das tarefas do editor. Muito embora a publicação eletrônica tenha conferido agilidade ao processo e maior visibilidade aos artigos, verifica-se que, em essência, houve somente a migração das revistas tradicionais para o formato digital. Com isso, essa pesquisa propõe analisar o processo editorial de um periódico de acesso aberto e torná-lo livre de desperdícios, tendo como base os princípios do pensamento enxuto, o lean thinking. O lean thinking refere-se a uma filosofia de gestão que vem ao encontro das necessidades de diminuição do tempo de publicação do artigo científico. A pesquisa foi caracterizada como estudo de caso, onde foi selecionado um periódico científico, por conveniência, para a realização do estudo. Os resultados alcançados identificaram que, por meio do Lean, foi possível propor um processo editorial futuro livre de desperdícios e com tempo de publicação consideravelmente reduzido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Communication will occur with the circulation of scientific information, with information being the product and communication being the process of exchanging ideas between individuals. As the main means of scientific communication, the scientific journal stands out. With the advent of the Internet, the scientific journal underwent many transformations, including the transition from print to electronic. What can be observed is that this transition mainly changed the distribution and visibility of the editions. Regarding the editing process, the use of publishing software has facilitated the accomplishment of the editor's tasks. Although electronic publishing has given the process agility and greater visibility to articles, it is found that, in essence, there was only a migration from traditional magazines to digital format. Thus, this research proposes to analyze the editorial process of an open access journal and make it free of waste, based on the principles of lean thinking, lean thinking. Lean thinking refers to a management philosophy that meets the needs of reducing the publication time of the scientific article. The research was characterized as a case study, where a scientific journal was selected, for convenience, to perform the study. The results achieved identified that, through Lean, it was possible to propose a future editorial process free of waste and with considerably reduced publication time.
  • GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA: UMA PRÁTICA PARA ABRIR A CAIXA PRETA DA PESQUISA CIENTÍFICA Artigo

    Estevão, Janete Saldanha Bach; Arns, Elaine Mandelli; Strauhs, Faimara do Rocio

    Resumo em Português:

    RESUMO A Ciência Aberta tem constituído uma nova abordagem para o processo de geração de conhecimento científico, com base na forma colaborativa que a produção científica tem sido criada e comunicada. Os tradicionais resultados de pesquisa como artigos, dissertações e teses, ainda que disponíveis em acesso aberto podem ser comparados à uma caixa-preta, de acordo com a perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR), constituindo o resultado acabado da análise de um determinado pesquisador ou grupo de pesquisadores. Este artigo, eminentemente bibliográfico a partir de descritores, utiliza a pesquisa bibliográfica e bibliométrica como métodos de tratamento dos dados, seguido de revisão sistemática da literatura. O objetivo busca evidenciar como a disponibilidade dos dados de pesquisa interfere no processo de geração e de comunicação científica. Para tal utiliza-se das concepções da TAR na identificação do papel dos dados de pesquisa dentro de uma rede, composta por elementos humanos e não humanos. Como resultados, demonstra-se a partir do ciclo de vida dos dados de pesquisa, de que forma a disponibilidade destes produz novos recursos de informação, viabilizada pela retroalimentação da atividade científica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses how the Open Science has constituted a new approach to the scientific knowledge generation process, based on the collaborative form that scientific production is being created and outreach. Traditional research outcomes such as papers, dissertations and theses, although available in open access, can be compared to a black box, under the Actor-Network Theory (ANT) perspective, since they are considered the final and closed result of a determined researcher's or a research group's analysis. This paper, mainly bibliographic, uses bibliographical and bibliometric research as methods of data treatment, followed by a systematic review of the literature. The aim is to highlight how the research data availability has agency within the science process and the scholarly communication. To this end, some of ANT's concepts are used to identify the role of research data within the network, built of human and nonhuman elements together. As results, this paper evidence how the research data availability provides new information resources, allowed mainly by the scientific activity feedback.
  • INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA Artigo

