Acessibilidade / Reportar erro

Influência da dor crônica no desempenho cognitivo em cuidadores idosos: estudo longitudinal

RESUMO

Objetivo:

comparar o desempenho cognitivo de cuidadores idosos com e sem dor crônica ao longo de quatro anos e verificar o efeito da intensidade da dor no desempenho cognitivo de cuidadores idosos com dor crônica.

Método:

estudo longitudinal com dados coletados em 2014 e 2018. Participaram do estudo cuidadores idosos residentes na comunidade de um município brasileiro. A cognição foi avaliada usando o Addenbrooke’s Cognitive Examination. A dor foi avaliada por uma escala de 11 pontos. Para a análise dos dados, foi utilizado um modelo linear misto e ANCOVA com nível de significância de 5%.

Resultados:

foram divididos em dois grupos. Declínio cognitivo ao longo de quatro anos foi encontrado em idosos com dor (p=0,02; IC95%=0,32-4,25), enquanto aqueles sem dor não apresentaram alteração significativa.

Conclusão:

os resultados mostram que os cuidadores idosos com dor tiveram pior desempenho cognitivo, mas ao comparar os grupos com o teste ANCOVA para análise intergrupos, não houve diferença no desempenho cognitivo.

Descritores:
Idoso; Cuidadores; Cognição; Dor Crônica; Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br