Acessibilidade / Reportar erro

Ensino do Iramuteq para uso em pesquisas qualitativas segundo vídeos do YouTube: estudo exploratório-descritivo

RESUMO

Objetivos:

identificar os conteúdos e características dos vídeos postados na rede social YouTube que tratam do uso do software Iramuteq como ferramenta para auxiliar as pesquisas qualitativas e discutir a contribuição desta rede social para a difusão do conhecimento, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19.

Método:

estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com vídeos do YouTube, coletados em junho de 2021 e submetidos à análise temática.

Resultados:

foram identificados 43 vídeos sobre a temática pesquisada, sendo a maioria (69,76%) publicado no período de 2020–2021. Quanto ao conteúdo, identificaram-se cinco categorias.

Conclusão:

os vídeos explanam sobre a instalação do Iramuteq, o preparo do corpus textual, os erros identificados por usuários do software e métodos para corrigi-los, as análises lexicais desenvolvidas pelo programa e como utilizá-lo. O conteúdo é apresentado de forma teórica e prática por meio da apresentação da interface do software. Assim, observa-se a contribuição do YouTube para o desenvolvimento do ensino e difusão do conhecimento, tanto por constituir-se como uma fonte para pesquisa como também por suscitar diálogos entre pesquisadores, especialmente em um contexto de pandemia.

DESCRITORES
Mídias Sociais; Informação; COVID-19; Pesquisa Qualitativa; Ensino; Software

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br