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Ensino em enfermagem sob a perspectiva de egressos

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar a satisfação do egresso com sua formação, segundo suas características profissionais e competências gerais.

Método:

Estudo descritivo de delineamento transversal com uma amostra de 192 egressos do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do município de São Paulo. Os dados foram coletados entre 2016 e 2017.

Resultados:

Os egressos que obtiveram colocação no mercado de trabalho em até um ano (p=0,01) tinham a enfermagem como principal fonte de renda (p=0,011) e ocupação (p=0,014); os que se consideraram bem-sucedidos profissionalmente e os que, se pudessem optar, escolheriam novamente a profissão (p=<0,001), estavam mais satisfeitos com sua formação. A satisfação com a formação foi atrelada às competências adquiridas na formação do egresso como, tomada de decisão (p=0.002), liderança (p=0.004) e educação permanente (p=0.005).

Conclusão:

O estudo mostrou que a maioria dos egressos considera sua formação satisfatória, quando analisada com as variáveis do estudo.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Mercado de Trabalho; Ensino; Competência Profissional

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