Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da implementação de checklist de enfermagem em anestesia no clima de segurança e trabalho em equipe: estudo quase-experimental.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o efeito da implementação de um checklist de segurança do paciente: enfermagem no procedimento anestésico sobre a percepção do clima de segurança e clima de equipe de enfermeiros e anestesiologistas de um centro cirúrgico.

Método:

Estudo quase experimental realizado no centro cirúrgico de um hospital do Brasil com uma amostra de enfermeiros e anestesiologistas. O desfecho foi avaliado por meio dos instrumentos “Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room Version” e “Team Climate Inventory”, aplicados antes e após a implementação de um checklist de segurança do paciente: enfermagem no procedimento anestésico pelos enfermeiros. O modelo de regressão linear de efeitos mistos foi utilizado para analisar o efeito da implementação.

Resultados:

Ao todo, 19 (30,2%) enfermeiros e 44 (69,8%) anestesiologistas participaram do estudo, implementando o checklist de segurança do paciente: enfermagem no procedimento anestésico em 282 anestesias. O escore do Safety Attitudes Questionnaire/Operating Room mudou de 62,5 para 69,2, com modificação entre os anestesiologistas no domínio “Percepção da gestão” (p = 0,02). Entre os dois profissionais, o escore do Team Climate Inventory aumentou após a intervenção (p = 0,01).

Conclusão:

A implementação do Patient safety checklist: nursing in anesthetic procedure modificou o escore de percepção de clima de segurança e clima de trabalho em equipe, melhorando a comunicação e o trabalho colaborativo.

DESCRITORES
Enfermagem Perioperatória; Anestesia Geral; Segurança do Paciente; Lista de Checagem; Qualidade da Assistência à Saúde; Equipe de; Assistência ao Paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br