Acessibilidade / Reportar erro

O acesso ao Sistema Único de Saúde na percepção de homossexuais masculinos

RESUMO

Objetivos:

Analisar a percepção de homossexuais masculinos a respeito do acesso ao Sistema Único de Saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado com homossexuais masculinos em uma cidade do Nordeste do Brasil. Participaram oito sujeitos, sendo utilizado para coleta de dados um questionário socioeconômico e realizado um grupo focal, no qual as narrativas foram gravadas e posteriormente transcritas. Para análise das falas empregou-se a análise de conteúdo temática.

Resultados:

A análise revelou cinco categorias temáticas que expressam as limitações na humanização e no acolhimento, bem como na qualidade do atendimento à saúde oferecido aos sujeitos, desconsiderando as demandas psicossociais e relacionadas ao estilo de vida.

Considerações finais:

Destaca-se que a técnica do grupo focal contribuiu para a aproximação da pesquisa com a percepção dos homossexuais masculinos marcada por preconceito e discriminação, refletindo a insatisfação dos sujeitos com o atendimento recebido nos serviços de saúde.

Descritores:
Homossexualidade Masculina; Minorias Sexuais e de Gênero; Saúde Pública; Acesso aos Serviços de Saúde; Assistência Integral à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br