Acessibilidade / Reportar erro

Validação de modelos lógicos para o manejo do tratamento da tuberculose

RESUMO

Objetivos:

descrever as etapas de validação dos modelos lógicos do Tratamento Diretamente Observado e do Sistema de Informação da Estratégia Directly Observed Treatment Short-Course.

Métodos:

estudo metodológico realizado de fevereiro a junho de 2018, em duas etapas. O conteúdo dos itens que compõem os modelos foi fundamentado em evidências científicas e submetido à apreciação de especialistas para validação de conteúdo. Aplicou-se o Índice de Validade de Conteúdo, aceitando-se o valor ≥ 0,80.

Resultados:

a concordância, quanto à sua validade, foi satisfatória nos 79 itens analisados. Os modelos lógicos foram considerados válidos com Índice de Validade Global de 0,91 para o Tratamento Diretamente Observado e de 0,87 para o Sistema de Informação.

Conclusões:

os modelos lógicos foram considerados válidos quanto ao conteúdo, sendo um instrumento útil e oportuno para fundamentar os gestores na tomada de decisão.

Descritores:
Estudo de Validação; Tuberculose; Gestão em Saúde; Avaliação em Saúde; Serviços de Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br