Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre liderança coaching e resiliência dos enfermeiros no ambiente hospitalar* * Extraído da dissertação: “Liderança Coaching e Resiliência dos enfermeiros no ambiente hospitalar”, Universidade Federal de São Paulo, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a relação entre liderança coaching e resiliência dos enfermeiros no ambiente hospitalar.

Método:

Estudo transversal, realizado com enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Os enfermeiros responderam ao Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança (QUAPEEL) e à Escala de Connor-Davidson para o Brasil-25 (CD-RISC-25BRASIL). Os técnicos/auxiliares de enfermagem responderam ao Questionário de Percepção do Técnico e Auxiliar de Enfermagem no Exercício da Liderança (QUEPTAEEL). Os Testes t de Student e Correlação de Pearson foram utilizados (p ≤ 0,05).

Resultados:

Verificou-se diferença estatisticamente significante entre autopercepção dos enfermeiros e heteropercepção dos técnicos/auxiliares de enfermagem no exercício da liderança coaching para pontuação total (p = 0,002) e nos seus domínios “Dar e receber feedback” (p < 0,001), “Dar poder e exercer influência” (p < 0,001) e “Apoiar a equipe para o alcance dos resultados” (p = 0,020). Houve correlação estatisticamente significante entre todos os domínios do Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança Coaching e Resiliência.

Conclusão:

A resiliência se relacionou positivamente com a autopercepção de liderança coaching dos enfermeiros.

DESCRITORES
Liderança; Resiliência Psicológica; Enfermagem; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Pesquisa em Administração de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br