Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da terapia da dignidade para pacientes em fase final de vida: revisão sistemática* * Extraído do trabalho de conclusão de residência "Efeitos da terapia da dignidade para pacientes em fase final de vida: revisão sistemática", Programa de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso, Escola de Enfermagem/Hospital Universitário, Universidade de São Paulo, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Analisar as evidências sobre os efeitos da terapia da dignidade para pacientes em fase terminal de vida.

MÉTODO

Revisão sistemática da literatura realizada em seis bases de dados na estratégia de busca. Os critérios de inclusão foram estudos primários, excluindo-se revisões da literatura (sistemáticas ou não) e artigos conceituais.

RESULTADOS

Dez artigos foram analisados quanto ao método, aos resultados e nível de evidência. Nos estudos com maior nível de evidência, a terapia da dignidade melhorou o senso de significado, propósito, vontade de viver, utilidade, qualidade de vida, dignidade e apreciação familiar.Os efeitos não estão bem estabelecidos em relação à depressão, ansiedade, espiritualidade e aos sintomas físicos.

CONCLUSÃO

Os estudos de nível de evidência de moderado a alto demonstraram aumento do senso de dignidade, vontade de viver e senso de propósito. Mais estudos devem ser desenvolvidos para ampliar o conhecimento sobre a terapia da dignidade.

Descritores
Cuidados Paliativos; Doente Terminal; Psicoterapia Breve; Qualidade de Vida; Enfermagem Holística; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br