Acessibilidade / Reportar erro

O professor de enfermagem como ser-cuidado na relação professor-aluno de enfermagem

RESUMO

Objetivo:

compreender o significado do professor como ser-cuidado que se manifesta na relação professor-enfermeiro-aluno.

Método:

estudo fenomenológico qualitativo, usando o referencial filosófico de Martin Heidegger. Foi realizado em uma universidade pública no México. A entrevista fenomenológica foi utilizada como método de coleta de dados. Foi realizada uma análise ôntica e uma segunda análise, através do círculo hermenêutico de Martin Heidegger.

Resultados:

dentro das entrevistas, foi feita a descoberta de 5 temas principais, que foram classificados como: Cuidar das necessidades físicas, ocupação como cuidado; Ensino do cuidado de enfermagem; Acompanhamento, coexistência do professor; Incentivar a reflexão do cuidado para a autenticidade; e O aluno como pessoa, a convivência e a existência do cuidado.

Conclusão:

o docente de enfermagem, além de ser aquele que proporciona aos alunos os conhecimentos necessários para a formação dos profissionais de enfermagem, compartilha aspectos que envolvem mais do que a própria ciência. O professor torna-se um colaborador que espera contribuir com os aspectos mais profundos do estudante de enfermagem, impactando de forma favorável em sua formação acadêmica.

DESCRITORES
Docentes; Estudantes; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br