    Felix, Maria José Abreu e; Vilan Filho, Jayme Leiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Trata-se de revisão de literatura resultante de levantamento bibliográfico da produção científica sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração no Brasil. O objetivo é identificar aspectos da literatura científica a respeito da interdisciplinaridade estabelecida entre essas duas ciências. Como fontes de pesquisa, foram utilizadas as bases de dados ABCDM, BRAPCI, BDTD, SPELL, o portal da ANPAD e, de forma complementar, a Scielo e o Google Acadêmico, que conjuntamente resultaram na identificação de dez trabalhos, a saber: duas dissertações, uma tese, quatro trabalhos de anais do ENANCIB e três artigos de periódicos. Os trabalhos analisados apontam para a informação como elo entre as duas ciências, e a inteligência competitiva e a gestão do conhecimento como motivadores da interdisciplinaridade. A literatura existente sobre o tema é escassa e focada em definir a interseção entre Ciência da Informação e Ciência da Administração. Os trabalhos recuperados revelam que o estudo das relações interdisciplinares constitui importante ferramenta para a compreensão da Ciência da Informação como ciência, assim como suas características e abrangência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a literature review study resulted of a bibliographic survey on the scientific production on the interdisciplinarity between information science and administrative science in Brazil. The goal is to identify aspects of scientific literature on the interdisciplinarity between both scientific fields. The following databases were used for the search: ABCDM, BRAPCI, BDTD, SPELL, ANPAD website, Scielo and Google Scholar, which jointly identified 10 works, namely: two theses, a dissertation, four ENANCIB papers and three articles from distinct journals. The papers analyzed refer to information as the link between the two scientific fields (Information Science and Administrative Science), and competitive intelligence and knowledge management as motivators of interdisciplinarity. The existing literature on the subject is scarce and focused on defining the intersection between Information Science and Administrative Science. The recovered works reveal that the study on interdisciplinary relations is an important tool for understanding Information Science as a science, as well as its characteristics and scope.
  • COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DE IDOSOS: UM PROTÓTIPO VOLTADO ÀS SUAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO Artigo

    Vitorino, Elizete Vieira; Righetto, Guilherme Goulart; Packer, Celine Rúbia Probst Purnhagen

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo geral da pesquisa consiste em estruturar um recurso tecnológico para o atendimento das necessidades de informação de um grupo vulnerável, aqui caracterizado como a população idosa, contemplando os objetivos específicos que são: identificar, a partir da literatura, recursos tecnológicos e protótipos para uso em dispositivos móveis; descrever, também pela literatura, as etapas do desenvolvimento da competência em informação no idoso e, em específico, por meio do uso das tecnologias disponíveis; e, por fim, criar um protótipo para dispositivos móveis (smartphones) a fim de atender às possíveis necessidades de informação do referido grupo. A ausência do conjunto de atitudes e habilidades digitais pode ter um efeito profundo na qualidade de vida das pessoas e no aprendizado ao longo da vida. Daí a premência da competência em informação e sua força motriz do lifelong learning para dispor aos grupos socialmente vulneráveis uma real e efetiva inclusão social/digital. Numa via otimista, conjectura-se que as tecnologias, em conjunto com a competência em informação são capazes de promover o aumento da autoestima de grupos, comunidades e pessoas, incluindo a redução na situação de vulnerabilidade social e a promoção de insumos à luz das necessidades de informação cotidianas. A importância da inclusão desse grupo social em tal contexto possivelmente viabilizará novas e prósperas relações sociais, assim como a qualidade de vida. Promover a inclusão dos idosos perante as tecnologias pode ser uma forma oportuna para a participação ativa, cidadã e democrática na contemporaneidade, além da efetivação do papel social da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main objective of the research is to structure a technological resource to meet the information needs of a vulnerable group, here characterized as the elderly population, contemplating the specific objectives that are: to identify, from the literature, technological resources and prototypes for use on mobile devices; to describe, also in the literature, the stages of the development of information literacy in the elderly, and, specifically, through the use of available technologies; and, finally, to create a prototype for mobile devices (smartphones) in order to meet the possible information needs of the said group. The absence of the set of digital attitudes and skills can have a profound effect on people’s quality of life and lifelong learning. Hence the urgency of information literacy and its driving force in lifelong learning in order to provide socially and socially inclusive groups with real and effective social/digital inclusion. In an optimistic way, it is conjectured that the technologies, together with the information literacy, are able to promote the increase of the self-esteem of groups, communities and people, including the reduction in the situation of social vulnerability and the promotion of inputs in light of the needs of everyday information. The importance of including this social group in such context will possibly enable new and prosperous social relations, as well as the quality of life. Promoting the inclusion of older people in relation to technologies can be a timely way for active, citizen and democratic participation in contemporaneity, in addition to the effectiveness of the social role of Information Science.
  • BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE GESTÃO DE DADOS Artigo

    Guandalini, Clara Alcina; Furnival, Ariadne Chloë Mary; Arakaki, Ana Carolina Simionato

    Resumo em Português:

