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Desenvolvendo competências no ensino em enfermagem obstétrica: aproximações entre teoria e prática

RESUMO

Objetivo:

Analisar o desenvolvimento de competências profissionais em curso de pós-graduação em Enfermagem Obstétrica.

Método:

Pesquisa qualitativa, utilizando entrevista semiestruturada com 11 egressos da especialização em Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual do Ceará. Dados submetidos à análise temática.

Resultados:

Na ótica dos sujeitos, o curso confere o desenvolvimento de competências que fortalecem e ampliam o campo de atuação da enfermagem obstétrica. Embora resgate o conhecimento prévio dos discentes e as experiências vivenciadas, há distanciamento entre conteúdos ministrados e a prática de estágios, apresentados como desafios e dificuldades enfrentadas pelos egressos. Os achados sugerem revisão curricular, incorporando as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, superando a fragmentação entre teoria e prática.

Considerações finais:

Os egressos se constituem em um corpus potencialmente implicado na construção e transformação de pensamentos e valores das instituições de saúde e ensino, necessários às mudanças nas organizações políticas e sociais, visando atendimento integral e igualitário à população.

Descritores:
Enfermagem Obstétrica; Prática Profissional; Educação Continuada; Educação de Pós-Graduação; Aprendizagem

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