Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de colonização por Staphylococcus aureus em pacientes transplantados renais* * Extraído da dissertação "Avaliação da prevalência de colonização por Staphylococcus aureus em pacientes transplantados renais", Universidade Federal de São Paulo, 2008

Objetivo

Avaliar a prevalência da colonização nasal por Staphylococcus aureus em pacientes transplantados renais e identificar os fatores de risco relacionados.

Método

Foram coletadas amostras nasais por meio de swabs de 160 pacientes com até um ano de transplante realizado no Hospital do Rim e Hipertensão. A coleta, isolamento, identificação e o perfil de sensibilidade foram realizados segundo as normas do National Committee for Clinical Laboratory Standards.

Resultados

A prevalência de colonização nasal por Staphylococcus aureus foi de 9,4% (1515 Armitage P, Berry, G. Statistical methods in medical research. 3rd ed. Oxford: Blackwell; 1994), sendo um resistente à oxacilina (6,7%). Foi possível identificar como fator de risco associado o tempo de acesso para diálise maior que um ano (p=0,029) prévio ao transplante.

Conclusão

Devido à elevada morbidade e mortalidade causada por esse microrganismo nessa população, faz-se necessária a realização de outros estudos, adotando o screening nos períodos pré e pós-transplante para definir estratégias de prevenção e controle da disseminação do Staphylococcus aureus.

Transplante de rim; Staphylococcus aureus; Resistência a meticilina; Controle de infecções


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br