    RESUMO As instituições e as agências de pesquisa vêm exigindo uma conduta no contexto da agenda em prol da Ciência Aberta. Sendo que, a elaboração de um Plano de Gestão de Dados pode ser caracterizada como um procedimento inicial para o desenvolvimento da pesquisa científica, documento que propõe ao pesquisador gerenciar os dados brutos de sua pesquisa, valorizando o compartilhamento em conjunto com a abertura dos dados e seu reuso em benefício aos pesquisadores e à sociedade. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi verificar a elaboração de um Plano de Gestão de Dados como parte das novas condutas para as boas práticas na pesquisa científica. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, empregou-se métodos documentais e bibliográficos para a identificação, coleta e sistematização das informações. Os resultados visaram a disponibilidade desse documento em repositórios de dados abertos e a relação das instituições de ensino superior, agências financiadoras e pesquisadores com o levantamento de ações que são realizadas na criação e desenvolvimento de Plano de Gestão de Dados, principalmente para o desenvolvimento de políticas institucionais para o gerenciamento dos dados de pesquisa, porém, respeitando também as áreas do conhecimento, visto que nem todos os dados são gerados do mesmo modo. Por fim, considera-se a presença de um novo paradigma na publicação e divulgação científica, o que influencia também sua comunicação, seja com o meio acadêmico ou com a sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Institutions and research agencies now require scientific conduct that collaborates with the agenda for Open Science. The drawing up of a Data Management Plan can be characterized as an initial procedure for the development of scientific research, a document that proposes that researchers manage the raw data of their research, promoting sharing, the opening up of data and its reuse for the benefit of researchers and society. The aim of this work was to assess requirements for Data Management Plans as part of new conduct for good practices in scientific research. The research was characterized as exploratory; document and bibliographic methods were used for the identification, collection and systematization of information. The results point to the need for the availability of these Plans in open data repositories and their relationship to higher education institutions, funding agencies and researchers. Actions that are carried out in the creation and development of Data Management Plans were also identified, mainly for the development of institutional policies for the management of research data, but also respecting different areas of knowledge, since not all data is generated in the same way. In addition, it is evident that there is a new paradigm in scientific publication and dissemination, which also influences its communication, be it within the academic environment or with society in general.
  • DESAFIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NA RECUPERAÇÃO E USO DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS Artigo

    Delfino, Samyr Santos; Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de; Sousa, Marckson Roberto Ferreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Para a sociedade contemporânea, também conhecida como sociedade da informação, a informação é considerada como sendo o seu bem de maior valor. Porém, mesmo sendo o cerne dessa nova sociedade, o grande volume de informação desencadeia uma série problemas. A liberdade na comunicação, possível através do uso da internet e das redes sociais, associadas à ausência de hierarquia na produção e disseminação na internet potencializa o surgimento de uma inundação de informações que dificultam a capacidade de análise e crítica por parte dos seus usuários. Problemas como pós-verdade, fake-news e desinformação se tornam cada vez mais comuns e despertam questionamentos referentes à qualidade dos integrantes dessa sociedade, uma vez que a formação de opinião sofre influência direta da qualidade das informações disponíveis na internet e nas redes sociais. Pensando nisso, se vê como oportuno a realização de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de investigar ações visando a identificação das fake-news no contexto da pós-verdade, bem como, combater a sua produção e disseminação, pois no atual momento em que a sociedade da informação se encontra, percebe-se o surgimento de potenciais problemas relacionados ao grande volume de informações disponíveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT For contemporary society, also known as the information society, information is considered to be its most valuable asset. But even at the heart of this new society, the sheer volume of information triggers a number of problems. Freedom in communication, made possible through the use of the internet and social networks, associated with the lack of hierarchy in the production and dissemination on the internet, enhances the emergence of a flood of information that hinders the ability of their users to analyze and critique. Problems such as post-truth, fake-news and misinformation are becoming increasingly common and raise questions regarding the quality of the members of this society, since opinion formation is directly influenced by the quality of information available on the Internet and social networks. With this in mind, it is considered opportune to conduct a bibliographic research in order to investigate actions aimed at identifying fake-news in the context of post-truth, as well as combating its production and dissemination, since at the present time when If the information society is found, there are potential problems related to the large volume of information available.
  • BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DE RISCOS Artigo

