RESUMO
Objetivo:
Compreender as experiências de aprendizagem sobre promoção e prevenção da saúde do interno(a) de enfermagem durante a sua prática comunitária.
Método:
Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa, obtendo dados de 19 internos(as) de enfermagem de uma universidade pública de Lima-Perú, utilizando 3 grupos focais.
Resultados:
Três categorias foram estruturadas: considerando a importância do professor de Enfermagem em sua formação; experimentando a complexidade na formação para a prevenção e promoção da saúde na comunidade; e considerando a área de promoção preventiva como uma futura prática profissional.
Considerações finais:
Os estudantes perceberam a complexidade da prática comunitária na prevenção e promoção da saúde. Eles afirmaram que professores e alunos devem conhecer o contexto em que desenvolvem suas práticas e que os professores exercem liderança na comunidade. A inclinação de alguns estagiários para a futura prática profissional nesta área também ficou evidente.
Descritores:
Saúde Comunitária; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem; Aprendizagem; Promoçao da Saúde