Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de Risco Relacionadas à COVID-19 e Cumprimento de Medidas de Proteção de Estudantes Séniores de Obstetrícia e Enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Este estudo tem como objetivo examinar as percepções de risco de estudantes sêniores de obstetrícia e enfermagem em relação à COVID-19 e o cumprimento das medidas de vacinação e proteção.

Método:

Este estudo transversal foi realizado ao longo de dois anos acadêmicos com estudantes sêniores de obstetrícia e enfermagem (n = 358). No presente estudo, foram utilizadas as características descritivas dos estudantes e a escala de percepção de risco da COVID-19.

Resultados:

As pontuações dos estudantes na Escala de Percepção de Risco da COVID-19 situaram-se num nível moderado e semelhante em ambos os anos do estudo. Mais de 80% dos estudantes estavam totalmente vacinados, e aproximadamente metade deles tinha histórico familiar de COVID-19. No segundo ano da pandemia, prestaram menos atenção ao distanciamento social e aos hábitos de evitar permanência em espaços fechados.

Conclusão:

Embora as percepções de risco da COVID-19 dos futuros profissionais de saúde tenham permanecido em níveis semelhantes durante o período examinado, verificou-se que, no segundo ano da pandemia, começaram a acostumar-se com o processo e prestaram menos atenção às medidas de proteção social.

DESCRITORES
COVID-19; Risco à Saúde Humana; Vacinas; Medidas de Segurança; Ocupações em Saúde; Estudantes

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br