Acessibilidade / Reportar erro

Familiares que procuram internação compulsória para membros usuários de drogas: perfil, expectativas e necessidades

RESUMO

Objetivo:

Delinear o perfil e compreender expectativas e necessidades de familiares que buscam internação compulsória para membros usuários de drogas. Método: Pesquisa mista; dados coletados envolvendo 101 prontuários e entrevistas semiestruturadas com 26 familiares. Utilizou-se o software SPSS e a análise de conteúdo.

Resultados:

A amostra caracterizou-se predominantemente por mulheres. A maioria dos usuários realizou outras modalidades de tratamento. Observaram-se associações significantes entre a solicitação da internação, a presença de agressividade e outros comportamentos típicos do uso nocivo de drogas para pedido de internação compulsória. As categorias foram: A difícil convivência com o usuário; O percurso dos familiares para “trazer o usuário de volta à vida”; Expectativas e necessidades quanto à internação compulsória.

Conclusão:

O estudo proporcionou a ampliação do olhar para a complexidade e intersubjetividades de sistemas familiares diante do ciclo das drogas, promoção de discussões e estratégias de serviços multidisciplinares no cuidado integral dessas famílias.

Descritores:
Relações Familiares; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Usuários de Drogas; Tratamento Psiquiátrico Involuntário; Direito à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br