    Souza, Kelma Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, destacamos os conceitos de o risco, o perigo e vulnerabilidade no cenário da Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON), cujo objetivo principal é analisar os riscos que esse espaço pode representar a seus frequentadores, patrimônio e memória histórica. Neste sentido, a BCMON foi selecionada, dentre outras, por ser a principal e mais antiga biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para tanto, a metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, com natureza exploratória. Ainda, selecionamos como base referencial a obra de Spinelli e Pedersoli Jr. - Biblioteca Nacional: plano de gerenciamento de riscos: salvaguarda & emergência -, o Relatório de Inspeção de Segurança (RIS 25/2013), instruções técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Relatório de Inspeção Visual Preliminar e publicações do Projeto de Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos. A partir disso realizamos um levantamento mediante observação da estrutura física, além de mobiliários e equipamentos que compõem a biblioteca. Assim notamos o quão vulneráveis estão o edifício, o acervo sob sua guarda e aqueles que transitam por esse local. Dentre os 10 agentes estabelecidos por Spinelli e Pedersoli Jr. que caracterizam e definem as tipologias de riscos, o estudo detectou que a BCMON possui 7 deles. Uma ação necessária seria a construção de um mapa de risco e investimento em ações de prevenção e combate a incêndio, entre outros que venham minimizar o perigo, a crise e por final o dano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we highlight the concepts of risk, danger and vulnerability in the scenario of the Central Library Santa Monica (BCMON), with the main goal of analyzing the risks that this space may pose to its visitors, its heritage and its historical memory. In this sense, BCMON was selected, among others, because it is the main and oldest library of the Federal University of Uberlândia (UFU). Therefore, the methodology used had a qualitative approach, with exploratory nature. Still, we selected as a reference base a work by Spinelli and Pedersoli Jr., Safety Inspection Report - (RIS) 25/2013 -, Minas Gerais Fire Department’s technical instructions, Preliminary Visual Inspection Report and publications of the Preventive Conservation Project for Libraries and Archives. From this, we conducted a survey by observing the physical structure, as well as furniture and equipment that make up the library. Thus, we note how vulnerable are the building, the collection under its guard and those who transit the site. Among the ten agents established by Spinelli and Pedersoli Jr., which characterize and define the types of risks, the study has found that the BCMON has seven. A necessary action would be the construction of a risk map and investment in fire prevention and fire prevention actions, among others, that will minimize the danger, the crisis and, finally, the damage.
  • BIBLIOMETRIA DO ACERVO ENANCIB (1994 A 2018) Artigo

    Maia, Marcelo; Tsunoda, Denise Fukumi

    Resumo em Português:

    RESUMO Um dos maiores eventos de pesquisa e de pós-graduação da área de Ciência da Informação do país. Sendo assim o objetivo desse trabalho mapear a produção científica por meios de análises bibliométricas, caracterizando o Enancib a partir dos trabalhos publicados nas páginas dos eventos, compreendendo as 19 edições até o momento, absorvendo os grupos de trabalhos. O corpus de estudo foi composto de 4.282 publicações no evento, inserido e processado no software Microsoft Excel, gerando informação de frequência e número de itens publicados dos autores e coautores mais produtivos, posição de autoria dos autores mais produtivos, sendo estes separados, por edição e por grupo de trabalho. O estudo permite verificar a trajetória da existência do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, quanto aos componentes: publicações, autores e coautores mais produtivos por edição, grupo de trabalho e na totalidade do evento, 24 anos. A pesquisa revelou que o fato de o autor estar no primeiro lugar, como o autor mais produtivo do evento das edições analisadas, não significa que este seja o mais produtivo por edição e também por grupo de trabalho. Também revelou, o quantitativo de autores em cada grupo de trabalho, edição, demonstrando que a área de ciência da informação está em constante crescimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT One of the largest research and postgraduate events in the Information Science area in the country. Thus, the goal of this work is to map scientific production through bibliometric analysis, characterizing Enancib from the works published on the events pages, comprising the 19 editions so far, absorbing the groups of works. The corpus of study was composed of 4,282 publications in the event, inserted and processed in Microsoft Excel software, generating frequency information and number of published items of the most productive authors and co-authors, author position of the most productive authors, and these are separated by edition. and by working group. The study allows to verify the trajectory of the existence of the National Meeting of Research in Information Science, as for the components: publications, authors and co-authors more productive by edition, work group and in the whole of the event, 24 years. The research revealed that being in first place, as the most productive author of the event of the analyzed editions, does not mean that the author is the most productive by edition and also by work group. Also revealed, the number of authors in each working group, edition, demonstrating that the area of information science is constantly growing.
  • ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFSC Artigo De Pesquisa

    Vianna, William Barbosa; Brasil, Sonali Paula Molin Bedin

    Resumo em Português:

