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Conhecimento dos cuidadores e fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor em crianças

RESUMO

Objetivos:

analisar o conhecimento dos cuidadores e os fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor em crianças.

Métodos:

estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 220 binômios criança-cuidador atendidos nos serviços públicos de saúde do município de Parnaíba, estado do Piauí. Foi utilizado o “Teste de Denver II” e o “Inventário do Conhecimento de Desenvolvimento Infantil”.

Resultados:

197 crianças foram classificadas com desenvolvimento normal; e 23, com desenvolvimento suspeito. Cuidadores com maior nível de conhecimento sobre o desenvolvimento infantil foram associados a crianças com melhor desenvolvimento. Mediante o modelo de regressão, encontrou-se conhecimento dos cuidadores, idade gestacional e aleitamento materno exclusivo como fatores protetores para um desenvolvimento neuropsicomotor adequado.

Conclusões:

para a melhora do desenvolvimento infantil, ações destinadas aos indicadores que apresentaram associações positivas devem ser realizadas, como atividades de educação para aumento do nível de conhecimento dos cuidadores, melhora do acompanhamento pré-natal e incentivo ao aleitamento materno.

Descritores:
Desenvolvimento Infantil; Cuidadores; Conhecimento; Saúde da Criança; Educação em Saúde

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