Acessibilidade / Reportar erro

Experiencias de aprendizagem em saúde comunitária de estudantes de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Compreender as experiências de aprendizagem sobre promoção e prevenção da saúde do interno(a) de enfermagem durante a sua prática comunitária.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, com abordagem qualitativa, obtendo dados de 19 internos(as) de enfermagem de uma universidade pública de Lima-Perú, utilizando 3 grupos focais.

Resultados:

Três categorias foram estruturadas: considerando a importância do professor de Enfermagem em sua formação; experimentando a complexidade na formação para a prevenção e promoção da saúde na comunidade; e considerando a área de promoção preventiva como uma futura prática profissional.

Considerações finais:

Os estudantes perceberam a complexidade da prática comunitária na prevenção e promoção da saúde. Eles afirmaram que professores e alunos devem conhecer o contexto em que desenvolvem suas práticas e que os professores exercem liderança na comunidade. A inclinação de alguns estagiários para a futura prática profissional nesta área também ficou evidente.

Descritores:
Saúde Comunitária; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem; Aprendizagem; Promoçao da Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br