Acessibilidade / Reportar erro

Perfil e qualidade de vida de mulheres em reabilitação do assoalho pélvico

RESUMO

Objetivo:

Descrever o perfil sociodemográfico, clínico e sexual, identificar variáveis do perfil que interferem na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e avaliar correlação entre dois questionários de QVRS usados em um Programa de Reabilitação do Assoalho Pélvico.

Método:

Estudo observacional, analítico e transversal, com base em fichas de atendimento e dois questionários de avaliação da QVRS.

Resultados:

As mulheres possuíam idade média de 55,4 anos, eram casadas, brancas, tinham incontinência urinária (IU) de esforço, de urgência ou mista, com perdas urinárias de moderada a grande quantidade, diárias e diurnas. Apenas 50,5% tinham vida sexual ativa e a maioria apresentava queixas sexuais. A mudança na atividade sexual e alguns tipos de IU afetaram a QVRS. Os dois questionários apresentaram correlação.

Conclusão:

O perfil e a correlação entre os questionários condizem com a literatura. Tipo de IU e mudança na atividade sexual afetam a QVRS.

Descritores:
Diafragma da Pelve; Enfermagem; Incontinência Urinária; Qualidade de Vida; Saúde da Mulher

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br