Acessibilidade / Reportar erro

Relato de caso: o uso de metodologias fotográficas participativas para a prevenção de erros de medicação

RESUMO

Objetivo:

Descrever a experiência do uso de metodologias de pesquisa fotográfica participativa para envolver enfermeiros e pesquisadores em um estudo colaborativo para melhorar as condições de segurança de medicação, especialmente em pacientes que recebem alimentação enteral em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Método:

Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida no Brasil, seguindo fases iterativas de coleta de dados visuais e textuais e análise. Entrevistas, encontros informais com narração fotográfica conduzida pelos enfermeiros, e evocação de fotografias foram utilizados com os participantes.

Resultados:

A necessidade de transformar o formato e o local de trabalho para melhorar a segurança e os processos de medicação através de uma comunicação efetiva foi observada. Uma força de trabalho sem segurança é um desafio para alcançar práticas seguras de administração de medicação; e a falta de uma cultura de segurança do paciente é uma barreira para a aprendizagem adaptativa e o crescimento.

Conclusão:

Nossos achados demonstraram a efetividade de uma abordagem de pesquisa restaurativa para ajudar enfermeiros a estudarem e agirem a favor da segurança da medicação.

Descritores:
Erros de Medicação; Idoso; Fotografia; Entrevistas; Análise Qualitativa

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br