Acessibilidade / Reportar erro

Modelo multinível na identificação de fatores de risco comportamentais e estruturais ao HIV: revisão integrativa

RESUMO

Objetivos:

investigar estudos que adotaram o modelo de análise multinível na identificação de fatores de risco comportamentais e estruturais, que estão associados a infecção pelo HIV.

Métodos:

revisão integrativa da literatura com estudos disponíveis na íntegra, obtidos nas bases EMBASE, CINAHL, Pubmed e Scopus, cujos descritores selecionados foram os termos constantes: “HIV”, “multilevel analysis”, “behavior”.

Resultados:

a pesquisa resultou em 236 artigos. Destes, dez artigos compuseram a amostra. Desvantagem econômica, características de vizinhança, instabilidade habitacional, encarceramento, sexo transacional, múltiplos parceiros, abuso de substâncias e idade da primeira relação sexual foram classificados como fatores de risco estruturais e comportamentais ao HIV. Redução da desvantagem socioeconômica, fornecimento de estabilidade habitacional e uso de preservativos foram associados a fatores de proteção à exposição ao HIV.

Conclusões:

com a aplicabilidade do modelo multinível nos estudos de investigação de fatores de risco, foi possível identificar os elementos estruturais e comportamentais de risco ao HIV.

Descritores:
HIV; Análise Multinível; Comportamento; Risco; Modelos Estruturais.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br