Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de enfermeiros e médicos sobre a assistência aos pacientes da oncologia no pronto-socorro

RESUMO

Objetivos:

conhecer a percepção de enfermeiros e médicos sobre a assistência a pessoas com câncer atendidas em um pronto-socorro de um hospital geral.

Métodos:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu de setembro a novembro de 2017 por meio de entrevista semiestruturada com a participação de 12 profissionais do pronto-socorro, entre enfermeiros e médicos. Os dados foram analisados por meio da Proposta Operativa de Minayo.

Resultados:

emergiram três categorias: 1) A pessoa com câncer na perspectiva de enfermeiros e médicos; 2) Atendimento integral à pessoa com câncer ou descaracterização do pronto-socorro?; e 3) O contexto do pronto-socorro e as repercussões no cuidado à pessoa com câncer.

Considerações Finais:

identificou-se que a assistência prestada às pessoas com câncer no pronto-socorro é realizada de forma diferenciada em relação à população em geral, devido às particularidades da doença, o que faz refletir sobre a qualidade e humanização do cuidado.

Descritores:
Assistência à Saúde; Oncologia; Serviço Hospitalar de Emergência; Enfermeiras e Enfermeiros; Médicos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br