    RESUMO A relação entre epistemologia e estrutura curricular se estabelece a partir dos estudos nos quais a obtenção do conhecimento é preservada. Na Ciência da Informação alguns elementos são amplamente discutidos, tais como: a interdisciplinaridade, a relação com a tecnologia da informação e a inserção social. O presente estudo se propõe a analisar a estrutura curricular do Núcleo de Formação Geral, comum aos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação que são ofertados pelo Departamento de Ciência da Informação da UFSC, sob a perspectiva da tecnologia da informação. Utiliza a pesquisa qualitativa como forma de abordagem do problema, uma vez que os dados foram coletados diretamente dos documentos existentes e classificados para uma análise interpretativa do pesquisador, do ponto de vista dos procedimentos técnicos se apoia na pesquisa bibliográfica para levantamento dos referenciais teóricos que foram escolhidos de forma intencional pela relevância já consagrada na área e, do ponto de vista dos objetivos, se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva. Como resultado foi possível identificar que a relação epistemológica dessas áreas se mantém preservada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The relationship between epistemology and curricular structure is established from studies in which the attainment of knowledge is preserved. In Information Science, some elements are widely discussed, such as: interdisciplinarity, the relation with the information technology and the social insertion. The present study intends to analyze the curricular structure of the General Training Syllabus, common to the courses of Archival Studies, Librarianship and Information Science that are offered by the Department of Information Science of UFSC, from the perspective of information technology. It uses qualitative research as a way of approaching the problem, once the data were collected directly from the existing documents and classified for an interpretative analysis by the researcher; concerning technical procedures, this study is supported by a bibliographical research in order to gather theoretical references, which were chosen intentionally for their already renowned relevance to the field of study; concerning the objectives, it is characterized as an exploratory and descriptive research. As a result, it was possible to identify that the epistemological relationship of these areas remains preserved.
  • HISTÓRIAS QUE AS BIBLIOTECAS CONTAM: A BIBLIOTECA PARTICULAR PROFESSOR OSNI DE MEDEIROS REGIS Artigo De Pesquisa

    Vidal, Mariana Jucelia; Karpinski, Cezar

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta-se, neste artigo, a história da Biblioteca Professor Osni de Medeiros Regis, situada à Avenida Mauro Ramos, n.1344, na cidade de Florianópolis, SC. Objetiva se neste estudo relatar a história da biblioteca, descrevendo os processos de criação, a construção do espaço físico, a composição do acervo e a criação da fundação para manter a biblioteca e disponibilizar acesso para o público. Estabelecendo uma análise da importância da biblioteca para a comunidade florianopolitana, e descrevendo os tipos de serviços que a biblioteca disponibiliza para a comunidade em geral. Os procedimentos metodológicos que nortearam a construção do artigo foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, possibilitando verificar a importância da biblioteca para a comunidade e para a área de biblioteconomia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the history of the Professor Osni de Medeiros Regis Library, located at Av. Mauro Ramos, n.1344, in the city of Florianopolis, SC, Brazil. The study reports the history of the library, describing the creation processes, the construction of the physical space, the composition of the collection and the creation of the foundation to maintain the library and provide access to the public. Establishing an analysis of the importance of the library to the florianopolitan community, and describing the types of services the library provides to the community at large. The methodological procedures that guided the construction of the article were bibliographic research, documental research and interviews, enabling to verify the importance of the library for the community and fr the area of library science.
  • GESTÃO DE DADOS CIENTÍFICOS PARA PESQUISADORES Resenha

    Teixeira, Mariana Pedroso; Santos, Gildenir Carolino
  • PROJETO DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ECLESIÁSTICOS: DIAGNÓSTICO REALIZADO NO ACERVO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA/ES Relato De Experiência

    Lino, Lucimar dos Santos; Alves, Rachel da Silva; Anna, Jorge Santa; Silva, Luiz Carlos da

    Resumo em Português:

    RESUMO Relata-se diagnóstico de preservação no Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória/ES. Analisa o estado de preservação/conservação do acervo em papel e as técnicas para aumentar a longevidade das tipologias documentais. Concluiu-se que as ações realizadas são insuficientes para garantir preservação, havendo necessidade de adotar outros procedimentos, técnicas e metodologias arquivísticas, visando assegurar a integridade e longevidade dos registros eclesiásticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A diagnosis of preservation is reported in the Documentation Center of the Archdiocese of Vitória / ES. It analyzes the state of preservation / conservation of the paper collection and the techniques to increase the longevity of the documentary typologies. It was concluded that the actions taken are insufficient to guarantee preservation, and it is necessary to adopt other procedures, techniques and archival methodologies, in order to ensure the integrity and longevity of ecclesiastical records.
Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br