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Avaliação da qualidade de vida e saúde mental de estudantes da saúde durante a pandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a qualidade de vida (QV) e a presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes da área da saúde, em comparação ao período anterior à pandemia de COVID-19.

Métodos:

Pesquisa transversal comparativa em uma universidade pública brasileira. A QV foi avaliada por meio da escala WHOQOL-bref, enquanto os sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram avaliados usando a escala DASS-21. Foram empregadas análises descritivas e inferenciais para comparar os dois períodos.

Resultados:

Um total de 355 estudantes participaram deste estudo. Durante a pandemia, foram observados aumentos significantes nos sintomas de depressão grave (15,1% versus 24,8%), ansiedade moderada (18,3% versus 29,4%) e estresse moderado (40,9% versus 53,8%) entre os participantes. Além disso, houve uma redução significativa na QV, especialmente no domínio das relações sociais (65,2 versus 59,6, p-valor 0,029).

Conclusão:

Evidenciou-se piora da QV e da saúde mental dos estudantes da saúde durante a pandemia de COVID-19.

Descritores:
COVID-19; Qualidade de Vida; Depressão; Ansiedade; Estudantes

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