Acessibilidade / Reportar erro

Doente com acidente vascular cerebral: planeamento de alta, funcionalidade e qualidade de vida

RESUMO

O acidente vascular cerebral ainda origina elevados níveis de incapacidade e sofrimento humano, sendo das primeiras causas de morte nos países desenvolvidos, incluindo em Portugal.

Objetivo:

analisar as estratégias adotadas no planeamento da alta destes doentes, aprofundando o conhecimento inerente à transição hospital-domicílio, aos processos de preparação de alta assim como às principais repercussões na qualidade de vida e funcionalidade.

Método:

revisão integrativa de literatura, pelos critérios orientadores PICOD, com pesquisa em base de dados.

Resultados:

obtidos 19 artigos, com diversas abordagens e contextos. Para a qualidade de vida importa a satisfação com os cuidados recebidos e a consideração dos aspetos psico-emocionais, ligados à funcionalidade.

Conclusão:

no tempo de internamento, o planeamento cuidado da alta, o cuidado abrangente a doentes e cuidadores - nomeadamente aspectos funcionais e psico-emocionais - tendem a ter impacto na qualidade de vida dos doentes.

Descritores:
Acidente Vascular Cerebral; Qualidade de Vida; Alta do Paciente; Reabilitação; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br