Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação do Nursing Activities Score para assistência oncológica

RESUMO

Objetivo:

Adaptar o conteúdo do instrumento Nursing Activities Score (NAS) para assistência de pacientes oncológicos.

Método:

Pesquisa metodológica que, de acordo com a Técnica Delphi, trata-se de um método que visa validar conteúdo por meio de um consenso de experts.

Resultados:

Foram necessárias duas rodadas de opinião de especialistas, os quais acrescentaram contribuições de conteúdo sem modificar a estrutura e a pontuação do instrumento original. O nível de concordância variou de 71 a 86%, sendo que os fatores biológicos e assistencias sofreram mais sugestões: Monitorização e controles; Investigações laboratoriais; Suporte e cuidados aos familiares e pacientes; Reposição intravenosa; Suporte renal; Atividades gerenciais.

Conclusão:

Foi diagnosticado um alto nível de complexidade do paciente oncológico, além da demanda de cuidados assistenciais e biopsicossociais espirituais. Este instrumento possibilitará a mensuração da carga de trabalho da equipe de Enfermagem em Oncologia, o que pode contribuir para o dimensionamento de pessoal.

Descritores:
Câncer; Carga de Trabalho; Enfermagem Oncológica; Cuidados de Enfermagem; Recursos Humanos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br