Acessibilidade / Reportar erro

Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde: desvelando potências e limites* * Extraído da dissertação “Práticas integrativas e complementares na Atenção Primária: caminhos para promover o Sistema Único de Saúde”, Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

Prácticas integrativas y complementarias en el sistema único de salud: desvelando potencias y límites

RESUMO

Objetivo:

Compreender a percepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família quanto à utilização das práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde, desvelando potências e limites.

Método:

Pesquisa qualitativa, do tipo participante, articulada com um referencial metodológico dialógico, realizada em Círculos de Cultura, com profissionais de um município do Sul do Brasil. O desvelamento foi realizado concomitantemente com a participação dos pesquisados.

Resultados:

Participaram 30 profissionais. Foram identificadas as potências das práticas integrativas e complementares para o fortalecimento do sistema de saúde como um modelo de atenção diferenciado, de abordagem integral, holística e empoderadora, todavia, a sobrecarga de trabalho e os diferentes tipos de resistências constituem limites para a sua consolidação.

Conclusão:

As práticas integrativas e complementares constituem uma forma de cuidado com potencial para a transformação dos indivíduos, famílias, comunidades, profissionais e serviços de saúde, logo, são recursos importantes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

DESCRITORES
Terapias Complementares; Estratégia Saúde da Família; Sistema Único de Saúde; Enfermagem Holística; Enfermagem Familiar

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br