Acessibilidade / Reportar erro

Sonda Nasoenteral: fatores associados ao delay entre indicação e uso em Emergência

RESUMO

Objetivo:

conhecer o tempo entre indicação e uso da sonda nasoenteral (SNE) e fatores associados a atrasos.

Método:

coorte prospectiva que acompanhou adultos de uma Emergência brasileira, desde a indicação ao uso da SNE, avaliando-se variáveis clínicas e do processo de trabalho. Adotou-se o modelo de Equações de Estimações Generalizadas para identificar fatores associados a atrasos em cada etapa do processo.

Resultados:

o tempo entre indicação e uso da SNE foi 573 (IQR: 360-1093) minutos, em 150 inserções de SNE. Inserções em pacientes que anteriormente não a utilizavam, retardos na rotina assistencial médica, da nutrição e enfermagem, uso de ventilação mecânica, noradrenalina e jejum foram fatores para maior tempo até o uso da sonda.

Conclusão:

o tempo entre indicação e uso de SNE foi elevado, excedendo 10 horas em metade dos casos. Fatores relacionados às condições clínicas do paciente e à gestão da assistência contribuiriam para atrasos.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Serviços Médicos de Emergência; Intubação Gastrointestinal; Tempo para o Tratamento; Segurança do Paciente

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br