Acessibilidade / Reportar erro

Pontos de estrangulamento sobre o controle da tuberculose na atenção primária

RESUMO

Objetivo:

Analisar os discursos de profissionais atuantes no serviço de referência sobre pontos de estrangulamento que afetam os atributos essenciais da atenção primária à saúde (APS) relacionados ao controle da tuberculose no município de João Pessoa.

Método:

O material empírico coletado nos meses de agosto a outubro de 2014 mediante técnica de entrevista foi analisado por meio do dispositivo teórico-analítico de Análise de Discurso, na linha francesa.

Resultados:

Os discursos explicitaram os pontos de estrangulamento no controle da doença na APS como sendo a ausência de vínculo e de acolhimento dos profissionais em relação ao doente de tuberculose. Percebeu-se preconceito por parte dos profissionais, dificuldades de acesso à realização de exames, consultas e tratamento bem como falhas no sistema de referência e contrarreferência.

Considerações finais:

Convém tornar os gestores cientes dos resultados encontrados, para que ações de enfrentamento sejam planejadas e executadas a fim de minimizar os pontos de estrangulamento existentes.

Descritores:
Tuberculose; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; Política de Saúde; Gestão em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br