Acessibilidade / Reportar erro

Impressão de idosos polimedicados sobre o serviço farmacêutico

RESUMO

Objetivos:

Descrever a importância das orientações fornecidas durante a consulta farmacêutica sobre a adesão ao tratamento farmacológico com base nos depoimentos de idosos polimedicados.

Métodos:

Estudo metodológico, qualitativo, realizado durante consultas com 40 pacientes idosos de ambos os sexos no Centro de Atenção à Saúde para Idosos e Cuidadores. A técnica da análise de conteúdo foi utilizada, e um questionário com duas perguntas aber tas foi aplicado.

Resultados:

Duas categorias e oito subcategorias emergiram da transcrição das entrevistas e leitura exaustiva dos dados. A categoria “Consulta farmacêutica como um instrumento educativo para o autocuidado de idosos polimedicados” apresentou a maior frequência. A subcategoria mais frequente foi “Preocupação dos idosos com o autocuidado”

Considerações finais:

No caso de pacientes idosos polimedicados, a consulta farmacêutica constitui um instrumento educativo importante que, através do fornecimento de orientações farmacêuticas, permite minimizar as preocupações com relação a farmacoterapia, contribuindo com a adesão e autocuidado.

Descritores:
Polimedicação; Assistência Farmacêutica; Adesão à Medicação; Idoso; Encaminhamento e Consulta

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br