Acessibilidade / Reportar erro

Crenças dos profissionais no envolvimento do paciente para a segurança hospitalar

RESUMO

Objetivos:

analisar as crenças dos profissionais de saúde acerca dos benefícios do envolvimento do paciente na assistência durante a hospitalização.

Métodos:

estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 87 profissionais de saúde de um hospital de ensino. Realizou se entrevista semiestruturada, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 — dados submetidos à análise de conteúdo e interpretados à luz do Modelo de Crenças em Saúde de Rosenstock.

Resultados:

participaram técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, dentre outros profissionais. Emergiram as categorias “Crenças dos profissionais sobre o envolvimento do paciente no cuidado”, “Práticas de envolvimento do paciente no cuidado” e “Fatores favoráveis ao envolvimento do paciente no cuidado hospitalar”. A percepção dos profissionais desvelou influência do envolvimento do paciente nos desfechos assistenciais e benefícios para a segurança assistencial.

Considerações Finais:

envolver o paciente no cuidado está associado à crença do profissional de saúde nos benefícios dessa prática para a redução de incidentes.

Descritores:
Crenças; Comportamento; Segurança do Paciente; Participação do Paciente; Assistência Centrada no Paciente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br