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Dualidade prazer-sofrimento na pós-graduação stricto sensu em enfermagem: entre pontes e muros

RESUMO

Objetivos:

compreender a dualidade prazer-sofrimento vivenciada por discentes na Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem.

Métodos:

pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único integrado, fundamentada na Psicodinâmica do Trabalho. O cenário foi a Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem do Brasil. Como subunidades de análise, elegeram-se dois programas de Pós-Graduação. A coleta de dados ocorreu entre maio de 2017 e abril de 2018, com 23 discentes, por meio de entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado e Análise Documental. Realizou-se Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

emergiram duas unidades de análise: Situações geradoras de prazer: as pontes construídas pela Pós-Graduação e Situações geradoras de sofrimento: os muros da Pós-Graduação, ambas discutidas em duas dimensões - organizacional e relações socioprofissionais.

Considerações finais:

os resultados podem contribuir para o planejamento de ações capazes de potencializar a criação de “pontes” que levem ao alcance do prazer na Pós-Graduação, impulsionando o enfrentamento de situações propulsoras do sofrimento discente.

Descritores:
Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Trabalho; Estresse Psicológico; Prazer

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