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Avaliação da capacitação em intervenções breves para professores: contribuições da saúde

RESUMO

Objetivos:

avaliar o impacto de uma capacitação em intervenções breves para o uso de substâncias sobre as atitudes e validade de face e consistência interna das versões brasileiras Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire (DDPPQ-br) e Short Alcohol and Alcohol Problems Perception Questionnaire (SAAPPQ) entre professores.

Métodos:

estudo metodológico (N=122) e quase-experimental (n=27). Foram aplicados o questionário sociodemográfico, o DDPPQ-br e o SAAPPQ antes e três meses após a capacitação. Para análise, foram utilizados os testes de Mann-Whitney e de Wilcoxon.

Resultados:

O DDPQ-br e o SAAPPQ foram considerados válidos pelos especialistas. Através da capacitação, foi possível melhorar as atitudes frente a responsabilização sobre a abordagem do uso de substâncias na escola e o preparo para exercer tal função. Em relação às drogas, a percepção de suporte foi potencializada.

Conclusões:

Capacitar professores pode melhorar suas atitudes e fortalecer a escola na função de prevenir danos relacionados ao uso substâncias.

Descritores:
Capacitação de Professores; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Drogas Ilícitas; Saúde Mental; Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções

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